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terça-feira, 7 de maio de 2013

Nissan R89C

A Nissan apoiada nos projecto de chassis por parte da Lola Racing Cars, criou um modelo de esbeltas linhas à qual atribuiu a designação de R89C. Com uma mocoque em fibra de carbono que recebeu a designação de Lola T89/10 e uma motorização Nissan VRH34 dotado de duplo turbo e 3,5L V8 DOHC, podia desenvolver uma potência próxima dos 950 cv, para um peso total de 900 Kg.

 No ano de 1989 esta versão participou nas 24 Horas de Le Mans, vindo o modelo com o dorsal 25 a registar a melhor das presenças dos três modelos oficiais, mas culminando a mesma com um abandono. Esforço inglório por parte da marca nipónica, para um dos mais bonitos modelos daquela edição.
 Este modelo começa agora a despertar interesse no mundo dos Slot Car, uma vez que surgiu o anúncio por parte da Mr Slotcar, na sua criação para breve. Esta notícia é bem acolhida, sobretudo numa altura em que um modelo deste fabricante começa a dar nas vistas em luta directa com os até agora incontestáveis modelos da Slot.It.
 Ainda que não seja novidade absoluta o surgimento desta máquina no mundo dos Slot Car, o que para breve se espera nos venha a chegar, ostenta desde já um expectante estatuto de modelo com potencial ganhador. Isto porque, se o Mazda 787B tem provocado algum estrago, este que se anuncia agora, vem dotado de novas características que o potenciarão. Um aileron e um interior repensados para ganho de peso, acabam por ser a formula mais importante em todo este novo projecto, pois acaba por ser o "calcanhar de Aquiles" da primeira aventura deste fabricante, que foi o Mazda 787B. Sendo o interior e o próprio piloto uma autêntica e verdadeira massa bruta no Mazda, poderão no conjunto assumir um interessante e crucial abaixamento de peso no Nissan.
 Mas a revolução não se fica por aqui e promete-se igualmente, uma motorização melhorada em potência e binário. No entanto, poderá esta questão não ter qualquer peso, pois a maioria das regulamentações obriga a uma uniformização dos motores, o que coerta qualquer maior valia que daí pudesse advir, nesse particular.
 Promete a Mr Slotcar como primeiro exemplar, o modelo que abaixo se mostra. Menos interessante do que as versões vestidas com as cores da marca, mas com a vantagem de se despir das tampas das rodas de trás, algo que não deverá acontecer aquando das reproduções de Le Mans.

 A Scalextric chegou a editar na sua série SRS, este modelo. De chassis invulgar e uma carroçaria reproduzida sem qualquer rigor, ficará muito áquem do próxima realização.
 A secção frontal do chassis do novo projecto da Mr Slotcar, será a grande incógnita desta nova criação.

Ghost Trax - A surpresa

O engenhoso Brabham BT 46B que ficou conhecido por Funcar, chega-nos agora ao mundo dos Slot Car, por intermédio da desconhecida marca da maioria dos praticantes, Ghost Trax.
Dedicada a acessórios para decoração de pistas e até modelos, mas ficcionados, estra desta forma e com este modelo, no mundo da reprodução da realidade.
 Trata-se de uma peça interessantíssima, que representa o modelo que a Brabham desenvolveu para combater o engenho de Colin Chapman e o seu não menos engenhoso efeito de asa invertida introduzida nos modelos da Lotus. Fugindo a esse projecto, os engenheiros da Brabham desenvolveram um sistema de aspiração que já havia sido experimentado com êxito na marca Chaparral 2J. E tal como na Chaparral, este desenvolvimento durou apenas uma prova sendo de imediato banido, pois desvirtuava as regras da Formula 1.
A Ghost Trax surge neste mundo atraíndo-nos com este belo exemplar histórico. Equipado com mecânica Slot.It e o motor Flat do mesmo fabricante, terá conseguido matar vários coelhos com uma machadada só, uma vez que consegue um modelo de interesse histórico e belo efeito, penetra num mundo cada vez mais esquecido no campo dos Slot Car, que é a F1, fazendo-o ainda em grande nível, a avaliar pelo equipamento que o recheia. O estilo da carroçaria, pela inclusão da enorme ventoinha na traseira, permite a reprodução quase correcta do modelo, pois a dimensão da cremalheira não interfere com a deformação da secção posterior do modelo. Curiosidade do modelo é o facto da ventoinha funcionar mesmo, através da ligação à cremelheira por pinhão.


