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domingo, 24 de setembro de 2017

Slot.It de marcha-à-ré...

 
Por parte da Slot.It, deu-se a chegada de mais um Alfa Romeo 33/3. Trata-se de uma versão levada a Buenos Aires e que teve como protagonista ao volante, Nino Vaccarella, o vencedor do "Giro D'Itália" no ano anterior em parceria com C. Pairetti. Curiosamente, a decoração corresponde exactamente à mesma do modelo vencedor da clássica italiana, o que levará a supôr tratar-se exactamente do mesmo modelo. A distingui-los, os característios dorsais da prova argentina e o acrescento dos logótipos da bebida "Cinzano".
Mas comparemo-lo agora com anteriores edições até nós chegadas por parte deste mesmo fabricante.
 Lado-a-lado com aquele que constituiu a primeira versão editada e fácilmente reconhecível pela adopção de grupo óptico, ressalta imediatamente um desfasamento entre este novato e as restantes versões editadas, no que toca à tonalidade da côr vermelha. Significativamente mais claro e a fazer lembrar mais a tonalidade dos Ferrari daquela mesma época, leva-me a supôr que a Slot.It terá aqui cometido um tremendo erro, já que esta marca se identifica habitualmente por um vermelho carregado, tal como se vê no modelo com o dorsal 34. E a terem na verdade falhado, trata-se de um erro verdadeiramente clamoroso e imperdoável.
 Mas atentemos agora a outras questões e comecemos então pelos pêsos apresentados por cada um deles. Sabemos que é apanágio deste fabricante, trabalhar consecutivamente esta matéria, pelo que não nos surpreende que entre ambos haja uma vantagem de 3,1 gr favorável ao participante na Argentina.

 Mas como mecânicamente existen diferenças, com distintos berços e o mesmo acontecendo por exemplo com os patilhões, talvez valha a pena separar em cada um, a parte mecânica das suas carroçarias.

 Confirma-se pois que existiu trabalho de emagrecimento entre uma e outra carroçarias, podendo haver também a considerar, a questão da inclusão dos faróis no modelo da primeira série.

 O capôt traseiro que constitui uma peça independente da restante carroçaria, fixa-se agora de modo distinto, percebendo-se estar aí algum do ganho, dividido naturalmente pelo desaparecimento do conjunto óptico que inclui quatro faróis.

A versão de Can-Am é a única até agora até nós chegada, a surgir com o capôt-motor modificado. Na parte mais recuada do mesmo, este encontra-se agora totalmente fechado através da continuação do contorno das rodas, como ainda pela inclusão de grelhas na parte mais recuadas. Para além do singular aspecto que lhe confere, haverá naturalmente que se considerar algum acrescento de pêso, o que verificaremos seguidamente.

 Compreensivelmente, o que havíamos suposto confirma-se, muito embora tenha havido um ganho de 0,1gr relativamente à primeira versão, certamente por culpa da inclusão dos faróis, já que todo o restante conceito terá sido mantido, tal como a fixação do capôt traseiro à restante parte da carroçaria.
 E pesada separadamente do conjunto mecânico, certificamo-nos de que esta é mais leve do que a da primeira série, mas 1,3gr mais pesada do que a mais recente das carroçarias

Peguemos agora num modelo de série mais recente mas há mais tempo editado e comparemo-los na tentativa de detectar diferenças. À excepção da utilização de novos parafusos, mecânicamente tudo o resto se mantém entre eles absolutamente inalterado. Pesemos-lo então. O registo de 61,6gr que nos surge agora com este Alfa acaba por ser 0,2gr mais favorável. Aqui surge o primeiro alerta que acaba por contrariar o princípio deste fabricante, de que cada modelo que se segue, será igual ou melhor do que os anteriormente editados. Mas aqui parece ter existido um revés. Pesemos então as carroçarias, para que se perceba de onde virá o dispensável acréscimo.
 14,1 contra 14,3gr revela o facto de que afinal a diferença acontece mesmo ao nível das carroçarias. Olhemos então para ambas, qual detective, já que exteriormente tudo parece similar.

 Sim, parece, mas um olhar um pouco mais atento, permite reparar que a posição dos pilotos não é exactamente a mesma. Agora surge um piloto mais alto e inicialmente permitia-me especular um pouco, se tal teria a vêr apenas com a diferenciação dos capacetes. Mas a posição dos corpos parecia mais a razão da diferença.

 Observadas então interiormente, confirmava-se o mesmo tipo de fixação do capôt traseiro, mas permite-se também perceber que afinal a placa porta-piloto é absolutamente distinta. Por uma qualquer desconhecida razão, a Slot.It abandonou a placa em que as pernas se encontravam esculpidas na mesma placa e passou a inserir um boneco de tronco e pernas independentes da mesma. E este pequeno pormenor fará toda a diferença.
 O porquê disto, é que constitui para mim um enigma. Afinal, porquê este retrocesso?
Bom, esqueçamos isso e consideremos que afinal, está aí mais um Alfa para os amantes da marca, algo que será certamente positivo, dado o enriquecimento das colecções. Pena este raio desta côr....

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