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quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Segunda edição 12 Horas Braga 2016


O GT Team Slot Clube, teve o grato prazer de levar a efeito a segunda edição das 12 horas Slotcar de Braga, tendo tido o privilégio de poder contar com três equipas de Espanha, uma de Viana do Castelo, uma de Guimarães e vários elementos vimaranenses distribuídos por outras tantas equipas.
As fortes formações do país vizinho, acabariam por ser os maiores opositores das equipas do clube organizador, mas não haveriam de ser apenas essas equipas a surpreender, já que se assistiria a excelentes desempenhos por parte de alguns dos elementos que integravam tanto a equipa do Meta Clube de Guimarães, como do Viana Motor Clube, equipa oriunda do conhecido clube motorizado daquela cidade, que acabariam por fazer registos muito interessantes.
Mas esta segunda edição iniciar-se-ia com um momento solene, um minuto de silêncio dedicado ao nosso querido amigo António Portela, um dos grandes aficionados da modalidade e que partiu recentemente do nosso mundo terreno.
Iniciada a prova, era a equipa nacional "RDCC Slot Team" que se impunha, mas cedo se via apoquentada por problemas mecânicos que a obrigavam a a demorada operação nas boxes. Obrigados a substituição de pinhão e cremalheira, viam-se em queda na classificação geral e obrigados a forte andamento, na tentativa de anulação do prejuízo.


Entretanto, era a equipa "Rias Baixas" que começava a mostrar fortíssimo andamento, que aliado a ausência de problemas e de um andamento primoroso do campeão de velocidade espanhol em título, assumiam o comando da prova.

Ainda no início da prova, também a "Art Slot Cars" se vê irremediavelmente atrasada, após o desaperto da cremalheira primeiro e posteriormente, também se vendo obrigada à substituição do conjunto pinhão/cremalheira.

Ainda no capítulo dos azares, era o "Team Slot Ibéria 88" que se via apoquentado com uma inexplicável quebra do berço do motor. Uma demorada operação de boxes, comprometia também um bom resultado, vendo-se os seus elementos irremediavelmente atrasados por este imponderável.


E enquanto na pista se viviam escaldantes momentos e as animosidades das lutas pela conquista dos melhores lugares, no restante espaço deste clube, aproveitava-se o tempo para a diversão e convívio.

Um belo serviço de bar onde não faltou variedade alimentar,  esteve à disposição dos utentes deste espaço, tendo a organização podido contar para este serviço com prestimosa colaboração de altruístas colaboradores, tendo a organização desta edição muito a agradecer por esta prestimosa colaboração.



Mas na pista, era também a equipa do "Meta Clube" que sofria as amarguras das avarias. Também e tal como às restantes equipas bafejadas pelo azar, via-se atrasada na classificação, acrescentando-se a isso,alguma dificuldade por parte de alguns pilotos na adaptação a este desconhecido traçado. E enquanto uns sentiam as dificuldades inerentes às adversidades duma prova de endurance, outros, ajudados pela existência de calhas virtuais, aproveitavam para acomodar da melhor maneira, as suas barriguinhas.







A equipa espanhol "Rias Baixas" mantinha-se sólidamente no comando, enquanto o "GT Team Slot Clube" e a "RDCC Slot Team" tudo íam fazendo na luta pela apróximação ao comando. Uma luta difícil, mas que paulatinamente se ía fazendo.

