quarta-feira, 22 de setembro de 2021

FGT, o novo Ford GT da Sideways

 
Da categoria GT3, que na categoria dos slot car se integra nos modelos GT, esta nova criação da Sideways, era há já muito esperada. Mas a espera parece que valeu a pena...
Fornecido de base e há imagem das anteriores criações GT, vem sem o aileron montado. Constituído este pela pala principal e duas astes de apoio à carroçaria, necessita da sua posterior montagem. Como curiosidade, este fabricante fornece-nos a pala principal do aileron com o símbolo oval da "Ford", escondido debaixo de um autocolante preto e com a mesma forma. Após a sua fácil remoção, poderemos usufruir do modelo tal como existiu na realidade.
Após a separação da carroçaria do seu chassis, percebe-se que a mecânica cumpre com os anteriores registos desta série deste e a carroçaria apresenta os também habituais cuidados na procura de diminuição do seu peso.

22,2 gramas é um interessante registo para uma carroçaria dos complexos modelos GT.

Sendo uma série da Sideways que conta já com três distintos modelos, o Lamborghini Huracan, BMW M6 e agora o Ford GT, haverá necessidade de perceber em que posição se situará o agora chegado.
Com uma carroçaria extremamente baixa quando comparado com os outros dois, este Ford GT parece prometer intromissão séria entre os mais cotados exemplares desta categoria, não se excluindo a franca possibilidade de incomodar até, o Ferrari da Black Arrow.
A imagem inferior bem demonstra o verdadeiro potencial que as linhas desta carroçaria poderão vir a conferir-lhe, dada a extremamente baixa altura que ostenta, aliada a uma capota também ela extremamente estreita, o que tudo junto, contribuirá para o abaixamento do seu centro de gravidade. Por outro lado, beneficia também ainda da baixa altura assumida pelo seu aileron, afinal, um dos piores elementos com que qualquer carroçaria de slot se debate, contrariamente ao benefício tirado na realidade. Mas o melhor de tudo, poderá encontrar-se no centro do capô traseiro. Uma suigéneris linha de carroçaria nesta secção, permite o ganho já anteriormente apontado, com um centro de gravidade cada vez mais baixo, quando comparado com os seus rivais. 
Dotado de uma frente mais estreita, sentirá por isso um défice de apoio na hora da inserção em curva.
Relativamente às cotas traseiras, a equiparação é total quando confrontado com o Lamborghini. Não apresentamos aqui as comparações de cotas com o BMW, por se apresentar como o verdadeiro perdedor em quase todos os parâmetros.
Na imagem inferior, consegue perceber-se as enormes vantagens que o Ford GT poderá colher, com alturas favoráveis, melhor distribuição de pesos e ainda a existência de um aileron menos largo.

Mas a balança mostra que o ganhador é o Lamborghini, onde 1,6 gr poderão ainda ser melhorados, caso o regulamento permita a inclusão da bandeja porta pilotos em lexan. Isto porque, sendo este órgão do Lamborghuini substancialmente maior, não sendo exponencialmente maior o ganho, será contudo significativo.
Já o BMW será um verdadeiro tanque germânico, com uma perda de 2,2 gr para o Ford GT e de 4,3 gr quando comparado com o Lamborghini Huracan.
À laia de conclusão, poderemos dizer que a esperança num bom sucessor do Lamborghini é forte, mas existe também quase a certeza de que o Ferrari dominador de um grande número de campeonatos, poderá ter aqui encontrado um verdadeiro rival à sua altura.

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