quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Capri ou Capri? - Os dois da Slot Racing Company

 Através da nova firma Slot Racing Company, podemos hoje desfrutar nos Slot Car, de duas belas máquinas do passado. Tratam-se de duas versões da marca norte americana Ford, que muito estiveram na moda nos anos 70. Há muito esperados, duma assentada este fabricante disponibiliza-nos duas evoluções do Ford Capri, ambos pertencentes aos campeonatos de velocidade e integrados no extinto mas saudoso, Grupo 2.
 Tratam-se de uma natural evolução um do outro, já que respeitam a anos diferentes em que este modelo militou nos campeonatos europeus. Dotados por essa razão de carroçarias distintas, o Capri de 1973 surge mais alargado relativamente à versão do ano que lhe precedeu.

 A secção frontal apresenta-se com uma grelha de faróis algo diferente, pois correspondem à evolução deste mesmo modelo em termos de mercado comercial. Na parte mais inferior, a pala que equipava o Capri de 1972 desapareceu para dar lugar a um spoiler integrado na própria carroçaria. A própria decoração assume também as cores oficiais da marca no modelo de 1973.
 Os stop's respeitam também à correspondente evolução comercial, tornando-se duplos e de muito maior dimensão.

 Mecânicamente, apoiam-se no mesmo conceito e repartem um chassis muito semelhante. No entanto, a versão de 1973 recebe um chassis mais alongado e que contorna o patilhão, surgindo também junto às rodas traseiras mais largo, já que acompanha o alargamento da própria carroçaria.
 Por essa razão, ambos se apresentam com pneus de largura distinta no eixo posterior. O alargamento da carroçaria que embora não pareça significativo, permite na prática um ganho substancial na largura total do eixo.

 Se para a competição apostaríamos de imediato no modelo de 1973, para a história da marca e do modelo, a versão de 1972 representará muito mais, pois acabou por ser a base para um processo evolutivo que teve início nele próprio.
 E para nosso bem, a Carrera tinha já editado o suprasumo, isto é, a versão 3100 do Ford Capri desta mesma série, um modelo cuja carroçaria sofreu também algumas evoluções, como uma entrada de ar maior no gurarda-lama traseiro e ranhuras de arejamento na parte superior dos mesmos, um spoiler traseiro de grandes dimensões na tampa da mala e um spoiler frontal, redesenhado.

 Referir ainda a excelência dos acabamentos apresentados pela Slot Racing Company, onde os pormenores são muito cuidados, como as escovas limpa-pára-brisas em fotogravura, a representação das jantes, os frisos cromadas e o excelente acabamento da pintura, a fazer lembrar o bom trabalho da SCX nas suas últimas realizações.
E assim fica escrita uma bela história do automobilismo, à escala dos Slot Cars e em muito bom nível qualitativo.

Os Grupo 2 da nossa saudade....

No campo dos modelos de Grupo 2, começamos hoje a poder já usufruir de belas máquinas que preencheram a infância de muitos de nós. Quem não se lembrará dos fantásticos Alfa Romeo GTV, dos BMW 2002 ou Ford Capri?
Através da Auto Art, Spirit e mais recentemente da Slot Racing Company, poderemos nem que seja através de um fértil imaginário, recriar algumas das fantásticas batalhas cujos modelos anunciados, eram os principais protagonistas.

A Slot Racing Company trouxe-nos o modelo que faltava. O Ford Capri era por muitos esperado e eis que na sua mais básica versão de Grupo 2, nos chegou agora este interessanto modelo da oval azul.
Dotado de motor de caixa pequena e em posição Sidewinder, poderá representar uma vantagem para os mais velhinhos rivais, mas embora dotado de motor Inline, o BMW da Spirit dispõe de berço do motor independente do chassis, o que lhe poderá conferir alguma vantagem.
Poder-se-á recriar algum equilíbrio? É a verdadeira incógnita, mas alguns testes em pista poderão determinar para que lado cairá o prato da balança.

De cotas com grande proximidade, torna-se difícil poder-se ajuizar atempadamente qual deles levará vantagem. Ambos muito bem reproduzidos, poderemos no entanto atribuir alguma vantagem à melhor qualidade dos materiais dsiponibilizados no Ford, aliado à aposta na posição do motor.

Será que o espírito dos Grupo 2, voltará a assumir o desejado protagonismo nas pistas de plástico?
Venham eles.......

