domingo, 6 de setembro de 2020

Os Porsche 914/6 "Tergal" - Slot Racing Company


Falar-mos hoje no fabricante Slot Racing Company, será talvez, falar do fabricante que mais se tem dedicado a evoluções dos seus modelos, que quantas vezes, não passam na grande maioria das vezes, de belos exemplares de exposição.
Mas se a coqueluche do fabricante é ainda e por enquanto o Peugeot 205 Turbo 16, a verdade é que enquanto não chega o Lancia Delta S4, dois outros modelos ter-se-ão já destacado, enquanto máquinas que abrilhantam a modalidade em termos competitivos.
Falo do Ford Capri, que chegou já a ver uma variedade considerável de evoluções e o Porsche 914/6, também ele objecto de alguns estados evolutivos que o elevam hoje a uma máquina com aptidões apreciáveis.
E dentro da série assumida pela SRC como sendo "Chrono", dedicada a modelos melhorados através da adopção de acessórios calibrados e até alguns aligeiramentos, encontramos este último.
E como se não bastasse, esta bela máquina equipada com eixos calibrados, jantes de alumínio calibradas de desenho Fuchs, as originais da Porsche, berço independente para motor M3 montado em posição inline, suspensões que proporcionam esse efeito no eixo traseiro e interior em lexan, vimos chegar ainda a versão nocturna.
Ou seja, deste mesmo modelo, editaram-se duas versões desta máquina que participou no Rali de Montecarlo no ano de 1971 através da equipa espanhola inscrita pela "Escudería  Montjuich" e formada por Josep María Fernández e Juan García Fernández, como piloto e navegador, não conseguindo infelizmente lograr chegar ao fim, numa prova em que a melhor representação deste modelo, conseguiria chegar ao pódio. Mas a SRC acabaria por representar o mesmo modelo, equivalente às versões diurna e nocturna. Isto é, para além do modelo munido com a extensa bateria de faróis suplementares, surge também o mesmo carro, em que para além dessa central de luzes, surgem ainda mais dois equivalentes aos faróis escamoteáveis, em posição aberta.
E ainda que as motorizações e toda a restante mecânica seja a mesma, surge na versão "nocturna", um novo tipo de pneus com tacos, que o distingue substancialmente da versão diurna equipada com pneus slick de série. Ressalva-se o facto da opção nocturna trazer de suplentes, dois pneus slick. Relativamente à côr dos patilhões, não significa qualquer tipo de diferença, sendo mesmo apenas de côres diferentes.
Na visão frontal de ambos, percebe-se a maior quantidade de faróis que equipam a versão nocturna, encontrando-se os mesmos da versão diurna, munidos das comuns capas protectoras. Um preciosismo seria levar esta  segunda versão ao extremo. Quero dizer, que já que se deram ao cuidado desta representação, para a próxima, que se pense também em que elas dêem mesmo luz.
Apesar dos excelentes desenvolvimentos deste fabricante, lamenta-se o facto das versões adquiridas em kit, que não é o caso destes agora apresentadas, virem quase sempre desprovidas da totalidade dos elementos de que deveriam ser compostos, pelo que deveria a SRC prestar muita mais atenção a esta questão, sob o risco de começarem a perder, por descrença dos praticantes, a credibilidade que julgo, procurarão.

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