A janela do piloto, do lado direito nestes modelos, contempla então agora a característica rede de protecção dos pilotos a que aquele campeonato obrigava. Também os retrovisores de novo formato, posicionam-se em lugar distinto, junto à janela triangular das portas.
As janelas laterais posteriores bem como o óculo traseiro, surgem agora negras e opacas, inviabilizando a observação do habitáculo através delas.
Mas o aspecto que mais diferencia estas duas versões , é mesmo o próprio aileron. De derivas verticais de maiores proporções inicialmente, recebeu agora uma pala horizontal dupla e de novo desenho e derivas verticais de dimensões bem mais reduzidas.
Mas a própria carroçaria apresenta algumas pequenas diferenças de pormenor. É possível ver-se a diferença existente nas grelhas existentes nos guarda-lama, tanto frontais como posteriores. A agora chegada, corresponde mais à da versão de ensaios, com a excepção do aileron absolutamente distinto na versão de testes de desenvolvimento deste carismático modelo da Porsche, bem como o desenho da porta a acompanhar o alinhamento dos guarda-lama, na primeira das versões deste 935/78.
Em baixo pode verificar-se a existência de grelhas duplas no Porsche Martini, enquanto surge com grelhas simples na versão da "Momo".
Facto curioso é a existência de tampões diferentes em ambos os modelos. Isto porque, enquanto na versão de Le Mans estes surgem lisos, na de Sears Point estes contemplam uma espécie de raiado em relevo, algo comum neste tipo de apêndices aerodinâmicos e de arejamento dos discos de travões. Louva-se o aprimoramento da Sideways, que nada deixa ao acaso. Como falha de relevo a apontar, estará a inexistência das grelhas na embaladeira do modelo, mesmo junto às cava das rodas traseiras.
Os três tipos de ailerons desta versão, desde a fase inicial de testes deste fantástico modelo que acabaria por ficar conhecido por "Moby Dick", ficando a dever a sua alcunha às naturais semelhanças com a histórica baleia branca.
Mais uma extraordinária recriação por parte da Sideways, tendo como fonte inspiradora os extintos Grupo 5.
Sem comentários:
Enviar um comentário