quinta-feira, 26 de março de 2015

Campeonato Grupo 5, já começou


Pois foi com grande animação que se iniciou a primeiras das cinco provas que compõem este campeonato destinado aos fantásticos Gr.5.

Mas à última da hora, não faltava quem deitasse ainda a mão na massa, para conseguir dar mais aquele toque que se impunha

Pai e filho lá se entendiam na melhor preparação também.

Entretanto a assitência mantinha-se firme, à espera do início das provas.

Parque fechado "cerrado", era hora de verificações como forma de controlo das preparações.


Paulo Mendes em Capri, abria as hostilidades da qualificação.


Seguiu-se-lhe Rui Mota, igualmente em Ford Capri.
David Azevedo foi o terceiro a ir para a pista, também apostando no mesmo tipo de máquina.

O primeiro não Ford era Marco Silva em BMW M1.

Nuno Aguilar e a sua habitual boa disposição, estreavam o Ferrari 512 BB, naquele que se constituía como a grande incógnita.

David Fernandes era o único dos participantes a fazer a sua opção recair no único modelo do fabricante Scaleauto.

Luís Azevedo de regresso às competições, apostava também nas aptidões do Ford Capri.

César Amorim apoiava-se no modelo utilizado pelo seu pai na época passada, ou seja, mais um Ford Capri.

Ricardo Ferreira mantinha-se igualmente fiel ao modelo da oval azul.

Francisco Matos participava com um Porsche 935/78, Moby Dick.

O Sr. Campos munia-se na sua estreia nesta classe, de um BMW M1.

E Augusto Amorim recorria à estreia do Lancia Beta, no que constituía uma verdadeira incógnita.

Embora o melhor registo tivesse sido igualado tanto por Paulo Mendes como por Luís Azevedo, a pole haveria de ser atribuída a este último, por ter estabelecido o segundo melhor registo de entre os dois.
Estabelecidas as mangas, era hora do tiro de partida para mais um início de campeonato.
O Ferrari 512 BB, constituía sem dúvida, a grande curiosidade da jornada.

E lá se aprontaram de comando na mão, os homens que iniciariam a contenda.



A habitual animação não faltou, claro, entre os participantes...
E o relato da prova poderia resumir-se a um incontestável domínio por parte de Paulo Mendes e do seu Ford Capri, apesar de Luís Azevedo tudo ter feito para contrariar esta superioridade e que o haveria de posicionar na segunda posição da classificação geral. Sem hipóteses de rivalizar com estes dois, estava Augusto Amorim e que se via em palpos de aranha para se conseguir superiorizar àquele que haveria de ser a surpresa da jornada, o seu próprio filho. César Amorim excedeu-se, vindo a  rubricar um andamento absolutamente fora de série, o que no final, o deixava a apenas uma volta do seu pai.
Ricardo Ferreira foi surpreendido por este jovem que o relegou para o quinto lugar. David Fernandes com o único modelo da Scaleauto conseguiu ficar com o mesmo número de voltas que Ricardo Ferreira e Marco Silva com apenas menos uma volta e a ocupar a sétima posição, acabaria por ser a segunda surpresa deste arranque de campeonato. Mas com as mesmas voltas deste último, posicionava-se David Azevedo que se superiorizava por sua vez a Rui Mota por uma volta de diferença. O de´cimo lugar pertenceu a Nuno Aguilar e o seu Ferrari 512 BB, seguindo-se-lhe Carlos Campos e a fechar, Francisco Matos, a acusar o tempo em que tem estado parado.
Uma jornada bem renhida pela conquista dos inúmeros lugares, onde para já os Ford Capri se mostraram como sendo os mais fortes, mas onde o BMW M1 parece ter algo a provar. A falte de preparação do Ferrari 512 BB, não permite para já grandes ilações, apesar de ter demonstrado algum potencial.
A vêr vamos o que a segunda jornada nos reserva, pois creio que a espicaçada concorrência poderá querer demonstrar evolução.
Sem dúvida alguma, Paulo Mendes, César Amorim e Marco Silva, foram os homens deste arranque de campeonato.
No pódio, não deixava de ser também surpresa a presença de Augusto Amorim, pois o Lancia Beta parece estar uns furos abaixo dos mais competitivos Ford Capri e BMW M1.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Campeonato Grupo 5 - Começa hoje

