terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Scaleauto desvenda Viper 1/32

 A Scaleauto editou as primeiras imagens do que virá a ser uma das suas grandes armas para a categoria de modelos GT.
 Modelo de dimensões consideráveis, poder-se-à vir a transformar numa das grandes máquinas para o campeonato de GT's, já que sobretudo a sua largura, poderá dele fazer uma das mais estáveis máquinas.
 A Par do novo Porsche 911/991 de que se aprontam igualmente para lançar, poderão ser dois dos maiores protagonistas e rivais do Ferrari do fabricante Black Arrow.
E quanto a este Viper, poderemos dizer que parece estar muito bem conseguido ao nível das suas cotas, bem como da linha em geral e dos pormenores.
Venha ele....

Um cheirinho do que aí vem - Scalextric/Superslot

 É sabido que a Scalextric / Superslot fará dos modelos de Turismo, uma das suas próximas apostas. E a avaliar pela imagem de cima, os modelos já existem. Falta esperar que cheguem ao mercado e depois, bom, já começamos a perspectivar estas máquinas equipadas com chassis 3D...


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Hei-los.....aí estão os primeiros 3.20 da Sideways

Muito provávelmente o BMW 3.20 Gr.5 da Sideways, terá sido dos modelos que mais demorou a chagar até nós, mas ele aí está. Lindo quanto baste, este fabricante faz-nos chegar duas variantes, embora muito "soft" deste modelo da marca bávara.
 De aparência bastante semelhante, já que recorrem à mesma versão de desenvolvimento de carroçaria, pode descobrir-se no entanto entre ambos, algo que os distingue. Em tudo iguais, poderemos verificar que na versão que acima se mostra e representando o vencedor da Divisão II em Nurburgring em 1977 pelas mãos de Hans Joachim Stück, apresenta duas tomadas de ar suplementares no spoiler frontal, mesmo abaixo dos faróis integrados nas grelhas.
Na mesma prova, Harald Grohs fazia parte da mesma equipa mas no seu BMW o spoiler mostrava-se neste caso, completamente liso. Terão ainda como forma de os distinguir, para além do respectivo dorsal, a côr branca ou verde na faixa do pára-brisas e ainda no óculo traseiro e no deflector aerodinâmico existente na extremidade mais recuada da capota.

 De muito belo efeito visual, este BMW representa um incontornável marco do icónico Grupo 5, campeonato que terá ainda marcado algumas gerações do desporto automóvel mundial.


 Mecanicamente, recorre-se ao habitual conceito escolhido por este fabricante para este tipo de carros.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Slot Clube do Porto - La Grande Finale 12H GT 1/24 - A minha experiência

 O Slot Clube do Porto levou a efeito a realização de uma resistência com a duração de 12 horas, destinada aos modelos GT do fabricante Scaleauto à escala 1/24.

 As instalações deste clube encheram-se de entusiastas. Eu encontrei-me igualmente como participante, depois de ter recebido o honroso convite para integrar o Team Winprovit. Como contra, os factos de mal conhecer o traçado deste clube e ainda o nunca ter conduzido estes modelos. Valeram-me no entanto uma manhã onde me foi proporcionado o quase total aproveitamento do tempo de treinos livres e ainda a experiência tida com modelos Plafit à já mais de uma dezena de anos, para perceber o tipo de pilotagem a que esta escala nos obriga.
O ambiente dentro da equipa foi excepcional, tendo sempre sentido o apoio dos restantes membros que a compunham, o Jorge Martins, Lino Marão e Luís Alcino.
 E para a prova, o nosso carro não era dos melhores e sentimos grandes dificuldades de pilotagem, sobretudo nas curvas mais apertadas e na falta de velocidade em recta, relativamente aos restantes modelos em presença. E coube a Lino Marão ocupar o lugar de piloto para a qualificação. O sétimo melhor registo de entre as nove equipas em presença, bem demonstra as dificuldades tidas por este piloto e onde fez mesmo das tripas coração, para conseguir o seu melhor tempo.
 E após a escolha de calhas e do Warm-Up, lá rumaram para a grelha os carros participantes e onde a quase generalidade das equipas apostava no Audi R8, sendo os "Absolute Beginners" os únicos a participar com o Mercedes SLS.

 E fomos fazendo a prova possível, apostando sobretudo na consistência de andamento e no menor número de saídas, já que um pouco colaborante Audi R8 não nos permitia grandes veleidades para um resultado de relevo.

Mas numa prova destas, com modelos pesados e bastante inércia, os acidentes complicados e avarias de vária ordem, lá foram afectando uma e outra equipa e a nossa gestão de prova lá nos foi dando os desejados frutos. Muito por mérito próprio também, lá nos fomos mantendo entre o 1º lugar por onde chegamos mesmo a passar e o 4º lugar, culminando mesmo com uma saborosa terceira posição e consequente subida ao pódio, numa prova que se mostrou bastante exigente.

 No final, alguns modelos mostravam desastrosas marcas de violência, que bem atestam a força dos impactos a que se sujeitam estas carroçarias.

 Um sábado muito bem passado na companhia de gente fantástica e onde esta subida ao pódio me soube pela vida....
 A prova, essa, viria a ser brilhantemente vencida pelos membros da cidade de Vila Real do "Team SERI".






9º Classificado -  Vintage Slot Racing

8º Classificado -  Just 4 Fun

7º Classificado - Slot Clube de Amarante 

6º Classificado -  Absolute Beginners

 5º Classificado - Team DSV

 4º Classificado - AFA Racing

 3º Classificado - Winprovit
(Nem sequer faltou o Lino Marão, na "pessoa" do Michelin)

 2º Classificado - Fast Fingers

 1º Classificado - Team SERI

E para a posteridade, ainda se fez o registo do pódio dos pilotos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Sideways em grande.....e veem aí uma série de Porsche 935 K4....

Esta fotografia mostra-nos as intenções deste fabricante, relativamente às várias evoluções da série 935 da Porsche. E estes, ainda que baseados na série 935, mostram-se mais largos sobretudo ao nível do eixo anterior, quando comparados com as séries 935 e 935 K2 já editados pela Sideways.


Sideways e os GT3...

 Depois de já bem explorado o feudo dos Gr. 5, a Sideways parece ter descoberto outro filão.
 No mundo dos GT's existem modelos ainda não recriados e este fabricante parece não querer deixar passar em branco a oportunidade.


 Duas distintas versões do Lamborghini Huracan estão na sua mira.


 E surge assim a oportunidade de se imiscuírem na batalha dos GT's, em confronto directo com outros fabricantes rivais. Mas, enquanto a concorrência aposta na criação de modelos básicos, construindo excelentes chassis para posterior upgrade dos mesmos, como encarará agora a Sideways esta questão?


Mas se o Lamborghini constiui uma surpresa, não o é menos o M6 da BMW.
Modelo de linhas arrojadas, poucos deixará indiferentes...