quarta-feira, 13 de maio de 2020

Mais umas recuperações - Scalextric/SCX

 Decorria o ano de 1992, quando a Scalextric/SCX editava um novo Formula 1. Tratava-se do Jordan com as côres da "Seven Up" e trazia consigo, a estreia neste fabricante das rodas direccionais, conseguido pela ligação da direcção, ao patilhão.
Dado o lastimoso estado em que se encontrava, mereceu a minha devida atenção para o trazer novamente às merecidas luzes da ribalta, até por arrastar consigo esse histórico pormenor.
 Uma carroçaria e um chassis absolutamente minados pelo característico pó que se desenvolve pela acção da existência de humidades, teve de ser totalmente desmontado para que se percebesse verdadeiramente o seu estado.
 E percebe-se pelas imagens o lastimável estado em que este se encontrava.

 Depois de se tornarem todos os órgãos perfeitamente acessíveis para o trabalho de limpeza, chegou a hora de se iniciar a pior tarefa. Esta passou pela sua passagem inicial por água quente e com a ajuda de uma escova e sabão, todo o modelo e a totalidade das peças, à excepção dos pneus e do motor, ambos alvo de outro tipo de tratamento, acabariam por passar pela vigorosa passagem da escova pela totalidade das superfícies atacadas pelo indesejado fungo.
 Em virtude de ser um modelo totalmente decorado por autocolantes e não decalques e encontrando-se estes em estado quase perfeito, a lavagem da carroçaria aconteceu mesmo sem se recorrer à exclusão da publicidade. Depois de devidamente lavado e limpo, o Jordan acabaria por apresentar uma imagem quase imaculada.
Quanto ao motor e pneus, estes foram limpos com um pano limpo e ligeiramente humedecido com WD40. Depois de esfregado com o próprio pano, passou-se finalmente com um pano sêco para retirar a característica oleosidade deste produto.
 Em baixo, o Jordan ladeado pela segunda versão deste mesmo modelo, editado no ano seguinte.

 Também o Alpine Renault 2000 Turbo já se encontrava numa fase inicial de degradação pelo mesmo mal. Datado de 1976, continha contudo uma pequena camada, pelo que se encontrava simplificada a sua limpeza. No entanto, exigia-se algum cuidado porque a sua decoração neste caso é feita através de decalcomanias, o que se encontra bastante mais sujeito à fácil danificação.
 Neste caso, a limpeza inicia-se através de um pano levemente embebido em WD40, que se foi esfregando na totalidade da superfície da carroçaria, mas com atenções redobradas quando esta tarefa se fazia sobre os decalques. De quando em vez, passa-se um pano sêco para que se vá percebendo onde teimam em manter-se os indesejados fungos. Nesses locais, repetia-se a operação, até ao seu completo desaparecimento.
   Após a sua completa remoção, deve mergulhar-se a carroçaria em água ligeiramente cortada com um pouco de água morna, para que não se encontre totalmente fria, ajudando assim a remover alguma gordura ainda existente por parte do DW40. Aí, através de pincel macio e sabão, esfrega-se a totalidade da carroçaria que havia sido limpa. Pela sua parte interior, pode aplicar-se mais algum vigôr nas zonas onde nos apercebíamos encontrar-se maior quantidade deste fungo. No final, passar em água totalmente limpa a que se seguiu a passagem de um pano limpo e sêco pela totalidade da carroçaria, é operação obrigatória.
 O modelo apresenta agora uma imagem limpa e de modelo de colecção.