As jantes da frente é que acabam por não ter a melhor representação.
John Watson é o piloto que se encontra representado, num modelo cuja motorização Boxer de origem Afa Romeo, permitia uma traseira invulgarmente baixa e uma carroçaria bem diversa da da maioria dos modelos da época.
O modelo de Slot será vendido em Kit ou RTR - pronto a correr. O preço do modelo é de 98€ para o Kit por pintar, parece-nos algo verdadeiramente exagerado, mas os 220€ pela versão acabada, é um verdadeiro escândalo.
A sua aquisição poderá ser feita, através do seguinte endereço:
Na mesma época, a Brabham apresentou o mesmo modelo, nestas duas versões.

 Agora, para o Slot, venham os outros Brabham.....

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Slot Racing Company - Nova fornada.....

A Slot Racing Company não pára. Depois do belíssimo Alfa Romeo 33TT12 recentemente editado em versão cauda longa, prepara já sobre a mesma base, a correspondente versão cauda curta. Mas na forja, começa a ganhar forma, o Matra MS670B.

 Mas o Capri 2600 LV, prepara-se para ver chegar uma nova versão, em que basicamente será a decoração e a perda dos faróis suplementares a marcar a grande diferença, relativamente à versão já nossa conhecida.
 
 

O Porsche 907 cauda curta já conhecido, verá também uma nova decoração e bem mais importante. Trata-se do participante e vencedor da edição das 12 Horas de Sebring, no ano de 1968.
Belo, este 907 carregado de história, é uma peça interessantíssima. Bem vindo, 907!

15º Aniversário, com Corvette - NSR

 A NSR comemora o seu 15º aniversário, com a edição deste Chevrolet Corvette C6R.
 Uma caixa especial alusiva ao acontecimento, serve o mesmo intento.






Campeonato Grupo C 2013 - 4ª Prova


 A quarta jornada do Campeonato Grupo C 2013, esteve preenchido em quantidade e qualidade de pilotos. o GT Team Slot Clube viu esta jornada abrilhantada com a presença de Filipe Cruz e António Portela, ambos pertencentes às fileiras do grande Slot Car Clube da Trofa.
 Com um total de 12 participantes e ainda alguns interessados em presenciar pela primeira vez o mundo das competições dos slot car, permitiram uma animosidade extra a todos quantos se fizeram presentes.
 Em baixo, Filipe Cruz, António Portela, Paulo Mendes e ainda um curioso petiz, fizeram com que esta jornada, tivesse um especial sabor extra.

 O pontapé de saída coube como habitualmente aos melhores classificados do campeonato. Encontraram-se então Bruno Martins, Rui Mota, Augusto Amorim e Luís Azevedo à partida para a primeira das contendas. O início desta manga permitiu luta muito acesa entre os quatro participantes até onde foi possível, onde foi notória a luta dada por Rui Mota e o seu Mazda da Mr Slotcar à armada Slot.It. Bruno Martins viria a sofrer na guerra de nervos na luta com o Mazda adversário, o que lhe viria a causar um início com algumas saídas e acabaram por lhe hipotecar uma melhor classificação final. Augusto Amorim sentia também dificuldades em conter o andamento de Rui Mota, mas havia de ser um fio a obrigar o seu Toyota a uma paragem que lhe causou uma descida drástica na tabela da classificação final. A luta maior ficava a cargo de Luís Azevedo e Rui Mota, com o primeiro a conseguir suster com mestria o ímpeto de Rui Mota e o inacreditável bom comportamento do seu Mazda.