Scaleauto e o BMW Z4

 A Scaleauto fez-nos já chegar o anunciado BMW Z4 GT3, cuja versão recaiu na da apresentação do mesmo, pela marca bávara.
 Possuidor de uma das frentes e uma das traseiras mais bonitas do mundo dos GT's, este modelo foi também muito bem conseguido pelo fabricante de Slot Cars.
 A decoração escolhida para primeira referência por parte da Scaleauto, a meu ver, foi também uma belíssima aposta, já que se trata de uma versão simples mas muito bem conseguida e onde as cores de competição associadas à sigla "M" da BMW, lhe dão um toque muito especial.
 Os pormenores não foram descorados, como são os casos dos ganchos de reboque tanto à frente como atrás. As redes na parte inferior da carroçaria e em ambas as extremidades, também não foram esquecidas. A ancoragem do aileron ao pára-choques, é um pormenor que em futuras realizações sofrerá alteração, pois existem versões mais recentes onde este se apoia directamente na tampa da mala.
 A qualidade das jantes, é um dos soberbos pormenores que poderemos gabar. Excelente reprodução que vem complementar pela positiva, um modelo que por si só já era muito interessante.
De mau poderemos apontar a falta de casamento entre o alinhamento do diâmetro das rodas com o das cavas da carroçaria. Este pormenor faz-se notar melhor, do lado direito do modelo onde sobretudo a roda traseira surge notóriamente mais recuada.
No geral nota muito positiva, já que mecânicamente, o chassis é também ele muito bom.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Liga Clubes 2013 - Primeira prova, vitória para o Slot Clube do Porto

Teve início na pista do Slot Clube do porto, a primeira das provas que compôem a liga de Clubes, um campeonato que agrega alguns clubes a norte de Aveiro e que se rege pelo regulamento que orientará a final nacional espanhola, cujas três melhores equipas portuguesas asseguram a sua presença nesse mesmo campeonato.
 Para este ano, o regulamento admite uma variedade de modelos que vão desde os GT´s até aos LMP. Por essa razão, a escolha dos modelos foi difícil e variada por parte dos clubes. No entanto, o modelo da Slot.It, o Porsche GT1 EVO 98, acabou por ser o preferido pela maioria das equipas em presença.
 Notou-se a ausência da equipa Slotspot de Aveiro, o que acabou por ditar também que a mesma decorresse ocupando apenas sete das oito calhas disponíveis.
 Os habituais momentos de convívio que ajudam sempre ao agradável ambiente que invariavelmente se vai vivendo, ficam também registados em memória e em imagens.

 A hora das verificações técnicas, é sempre um dos momentos fortes das provas, com alguns dos preparadores a sofrerem de algum stress. Outros, ..... nem tanto.....
 Modelos verificados e montados, passam para o parque fechado aguardando o período da tarde, onde todos os momentos determinarão o resultado final da prova.
Os Clubes Slot Clube do Porto (Absolute Beginners), Meta Clube, GT Team/ART e ainda Slot Clube do Porto (Winprovit) acabariam por optar pelo novo Porsche da Slot.It, enquanto o Clube Slot da Trofa apostava no Mc'Laren do mesmo fabricante, o Slot Clube de Matosinhos acreditava no Nissan ainda da Slot.It e os Drink Team, perdão, os Dream Team, a segunda equipa do Clube Slot da Trofa, apostava no Saleen da Arrow Slot.
 A qualificação parecia mostrar que a supremacia se encontrava no Mc´Laren, já que os trofenses averbariam o melhor registo da qualificação, seguidos dos homens da casa, num dos Porsche presentes. Também o Nissan do Slot Clube de Matosinhos se mostrou bastante próximo dos melhores registos, o que indiciava grande nível de andamento entre a variedade de modelos presentes.

 Escolhidas as calhas, era a vez dos pilotos ocuparem também os seus lugares para a batalha que se adivinhava, bem disputada.

 Completada a primeira das calhas e embora a Winprovit surgisse à cabeça da classificação, comprovava-se o grande equilíbrio já que o GT Team completava a mesma com o mesmo número de voltas, enquanto no terceiro lugar, a segunda equipa do Porto registava apenas menos duas voltas.

 A segunda manga registava a continuidade da Winprovit à cabeça da classificação com mais uma volta do que a sua rival caseira da Absolute Beginners. Esta última, via-se apoquentada com o desempenho do Clube Slot Trofa que registava no final o mesmo número de voltas. Com menos uma do que os terceiros classificados, encontrava-se o GT Tam/ART. Era notório que começava ficar em suspense o desfecho que a prova viesse a ter.