 O Ferrari 312 B3 aqui mostrado na côr amarela e pertencente às edições de 1975 da Scalextric, foi outro dos modelos a sofrer um tratamento igual ao do Alpine Renault. Mas neste caso, porque o estado de conservação da totalidade do modelo, muito pouco usado, se encontrava muito mais próximo do seu estado novo, o resultado final acabaria por ser brilhante.


terça-feira, 12 de maio de 2020

National Racers 3D - Uma marca nacional



National Racers 3D, é uma marca portuguesa orientada para o fabrico de acessórios para o mundo dos slot car, através da tecnologia 3D.
Orientada a sua produção sobretudo para a criação de chassis, onde tem mostrado tratar-se de um fabricante suficientemente ecléctico, arriscou contudo a alcançar um plano um pouco mais arrojado.
Tudo acabaria por ocorrer acidentalmente, segundo nos contou Rafael Cunha, uma das duas caras desta marca.
Decorria o ano de 2015, quando numa participação em que se encontrava inscrito com duas máquinas, Rafael Cunha via ceder o chassis do Ferrari 312 PB de origem Sloter, ainda durante o período de treinos. Tendo-se mostrado este como a melhor das suas duas opções com que se encontrava inscrito, a solução passaria pelo remedeio através da sua colagem. Contudo, ainda durante o mesmo período de treinos acabaria por tornar a ceder, ainda que desta vez noutro local. Mas a teimosia persistia e depois de nova medida de recurso através da mesma solução, lá partiriam de expectativa relutante para a prova. O decorrer desta acabaria por confirmar as desconfianças, tendo a equipa acabado mesmo por assistir a um fim prematuro, já que nova quebra precipitaria o abandono.
A inexistência de acessórios de substituição para salvar posteriormente aquele chassis, acabaria por levar ao ponto de partida desta marca. Na posse de “know how” suficiente ao nível de design 3D por questões profissionais, onde haveria apenas que transferir conhecimentos para a recriação de chassis adaptados aos slot car, iniciar-se-iam as primeiras experiências com o fim de solucionar o percalço acontecido com o modelo da Sloter. Na mira, encontrava-se também já o potencial nicho de interessados em colmatar similares situações e até, na eventual melhoria das prestações do original modelo, numa mais séria aposta em matéria de desenvolvimento competitivo, a servir uma série de interessantes modelos editados por múltiplos fabricantes.
O primeiro motivo de orgulho aconteceria com o primeiro teste efectuado, ao perceber-se de imediato a superioridade demonstrada, confirmada posteriormente em competição onde se impunha com clareza à concorrência, gerando de imediato enorme curiosidade e interesse na sua aquisição por parte dos pilotos adversários. As expectativas haviam sido largamente concretizadas, pelo que começava a tocar a sirene das oportunidades.
 O Renault 8 Gordini da Scalextric/SCX, pode já contar não só com chassis, como também com a verdadeira simulação das jantes dos Gordini.
Dado a conhecer o sucesso da experiência, acabaria a National Racers 3D por ser alvo de interesse e atenção por parte da Shapeways, que resultaria num contracto para uma parceria de produção e comercialização através do seu “Market Place Global”, inicialmente através de um único produto, o chassis do Ferrari 312 PB da Sloter, mas que atingiu hoje um interessante leque de diversificada oferta. Mas a surpresa aconteceria no dia seguinte a esta primeira referência se encontrar na plataforma, com a venda do seu primeiro chassis, a ocorrer para a Austrália.
O desenvolvimento da marca foi acontecendo através da divulgação dos seus produtos, orientada para a satisfação das necessidades da clientela tanto nacional como internacional, mas também com a divulgação da marca através de interessantes campeonatos apoiados em chassis para modelos espectaculares. A parceria com a Shapeways facilitou a expansão da marca que atingiu já hoje projecção mundial, onde a preocupação à resposta das solicitações para apoio a campeonatos específicos e enquadrados nas suas preferências, passou a estar nos horizontes deste fabricante.
 Este Mercedes também recebeu já tanto um chassis, como o próprio aileron.
Mas cientes de que a evolução dos seus produtos terá de ser uma constante, introduziram novas soluções em alternativa às propostas dos outros fabricantes, tendo surgido no novo sistema “All-in-One” que inclui o suporte de motor integrado no próprio chassis (dispensando a existência de um berço de motor independente, proporcionando o benefício de redução de custos), que numa primeira fase permitia unicamente a configuração do motor em posição in-line e posteriormente em posição anglewinder, com várias configurações de montagem. Actualmente, os chassis passaram a integrar um sistema para aplicação de suspensão frontal, o que potenciará a evolução dinâmica ao limite das suas capacidades, correspondendo estas a um contínuo progresso das suas criações. Também foram desenvolvidas suspensões frontais para camiões, o que pensamos ter-se tratado de uma novidade mundial.
 Tanto o Mini como o 1275 GT dispõem de chassis com o sistema "All-in-One", onde a dispensa de berço do motor é uma realidade e foi especialmente desenvolvido pela National Racers 3D.
Representando o mercado nacional pouca expressão, encontra-se comercialmente já preferencialmente vocacionada para as necessidades internacionais, de onde não têm faltado solicitações. Em termos nacionais, as maiores ligações têm ocorrido com clubes do centro do país, onde campeonatos apoiados em chassis da sua origem têm marcado várias iniciativas.
A diversificação da oferta de pontos de comercialização veio facilitar as vendas, particularmente a nível da Península Ibérica, também porque a política de comercialização por intermédio da Shapeways se terá tornado particularmente onerosa, implicando um custo final desajustado da realidade, o que comprometia definitivamente as vendas dos seus produtos.
A opção acabaria por passar pela disponibilização dos produtos National Racer 3D através de lojas on-line tais como a Evotec e Cric-Crac, permitindo-se assim um abaixamento dos custos finais, recuperando-se o volume de vendas, sobretudo no mercado nacional. Mas a divulgação de produtos menos aliciantes mantinha a dificuldade de escoamento, o que acabaria por levar a própria marca a criar uma loja oficial “NationalRacers3D”, através do site oficial "nationalracers3d.com", acabando por proporcionar a desejada aproximação ao mais comum cliente. Dessa forma, confidenciaram, as suas vendas aumentaram de forma expressiva, sobretudo no norte do país, mas também na Europa.