Para a segunda manga e n uma guerra de iniciados, imiscuía-se o consagradíssimo Paulo Mendes. Este último partia com a natural vantagem da sua experiência e que contava ainda com a mais valia chamada Lancia. De facto, uma máquina muito bem preparada, mas penalizada pelos pneus a acusar menos grip que os dos seus adversários. No entanto, foi sem qualquer estranheza que vimos o desfilar deste piloto, impondo-se aos menos experientes iniciados. Mas na guerra dos iniciados, verificamos um extraordinário andamento por parte de Paulo Gonçalves e do seu Porsche 962 em estreia. A eficácia deste conjunto, impôs-se a David Azevedo e Miguel Carvalho, estes dois empenhados numa luta que se viria a cifrar numa diferença de 14 metros entre ambos, favorável ao primeiro. Se atendermos ao facto de David Azevedo dispor de um bom Toyota, só poderemos constactar que Miguel Carvalho evoluiu muito tanto o seu Sauber como a sua própria condução. Parabéns a ambos, mas sobretudo a Paulo Gonçalves que se tem já mostrado capaz de performances de relevo.

E a terceira e última manga, opunha os dois estreantes neste traçado, António Portela e Filipe Cruz, a José Pedro Marques e José Pedro Mota.
Filipe Cruz mostrava logo de início um domínio surpreendente sobre este difícil traçado, onde também o seu Porsche 956 se mostrou apto e capaz de registos de nível elevado. E assim, acabou por ter como grande opositor José Pedro Marques, que lhe movia guerra acesa e que no final se cifrava numa volta apenas, favorável ao piloto estreante. Notável de facto, esta estreia de Filipe Cruz. António Portela sentia mais dificuldade, ao mesmo tempo que o seu Mazda se mostrava menos competitivo do que o Porsche do seu companheiro de Clube. O piloto mais azarada da jornada viria a ser José Pedro Mota, cujo Jaguar lhe foi pregando algumas partidas e obrigava o piloto a várias paragens, vindo a mostrar-se competitivo, apenas na última calha da prova.



No final, O Toyota da Slot.It viria a vencer a quarta prova em quatro possíveis. A surpresa veio da segunda posição ocupada pelo Mazda da Mr Slotcar. Fica aqui a prova da real potencialidade do modelo deste fabricante oriundo do Canadá. As potencialidades do Lancia, começam a sobressair.
O pódio dos pilotos, com Luís Azevedo a sagrar-se vencedor e a assumir isolado a segunda posição no campeonato, relegando Rui Mota para o terceiro lugar.

Classificação na prova             
1º - Luís Azevedo - 131 Voltas
2º - Rui Mota - 128 Voltas
3º - Paulo Mendes - 127 Voltas
4º - Filipe Cruz - 126 Voltas
5º - José Pedro Marques - 125 Voltas
6º - Bruno Martins - 123 Voltas
7º - Paulo Gonçalves - 122 Voltas
8º - Augusto Amorim - 118 Voltas
9º - David Azevedo - 117,24 Voltas
10º - Miguel Carvalho - 117,10 Voltas
11º - António Portela - 113 Voltas
12º - José Pedro Mota - 99 Voltas

Quanto ao campeonato, Augusto Amorim  viu com este seu oitavo lugar, fugir grande parte da sua vantagem enquanto comandante. No entanto, só outro grande desaire na próxima e última prova o poderá comprometer. Parece assim, que a luta dos primeiros lugares se encontra mais ou menos definida, passando o grande interesse da próxima jornada, a centrar-se na definição das posições dos nossos iniciados, já que entre David Azevedo, Paulo Gonçalves e Miguel Carvalho, a diferença se cifra apenas em 5 pontos. Aqui, a luta encontra-se mesmo acesa.

Classificação Campeonato, após 4 provas             
1º - Augusto Amorim - 80 Pontos
2º - Luís Azevedo - 71 Pontos
3º - Rui Mota - 67 Pontos
4º - Paulo Mendes - 57 Pontos
5º - Bruno Martins - 53 Pontos
6º - David Azevedo - 45 Pontos
7º - Paulo Gonçalves - 44 Pontos
8º - Miguel Carvalho - 40 Pontos
9º - José Pedro marques - 30 Pontos
10º - Filipe Cruz - 15 Pontos
11º - José Pedro Mota - 12 Pontos
12º - António Portela - 6 Pontos

Confira os resultados do campeonato, aqui