Para a terceira manga, a Winprovit cedia pela primeira vez a posição, mostrando os homens do Clube Slot Trofa ao que vinham, assumindo a liderança que a par do GT Team/ART, finalizavam ambas com o mesmo número de voltas. Por seu lado, era também a Absolute Beginners que se sobrepunha aos até então, comandantes. Uma calha menos conseguida, levava a Winprovit à quarta posição a sete voltas do Clube Slot Trofa. Dream Team, Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube tornavam a atrasar-se relativamente à cabeça da tabela de classificação, fruto de azares, falta de eficácia dos seus modelos e ainda por falta de experiência por parte dos homens de Guimarães, o que os fazia manter as posições relativas.

No final das mangas, os pilotos não tiravam os olhos do placard dos resultados.

 A quarta manga ditava agora que quem assumia a liderança, era o GT Team/ART. Sem dúvida, ficava aqui a prova do enorme equilíbrio que se vivia e a enorme incerteza relativamente ao desfecho. A troca de posições fez-se entre estes e o Clube Slot da Trofa que passava a segundo e os Absolute Beginners mantinham o terceiro posto, bem como as restantes equipas.

 O final da quinta manga ditava que com uma diferença de 2 voltas sobre os Absolute Beginners, o GT Team/ART ainda se conseguia manter na primeira posição, enquanto o Clube Slot da Trofa descia ao terceiro lugar. Não havia dúvidas de que a incerteza estava instalada até ao final da prova. Entretanto, era o Dream Team que obrigava por troca consigo, a Winprovit a descer mais uma posição. A diferença no entanto, era reduzida e de apenas 2 voltas. Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube, mantinham-se na cauda a fechar a classificação.

A sexta manga registava nova reviravolta e desta vez, os Absolut Beginners assumiam pela primeira vez a primeira posição, comprovando a excelente recuparação que vinham fazendo e a excelência das prestações que vinham assumindo. Relegavam o GT Team/ART para a segunda posição e com uma diferença de cinco voltas. O Clube Slot da Trofa mantinha a diferença de dez voltas para o GT Team/ART e mantinha a terceira posição, assim como era também mantida a restante classificação geral.
Partia-se então para a sétima e última calha com alguma apreensão, apesar da vantagem se encontrar do lado dos comandantes, pela teórica melhor calha de que iriam usufruir.

 E assim aconteceu, com os Absolute Beguinners a sagrarem-se vencedores com margem folgada, já que esta foi dilatada para as onze voltas relativamente aos segundo classificados, os bracarenses do GT Team/ART. Apesar da recuperação do Clube Slot da Trofa sobre os bracarenses, a surpresa veio da Winprovit que se sobrepôs aos trofenses, relegando estes para a quarta posição.
As restantes posições mantiveram-se sem qualquer alteração.

 Acabamos assim por constactar uma  surpreendente supremacia por parte dos Porsche da Slot.It, onde três dos quatro participantes vieram a ocupar os três lugares do podium.



 7º Classificado - Meta Clube

 6º Classificado - Slot Clube Matosinhos

 5º Classificado - Dream Team

 4º Classificado - Clube Slotcar Trofa

 3º Classificado - Winprovit /SCP

 2º Classificado - GT Team/ART

1º Classificado - Absolute Beginners/SCP

Tratou-se de uma das provas deste campeonato, melhor disputadas e com enorme incerteza até ao final. Lamenta-se a ausência da equipa Slotspot, pois temos a certeza de que mais disputada teria sido.

Parabéns aos excelentes vencedores em particular e a todos os participantes em geral.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reina a apreensão, neste Blog - ALERTA

Este Blog,  "Slot Outra Dimensão", tem o dever de participar aos leitores e seus seguidores, que se encontra presentementemente infectado com um bloqueio electrónico, razão pela qual alguns dos leitores se têm visto incomudados com alertas de gravidade de infecções informáticas.

Sem que se tenha ainda conseguido qualquer descoberta no sentido de resolução do problema, aconselha-se que seguidores e leitores se precavenham com cuidados acrescidos, no sentido de se salvaguardarem de quaisquer infecções de gravidade maior.

Pelo facto, pedem-se desde já desculpas, com a certeza porém de que nos encontramos completamente alheios à situação despoletada.