terça-feira, 7 de maio de 2013

Nissan R89C

A Nissan apoiada nos projecto de chassis por parte da Lola Racing Cars, criou um modelo de esbeltas linhas à qual atribuiu a designação de R89C. Com uma mocoque em fibra de carbono que recebeu a designação de Lola T89/10 e uma motorização Nissan VRH34 dotado de duplo turbo e 3,5L V8 DOHC, podia desenvolver uma potência próxima dos 950 cv, para um peso total de 900 Kg.

 No ano de 1989 esta versão participou nas 24 Horas de Le Mans, vindo o modelo com o dorsal 25 a registar a melhor das presenças dos três modelos oficiais, mas culminando a mesma com um abandono. Esforço inglório por parte da marca nipónica, para um dos mais bonitos modelos daquela edição.
 Este modelo começa agora a despertar interesse no mundo dos Slot Car, uma vez que surgiu o anúncio por parte da Mr Slotcar, na sua criação para breve. Esta notícia é bem acolhida, sobretudo numa altura em que um modelo deste fabricante começa a dar nas vistas em luta directa com os até agora incontestáveis modelos da Slot.It.
 Ainda que não seja novidade absoluta o surgimento desta máquina no mundo dos Slot Car, o que para breve se espera nos venha a chegar, ostenta desde já um expectante estatuto de modelo com potencial ganhador. Isto porque, se o Mazda 787B tem provocado algum estrago, este que se anuncia agora, vem dotado de novas características que o potenciarão. Um aileron e um interior repensados para ganho de peso, acabam por ser a formula mais importante em todo este novo projecto, pois acaba por ser o "calcanhar de Aquiles" da primeira aventura deste fabricante, que foi o Mazda 787B. Sendo o interior e o próprio piloto uma autêntica e verdadeira massa bruta no Mazda, poderão no conjunto assumir um interessante e crucial abaixamento de peso no Nissan.
 Mas a revolução não se fica por aqui e promete-se igualmente, uma motorização melhorada em potência e binário. No entanto, poderá esta questão não ter qualquer peso, pois a maioria das regulamentações obriga a uma uniformização dos motores, o que coerta qualquer maior valia que daí pudesse advir, nesse particular.
 Promete a Mr Slotcar como primeiro exemplar, o modelo que abaixo se mostra. Menos interessante do que as versões vestidas com as cores da marca, mas com a vantagem de se despir das tampas das rodas de trás, algo que não deverá acontecer aquando das reproduções de Le Mans.

 A Scalextric chegou a editar na sua série SRS, este modelo. De chassis invulgar e uma carroçaria reproduzida sem qualquer rigor, ficará muito áquem do próxima realização.
 A secção frontal do chassis do novo projecto da Mr Slotcar, será a grande incógnita desta nova criação.