segunda-feira, 2 de abril de 2018

Conjuntos de colecção

 O mundo dos slot car é visto pela grande maioria dos apaixonados, como um verdadeiro hobby competitivo, encontrando-se aí a essência destes pequenos bólides rolantes.
 Mas alguns dos fabricantes decidiram envolver os apaixonados num outro nível, o do coleccionismo e para os quais lá foram descobrindo formas de cativação, algumas delas verdadeiramente aliciantes.
Uma das formas de o fazer foi ir à essência da questão, para aqueles que não resistem a uma boa fórmula de coleccionismo.
 Os conjuntos. Mais vulgarmente conhecidos na língua inglesa como "Set's", os conjuntos retratam sempre algo que liga os modelos a uma marcante história ou acontecimento.

 O fabricante Fly na sua primeira geração, foi pródiga neste tipo de edições, onde marcadamente ficaram registadas as edições dedicadas aos "Historical Team's", de onde não escaparam os Porsche 917 "Gulf", os Lancias Beta "Martini", os Ferrari 512 S da "Scuderaia Filipinetti" e os Ford GT40  igualmente "Gulf".
 Mais recentemente, a Slot.It acabaria por descobrir também esse filão, tendo-nos apresentado dois belos conjuntos relativamente às participações em Le Mans por parte da Porsche no tempo dos 956 "Rothmans" e dos Sauber Mercedes oficiais.


 Mas os Chaparral 2E, Ferrari 312 PB e Alfa Romeo 33/3 foram igualmente aproveitados para a edição de belos e interessantes conjuntos. Realçaria aqui dois aspectos relativos a duas destas edições. O conjunto dos Ferrari 312 PB, representa a participação do modelo vencedor do Targa Flório no ano de 1972, mas os dois carros contemplados neste Set, representam o mesmo participante, mas na sua versão de treinos e depois, tal como participou na prova. Para além da substituição das faixas brancas pelas verdes,  surge um inédito pilar equipado com dois retrovisores. Uma vez que naquela prova eram dois os pilotos que utilizavam o mesmo carro e porque as estaturas entre eles era significativa, viu-se a Ferrari obrigada à montagem de um conjunto duplo de retrovisores. Ainda como facto diferenciador deste modelo e da totalidade dos restantes 312 PB, encontra-se a existência de uma lomba arredondada do lado direito e ao nível do chassis do modelo. Isto acontece, porque pela primeira vez se viram na necessidade de equipar este modelo de um pneu suplente, obrigando-se a marca a esta inusual criação  para este tipo de protótipos.
 Já no que se refere aos Alfa Romeo igualmente participantes e vencedor na mesma prova mas no ano de 1971, a curiosidade surge no facto destes modelos terem sido vendidos pela Slot.It a vulso, correspondendo afinal à caixa que permite a montagem destes dois participantes do Targa Flório, a edição limitada. Pois bem, pela primeira vez se viu a edição de uma caixa vazia em edição limitada, obrigando-se depois os interessados coleccionadores a recheá-la com os devidos e respectivos exemplares de edição corrente.

 A Scalextric/Superslot também nos foi oferecendo algumas preciosas peças deste tipo, mas normalmente alusivas a aniversários. No caso da caixa acima mostrada, trata-se de edição de dois Ferraris, em que um deles é fabricado em lata, como forma de comemorar a chegada ao mundo dos slot car por parte deste fabricante. Uma vez que essas edições iniciais mais não se tratavam de exemplares de corda e de lata, devidamente adaptados a uma motorização eléctrica, representa o modelo antigo um desses exemplares e o mais recente, uma versão já em plástico e de acordo com os mais recentes acontecimentos automobilísticos.
 Também a Scalextric/SCX foi comemorando alguns aniversários com a edição de conjuntos alusivos. E não faltou até uma edição comemorativa do 50º aniversário do Mini, acompanhado de um belo exemplar literário com imensa informação acerca deste mítico automóvel.
 A Ninco editou também uma caixa em que se podia usufruir duma réplica do Renault Clio da sua primeira referência editada e ainda um belo livro com a história deste fabricante e onde consta a totalidade das referência editadas até à data dessa edição.
Mostra-se assim que no mundo dos slot car não se vive exclusivamente a competição, sendo o coleccionismo também uma das vertentes a ele associados, a ter também a sua comunidade de fãs.

domingo, 1 de abril de 2018

Mini - A saga e uma grande Mini-mania

 Em produções relativamente recentes, a Scalextric/Superslot ofereceu-nos alguns dos mais belos exemplares dos Mini que militaram no Rali de Monte Carlo. E tratam-se de excelentes peças para o coleccionismo, mas nem tanto enquanto máquinas de competição para o mundo dos slot cars.
 Mas enquanto maquetas, não há dúvidas da excelência destas reproduções, onde o fabricante teve até o cuidado de introduzir algumas das alterações que sofreram de rali para rali, como são por exemplo o caso dos conjuntos ópticos, tampões do depósito de combustível e do desenho dos pára-choques. As jantes não escaparam também à devida correcção, passando da representação das características jantes dos Cooper S de ferro, para as mais bonitas "Minilite".