Galeria de fotos









































Mas no final, a vitória maior haveria de caber à excelência do ambiente e convívio que ali se viveu entre todos, numa ímpar camaradagem de entreajuda.
Mas no capítulo competitivo, apesar da tremenda recuperação a que se assistiu por parte da equipa "RDCC Slot Team", haveriam de ser os espanhóis da "Rias Baixas" a levar de vencida esta edição, e que após se terem apoderado da primeira posição, nunca mais a largariam.
A apenas duas voltas dos segundos e também após fortíssimo andamento, classificar-se-ía o "GT Team Slot Clube".
A quarta posição haveria de caber à "Galicia Slot", mas no final era a disputa pela quinta posição que mais aquecia o final de festa. Também com uma notável recuperação esteve a "ART Slot Cars" que após descida na classificação no início da prova, impunha um ritmo que os manteria em grande parte da prova na sexta posição, mas sempre a reduzir distãncia para os quinto classificados, os homens da "PSV Slot Team". Mesmo encima do baixar da bandeira, a troca de posições acontecia, mas uma jogada de mestre do piloto espanhol ao desligar o seu punho, permite que o seu carro deslize o suficiente para ficarem a esta distãncia, com a vantagem a pertencer à equipa espanhola e participante com o Porsche 911/997 mais bonito.
Mais atrasados e nas sétima, oitava e nona posições, classificar-se-iam respectivamente o "Team Slot Ibéria 88" que imporiam também uma séria recuperação, o "Viana Motor Clube", uma equipa a estrear-se nestas batalhas mais sérias e onde denotou surpreendente andamento e a fechar com menos 10 voltas, a também azarada equipa do "Meta Clube".

E este excepcional sábado festivo, culminava com a protocolar cerimónia de entrega de prémios, nas pessoas de David Azevedo e Nuno Aguilar.

1º - Rias Baixas

2º - RDCC Slot Team

3º - GT Team Slot Clube

4º - Galícia Slot

5º - PSV Slot Team

6º - ART Slot Cars

7º - Team Slot Ibéia 88

8º - Viana Motor Clube

9º - Meta Clube
Resta-nos um agradecimento especial à IBB Auto Racing e Scaleauto pelo contributo com que podemos contar para a realização desta "2ª edição das 12 Horas Slot Car de Braga", à pastelaria Doce Rosa - balcão de S. Vicente e ainda ao Município bracarense, assim como toda a colaboração a título particular de associados e simpatizantes deste clube. A todos participantes que com a sua garra e boa disposição conseguiram abrilhantar mais esta festa do slot, um grande bem haja. Aos nossos vizinhos de Espanha que tão bem sabem abrilhantar a modalidade, um imenso obrigado.
Agora, começa a preparação da 3ª edição, a decorrer em 2017. Então até já caríssimos apaixonados.....

domingo, 27 de novembro de 2016

Avant Slot - Novo Alpine A310 V6


Depois do interessantíssimo A310 com as côres da Calberson, a Avant Slot faz-nos chegar o mesmo modelo numa versão 1600 de Grupo 4  tripulada por Jean Pierre Nicolas na sua participação em Montecarlo no ano de 1976, sob as côres oficiais da Renault. Mas são também mais alguns os aspectos que os diferenciam em termos de visual. A perda do aileron e a inclusão de um novo grupo óptico suplementar, ajudam à criação de uma nova imagem associada a este bonito Renault.
 Contudo, acontece aqui um aproveitamento por parte deste fabricante que reprovamos em absoluto, pois nem esta marca nem este modelo em específico, mereciam uma deslealdade destas por parte de um fabricante consagradíssimo. Além da falha grave que representa o aproveitamento duma carroçaria que nada tem a vêr com o objecto retratado, nem nos pequenos pormenores conseguiram acertar. Como é possível observar-se por análise da imagem que acima se mostra da versão verdadeira, o grupo óptico suplementar superior, não era constituído tal como se reproduz na versão à escala 1/32.
Mas será o seu novo chassis marcar a maior das diferenças entre ambas as edições, a da Calberson e esta da Renault. Apesar de não ser ainda este chassis nosso conhecido, é o fabricante que o anuncia sem que tenha fornecido quaisquer dados a esse respeito.


De aparência bela e convincente, este exemplar terá os seus admiradores, apesar da gravíssima reprodução.
É possível vêr-se na imagem de baixo, como os alargamentos dos guarda-lama deste modelo são bem diferentes dos da versão Calberson inicialmente editada pela Avant Slot.

Este, perde agora o aileron, mas ganha na miniatura uns escusados furos pela sua ausência.
Uma pena. Ao menos que nos valha, o desenvolvimento do seu novo chassis.