 O Chevrolet Corvette acabaria por representar uma série especialmente editada por este fabricante.

Também as participações regulares em feiras como “Foro Slot de Madrid” terão contribuído para uma relação privilegiada com clientes e clubes de Espanha, aumentando a sua presença num território de eleição no capítulo dos slot cars, não descurando contudo as boas relações comerciais com França, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido de entre outros, com a continuidade das suas vendas para todo o mundo a serem garantidas via Shapeways. Referir que fora da Europa, clubes há que apoiam competições em chassis de criação National Racer 3D, como é o caso dos EUA, Austrália e Nova Zelândia.
Curioso o facto da imagem do chassis aqui mostrado, contemplar anilhas, e o suporte para a montagem de suspensões traseiras. Os patilhões, fazem também já parte das suas criações.

Nos planos deste bem sucedido fabricante, continuará a aposta no desenvolvimento de novas soluções, no alargamento da oferta da sua gama de acessórios, que produz já simulações de jantes para vários modelos, suportes de exposição dos mini-modelos, ailerons para modelos específicos e ainda patilhões de novo desenho, de entre outros, mas tendo como mira proporcionar campeonatos que “gerem o maior equilíbrio e divertimento”, uma espécie de chavão que vai orientando as suas criações.
No site da National Racer 3D, poderá sorver a história ilustrada da evolução deste fabricante, o que se encontrou na origem de cada modelo e como foram surgindo as soluções, tudo através da publicação em episódios.
As produções da National Racer 3D, chegaram também já à escala 1/24, ao servir o Ford Escort de origem BRM/TTS.

E da nossa parte, fazemos votos de maior sucesso a um fabricante que para além de representar as nossas côres, muito tem feito em prol da evolução da modalidade tanto em Portugal, como no mundo.