National Racers 3D, é uma marca portuguesa
orientada para o fabrico de acessórios para o mundo dos slot car, através da
tecnologia 3D.
Orientada a sua produção sobretudo para a
criação de chassis, onde tem mostrado tratar-se de um fabricante
suficientemente ecléctico, arriscou contudo a alcançar um plano um pouco mais
arrojado.
Tudo acabaria por ocorrer acidentalmente,
segundo nos contou Rafael Cunha, uma das duas caras desta marca.
Decorria o ano de 2015, quando numa
participação em que se encontrava inscrito com duas máquinas, Rafael Cunha via ceder o
chassis do Ferrari 312 PB de origem Sloter, ainda durante o período de treinos.
Tendo-se mostrado este como a melhor das suas duas opções com que se encontrava
inscrito, a solução passaria pelo remedeio através da sua colagem. Contudo,
ainda durante o mesmo período de treinos acabaria por tornar a ceder, ainda que
desta vez noutro local. Mas a teimosia persistia e depois de nova medida de
recurso através da mesma solução, lá partiriam de expectativa relutante para a
prova. O decorrer desta acabaria por confirmar as desconfianças, tendo a equipa
acabado mesmo por assistir a um fim prematuro, já que nova quebra precipitaria
o abandono.
A inexistência de acessórios de
substituição para salvar posteriormente aquele chassis, acabaria por levar ao
ponto de partida desta marca. Na posse de “know how” suficiente ao nível de
design 3D por questões profissionais, onde haveria apenas que transferir
conhecimentos para a recriação de chassis adaptados aos slot car,
iniciar-se-iam as primeiras experiências com o fim de solucionar o percalço
acontecido com o modelo da Sloter. Na mira, encontrava-se também já o potencial
nicho de interessados em colmatar similares situações e até, na eventual
melhoria das prestações do original modelo, numa mais séria aposta em matéria
de desenvolvimento competitivo, a servir uma série de interessantes modelos
editados por múltiplos fabricantes.
O primeiro motivo de orgulho aconteceria
com o primeiro teste efectuado, ao perceber-se de imediato a superioridade
demonstrada, confirmada posteriormente em competição onde se impunha com
clareza à concorrência, gerando de imediato enorme curiosidade e interesse na
sua aquisição por parte dos pilotos adversários. As expectativas haviam sido
largamente concretizadas, pelo que começava a tocar a sirene das oportunidades.
O Renault 8 Gordini da Scalextric/SCX, pode já contar não só com chassis, como também com a verdadeira simulação das jantes dos Gordini.
Dado a conhecer o sucesso da experiência,
acabaria a National Racers 3D por ser alvo de interesse e atenção por parte da
Shapeways, que resultaria num contracto para uma parceria de produção e
comercialização através do seu “Market Place Global”, inicialmente através de
um único produto, o chassis do Ferrari 312 PB da Sloter, mas que atingiu hoje um interessante leque de diversificada
oferta. Mas a surpresa aconteceria no dia seguinte a esta primeira referência
se encontrar na plataforma, com a venda do seu primeiro chassis, a ocorrer para
a Austrália.
O desenvolvimento da marca foi
acontecendo através da divulgação dos seus produtos, orientada para a
satisfação das necessidades da clientela tanto nacional como internacional, mas
também com a divulgação da marca através de interessantes campeonatos apoiados
em chassis para modelos espectaculares. A parceria com a Shapeways facilitou a
expansão da marca que atingiu já hoje projecção mundial, onde a preocupação à
resposta das solicitações para apoio a campeonatos específicos e enquadrados
nas suas preferências, passou a estar nos horizontes deste fabricante.
