segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Matra Simca MS 670 C - Slot.It


 O ano de 1974, consagrou pela terceira vez a Matra, como vencedora das históricas 24 Horas de Le Mans. Porém, desta vez a Matra inscrevia 4 modelos em que apenas dois deles apresentavam as mesmas especificações.
 
Os participantes com os números 7 e 8 foram os que lograram atingir o pódio e em que a coroa de louros coube ao primeiro, com a dupla de pilotos Henri Pescarolo / Gerard Larrouse, na versão 670 C.
Interpondo-se entre ambos, surgiu o surpreendente Porsche 911 Turbo.

 Apesar dos esforços da Porsche, a Matra Simca mostrou o poder das suas máquinas, o que já vinha fazendo no Mundial de Marcas. Contudo, esta surpresa germânica apoquentou as hostes francesas, já que não se esperava tanto dum modelo de categoria inferior.
Mas a Matra apresentara-se para o que desse e viesse, com mais dois modelos distintos, um deles apostando na versão cauda curta e um conceito aerodinâmico algo distinto e mais desenvolvido, tendo sido inscrito com o dorsal 6 (MS 680) e o modelo com o dorsal 9 (MS 670 B/C?), que embora com alguns elementos distintos, bem mais próximo dos outros dois.

 O modelo com o dorsal 9, distingue-se dos modelos 7 e 8, sobretudo pela não inclusão das duas tomadas de ar frontais, acima da grande tomada de ar central. 
A Slot.It fez-nos a grata surpresa de incluir nas suas produções este interessante e histórico modelo francês, cabendo o pontapé de saída à versão com o número 8, esperando-se que se lhe siga a versão vencedora desta prova, na habitual edição a eles destinado.

 E pelo que é já possível observar-se, estaremos perante uma prometedora peça de corridas e onde pouco haverá a apontar no que se refere a incorrecções. Se excluirmos a menos conseguida diferença de tamanho entre as rodas da frente e as de trás que deveria ser mais díspare, poderemos mesmo dizer que é um modelo, perfeito.

 Venha lá então este belo exemplar enriquecedor de um catálogo já ele recheado de belíssimas peças de valor histórico.
 Para mais tarde, ficará a versão com o número 7.......