 Tem início hoje nas instalações do GT Team Slot Clube, a prova inaugural de mais um campeonato promovido para modelos da categoria Gr. 5
 O palco eleito é o traçado permanente de fabrico Ninco, terreno onde estes modelos demonstram um suberbo desempenho.
 A concorrência espera-se que surja feroz, apostando ainda na diversidade de modelos já disponíveis pelos fabricantes Sideways e Scaleauto.
 O colorido associado à diversidade de modelos em questão, serão pontos fortes deste campeonato que se espera aguerrido, já que as máquinas em presença proporcionam níveis de preparação notáveis.

 Compareça e admire estas brilhantes máquinas que tão bem sabem engrandecer a modalidade dos slot cars.
 O nível dos pilotos é também já conhecido, o que desde já promete batalhas com grande animosidade.







Uma foto de família, onde surgem à cabeça dois dos protagonistas que preencherão as grelhas de partida de logo à noite.

domingo, 15 de março de 2015

Aí está a nova arma da Sideways - Porsche 935 K2

 A saga de modelos de Gr. 5 a que a Sideways se propõe fazer-nos chegar, a marca de reproduções em plástico da Racer, é agora o Porsche 935 K2, sob as cores da conhecida bebida germânica "Jägermeister".
 É pois a primeira versão desta carroçaria que este fabricante italiano edita. Embora o mesmo nos tenha já chegado por intermédio da Scaleauto, fica para comparar mais tarde, as possíveis incorrecções de cada um.
 A parte relativa às mecânicas, é sem dúvida e sem qualquer contestação, ganha por este fabricante, já que a aposta na continuidade no conceito adoptado para a restante gama de modelos de Gr.5, com os já conhecidos bons proveitos competitivos, constituem uma notável mais valia. Contráriamente, a Scaleauto optou para este modelo, pelos motores de caixa pequena e em posição sidewinder.
 De aparência interessante, aguardemos pela hora de os ter na mão, para umas mais civilizadas críticas.
 Por baixo da carroçaria, estará o poderio mecânico quando comparado com modelo semelhante por parte do construtor espanhol.

BMW Z4 - NSR

 A NSR deverá disponibilizar dentro em breve o seu futuro BMW Z4 GT3, o que engrossará a lista de modelos GT deste fabricante. Embora de muito boa aparência excepcional, é uma pena que não tenha editado a mais recente versão de carroçaria e que milita nos Estados Unidos da América.
 Caso tivesse acontecido, poderíamos vir a usufruir deste fantástico Z4 que participará este ano nas 12 Horas de Sebring.
 De facto, de raríssima beleza esta decoração.

Black Arrow - Nova cremalheira

 A espanhola Black Arrow parece acrescida de nova animosidade com a chegada do seu novo e futuro GT2
 O seu novo Ferrari parece trazer consigo redobradas responsabilidades e como tal, a parte das engrenagens parece ter recebido novas atenções.

 O Ferrari será editado apenas em duas cores, vermelho e branco, podendo-se vêr já na imagem de baixo este modelo e nessa côr. Está interessante e o desenho das jantes corresponde ao desenho das mesmas no modelo GT3 de lançamento.
 Será editada uma nova cremalheira de 30 dentes, mais resistente e também mais leve, fruto de um aturado trabalho de aligeiramento. Parece que vamos ter máquinas a sério.

Slot Racing Company - Mais um Porsche 908 LH - 24H Le Mans 1968


 A Slot Racing Company disponibiliza mais uma Porsche 908 LH participante nas 24 H de Le Mans, sendo a equipa de pilotos formada pela dupla R. Stommelen / J. Neerspash, tendo a referência de fabricante 01501.
Mais um exemplar a engrossar a lista destes modelos e participantes nesta edição de Le Mans.