Mas cientes de que a evolução dos seus
produtos terá de ser uma constante, introduziram novas soluções em alternativa
às propostas dos outros fabricantes, tendo surgido no novo sistema “All-in-One”
que inclui o suporte de motor integrado no próprio chassis (dispensando a
existência de um berço de motor independente, proporcionando o
benefício de redução de custos), que numa primeira fase permitia unicamente a
configuração do motor em posição in-line e posteriormente em posição
anglewinder, com várias configurações de montagem. Actualmente, os chassis
passaram a integrar um sistema para aplicação de suspensão frontal, o que
potenciará a evolução dinâmica ao limite das suas capacidades, correspondendo
estas a um contínuo progresso das suas criações. Também foram desenvolvidas
suspensões frontais para camiões, o que pensamos ter-se tratado de uma novidade
mundial.
Tanto o Mini como o 1275 GT dispõem de chassis com o sistema "All-in-One", onde a dispensa de berço do motor é uma realidade e foi especialmente desenvolvido pela National Racers 3D.
Representando o mercado nacional pouca
expressão, encontra-se comercialmente já preferencialmente vocacionada para as
necessidades internacionais, de onde não têm faltado solicitações. Em termos
nacionais, as maiores ligações têm ocorrido com clubes do centro do país, onde
campeonatos apoiados em chassis da sua origem têm marcado várias iniciativas.
A diversificação da oferta de pontos de comercialização veio
facilitar as vendas, particularmente a nível da Península Ibérica, também
porque a política de comercialização por intermédio da Shapeways se terá
tornado particularmente onerosa, implicando um custo final desajustado da
realidade, o que comprometia definitivamente as vendas dos seus produtos.
A opção acabaria por passar pela disponibilização dos produtos National Racer
3D através de lojas on-line tais como a Evotec e Cric-Crac, permitindo-se assim
um abaixamento dos custos finais, recuperando-se o volume de vendas, sobretudo
no mercado nacional. Mas a divulgação de produtos menos aliciantes mantinha a
dificuldade de escoamento, o que acabaria por levar a própria marca a criar uma
loja oficial “NationalRacers3D”, através do site oficial "nationalracers3d.com",
acabando por proporcionar a desejada aproximação ao mais comum cliente. Dessa
forma, confidenciaram, as suas vendas aumentaram de forma expressiva, sobretudo
no norte do país, mas também na Europa.
O Chevrolet Corvette acabaria por representar uma série especialmente editada por este fabricante.
Também as participações regulares em feiras como “Foro
Slot de Madrid” terão contribuído para uma relação privilegiada com clientes e
clubes de Espanha, aumentando a sua presença num território de eleição no
capítulo dos slot cars, não descurando contudo as boas relações comerciais com
França, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido de entre outros, com a
continuidade das suas vendas para todo o mundo a serem garantidas via
Shapeways. Referir que fora da Europa, clubes há que apoiam competições em
chassis de criação National Racer 3D, como é o caso dos EUA, Austrália e Nova
Zelândia.
Curioso o facto da imagem do chassis aqui mostrado, contemplar anilhas, e o suporte para a montagem de suspensões traseiras. Os patilhões, fazem também já parte das suas criações.
Nos planos deste bem sucedido fabricante, continuará a
aposta no desenvolvimento de novas soluções, no alargamento da oferta da sua
gama de acessórios, que produz já simulações de jantes para vários modelos,
suportes de exposição dos mini-modelos, ailerons para modelos específicos e
ainda patilhões de novo desenho, de entre outros, mas tendo como mira
proporcionar campeonatos que “gerem o maior equilíbrio e divertimento”,
uma espécie de chavão que vai orientando as suas criações.
No site da National Racer 3D, poderá sorver a história
ilustrada da evolução deste fabricante, o que se encontrou na origem de cada
modelo e como foram surgindo as soluções, tudo através da publicação em episódios.
As produções da National Racer 3D, chegaram também já à escala 1/24, ao servir o Ford Escort de origem BRM/TTS.
E da nossa parte, fazemos votos de maior sucesso a um fabricante que para além de representar as nossas côres, muito tem feito em prol da evolução da modalidade tanto em Portugal, como no mundo.
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