Talvez tenha sido o Mini participante e vencedor do Monte Carlo no ano de 1967, tripulado por Rauno Aaltonen e com Henry Liddon como seu navegador, aquele que mais se viesse a destacar como representativo deste modelo no mundo dos ralis. Muito provávelmente, uma mera questão de imagem, pois trata-se afinal do mais bonito de todos os Mini vencedores daquela histórica prova.
A sua estética não deixaria também indiferente o mesmo fabricante mas da sua filial espanhola, que acabaria por abordar a mesma versão, apesar de estar-mos perante moldes distintos e até conceitos mecânicos algo diferenciados. Mereceu por parte desta filial, uma edição especial e limitada, onde não faltou a grelha da capota com a inserção das duas rodas suplentes.
 Do mesmo fabricante ainda uma representação editada por fascículos, mas agora com ausência de apêndices no tejadilho.


 Note-se que ambas as representações se encontram correctas, pois este modelo participou das duas formas nessa mesma edição da prova.

 O 50º aniversário da existência do Mini não foi esquecido por parte da Scalextric/Superslot, tendo sido marcada a efeméride através de uma edição limitada da representação de um Mini Morris 850.
Mas muitos anos antes, havia já este modelo ocupado lugar na lista de produções da Scalextric inglesa. Curiosa era a sua próximidade como a realidade, relativamente ao posicionamento da sua tracção. Um pequeno motor aberto e colocado em posição invertida, permitia que a tracção se fizesse ao eixo anterior, tal como acontece na realidade com os Mini's, ficando o eixo posterior livre.

 As primeiríssimas edições desta verdadeira preciosidade, fazem-se distinguir pela inclusão de uma cabeça do piloto, de maiores dimensões (imagem superior), passando posteriormente a receber uma cabeça de dimensão mais reduzida.

Depois da curiosa edição de tracção à frente, mesma carroçaria acabaria por ser aproveitada para uma segunda série onde as evoluções sofridas, para além de um brilhantismo acentuado através da inclusão de pára-choques cromados e conjunto óptico adiciomnal, onde não falta também o farol da capota, uma realidade no rali de Monte Carlo no ano de 1964, também o conceito mecânico inicial acabaria por ser excluído pela sua real falta de eficácia, optando-se pela tradicional tracção ao eixo posterior.

Embora o desenho e diâmetro das jantes se tivesse mantido, estas passaram a ter um cubo interior aumentado que as posicionava substancialmente fora da carroçaria.
Para mais tarde, uma nova série onde se suprimia o farol da capota e as jantes eram substituídas por outras de maior diâmetro.

 Seguidamente apostava-se no mesmo, mas recorria-se a uma só côr para a totalidade da carroçaria, desaparecendo a copta habitualmente branca. Também de novo design era a embalagem desta nova série.


 A evolução seguinte passou por uma carroçaria modificada, onde surgem pela primeira vez as palas para cobrir as rodas.

 Apostava-se também em jantes de maior largura, bem como uma nova motorização. Contudo, entre as produções inglesas e as da sua filial francesa, surgem duas distintas apostas, uma correspondente ao desenho das jantes e a outra, em que na versão francesa o patilhão surge invertido, de forma a não sobressair da carroçaria, conforme é possível atestar-se através destas duas imagens, em cima e em baixo. A fotografia inferior, mostra-nos um Mini correspondente a uma série de transição de que existem poucos exemplares, já que tratando-se desta nova série, inclui-se ainda a motorização anterior.

Sobre esta carroçaria, existe um infindável conjunto de decorações. Depois, o renascer do Mini. Numa concepção redesenhada do velho conceito mas adaptado às modernas necessidades e tendências, acabaria também por ver as suas edições pensadas para os slot cars.
 E como a tradição se manteve, também se desenvolveram os campeonatos assentes nesta nova série dos Mini. E a Scalextric trouxe-nos também um belo conjunto de exemplares desta nova gama, dos quais aqui se deixa também um exemplar correspondente ao dos primeiros troféus a ele destinados, cuja designação assumiu o nome de um dos principais preparadores dos iniciais Mini, "John Cooper Challenge".
 Mais tarde as remodelações de linha, levavam-nos à série Country Man, do qual partiram os modelos participantes no Campeonato do Mundo de Ralis e integrados na categoria dos WRC.
 E aqui fica também um desses exemplares levados ao Mundial, pelas mãos do piloto nacional Armindo Araújo.


E o expoente máximo no desenvolvimento do eterno Mini, aconteceria com o seu desenvolvimento para o mundo dos Todo Terreno, onde acabariam mesmo por vencer a mais dura prova do mundo, o Paris-Dakar. A sua chegado aos slot car aconteceria pelas edições da Scaleauto.

 Belas reproduções, onde se recorre ao realismo através da adopção da tracção integral. Infelizmente será difícil vê-los brilhar no seu elemento, dado o desenvolvimento dos regulamentos em questão, não lhes ser absolutamente nada favorável.
 Também aqui podemos admirar um dos Mini pilotados por um piloto nacional e que participou naquela prova integrado na formação oficial da marca e onde um dos patrocínios "Delta Q" não nos será nada estranho.
Onde e quando acabará esta saga???