Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Scalextric/SCX e a série STS

 STS é a abreviatura de "Super Traction System", uma série iniciada em 1985 com o seu fim anunciado em 1990, pelo surgimento e introdução da verdadeira série Todo Terreno levada a cabo pela Scalextric/SCX nesse mesmo ano de 1991. Tratou-se esta  série STS da primeira aventura levada a cabo por este fabricante, num curioso conceito editado à escala 1/43.
 Foram variados os modelos editados, para além de atrelados específicos para estes Jeepinhos, mas acompanhados por um novo tipo de pistas de tamanho também mais diminuto, de côr da areia do deserto, mas extremamente completas ao nível de obstáculos de variadíssima ordem.
 Incluíram pela primeira vez braços do patilhão basculantes, mas o chassis e as rodas eram repartidos pela totalidade dos modelos desta gama, fixando-se os chassis às carroçarias por encaixe lateral.
 O motor de tamanho reduzido também, encontra-se montado de forma oblíqua e a tracção faz-se às quatro rodas por veios que contemplam nas duas extremidades, sem-fins.
 Surgiram motores bobinados com fio verde ou amarelo e os chassis contavam ainda com pesos nas duas extremidades. Dada a natureza e objectivo destas máquinas, desprezou-se a velocidade, preterida naturalmente pelo poder da força, muito mais importante na hora da transposição de obstáculos e onde a existência dos pêsos como forma potenciadora desse factor, eram determinantes.
 As cremalheiras foram também especialmente desenvolvidas para funcionar nestes modelos, apresentando os seus dentes formato curvo e específico para trabalhar na engrenagem aqui existente.

 A ausência de suspensões acabaria por não representar problema, substituídas pelo engenhoso sistema apresentado. O braço basculante monta na extremidade um patilhão que para além de manter as usuais funções de virar de acordo com as curvas do circuito, detém ainda o poder único até à data, de torcer de acordo com a inclinação necessária para o modelo contornar os obstáculos, mantendo-se assim sempre nivelado com a calha. Genial de facto, a forma como a Scalextric contornou a ausência de suspensões nestes minúsculos mas poderosos slot cars.
 Mas para além dos pesos no chassis, as carroçarias encontram-se também munidas do seu próprio peso à frente, que no Jeep e no Lando Rover se apresentam na forma do guincho, mas nos outros modelos se encontra escondido por dentro das carroçarias. Estes servem para obrigar a que a totalidade das rodas seja forçada ao contacto com a pista, pois a força da mola do braço basculante acaba assim por ser contrariada.
Uma série que no fundo acabaria por ser esquecida com alguma rapidez, muito por culpa do pouco apelativo reduzido tamanho, mas também pela falta de qualidade destas pistas que se partiam com extrema facilidade. Mas constituiu um primeiro passo para o que viria a constituir uma verdadeira fórmula de sucesso com a entrada da sua série Todo Terreno no ano de 1991 apesar desta ter tido um mais efémero período de vida, que perduraria apenas até ao ano de 1993, com o desaparecimento da Exin enquanto fabricante da Scalextric.

Sem comentários:

Enviar um comentário