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segunda-feira, 16 de junho de 2014

BMW M1 Gr 5, mais um da Sideways

 A Sideways continua a sua linha de produção, não parecendo ressentir-se dos sinais de crise económica que têm abalado o mercado dos slot car. E dando continuidade às suas criações orientadas para os históricos e estrondosos modelo do Grupo 5, eis que nos chega o terceiro BMW M1, a engrossar uma já extensa lista de belas máquinas que nos preenchem o ego.
Trata-se do terceiro modelo BMW M1, mas corresponde a uma segunda e nova versão da marca alemã. Se as duas primeiras versões correspondiam a um mesmo modelo mas participante em provas distintas e correspondentes ao desenvolvimento expresso pelo preparador Schnitzer, o agora chegado demarca-se dos dois primeiros por se tratar de um modelo distinto, apesar da próxima aparência entre ambos. Foi a Sauber que desenvolveu esta nova versão e se mecânicamente surgiam algumas diferenças, em termos aerodinâmicos existem também pormenores distintivos.
 Este novo M1 representa a réplica do participante em Le Mans no ano de 1982. Estéticamente, este M1encontra-se muito interessante pela combinação de cores sustentadas nos principais sponsores "Olimpus" e "Crockford's".

 Analisemos comparativamente apenas duas das versões, uma vez que a terceira não deixa de ser uma repetição,apenas com a alteração da publicidade.
Existem sobretudo dois pormenores que poderão ressaltar à vista. São os casos dos guarda-lama traseiros e os ailron's. Quanto aos guarda-lama, é perceptível no modelo totalmente branco, observar-mos na secção frontal dos mesmos, tomadas de ar a toda a altura, enquanto a versão da Sauber se resume a  um progressivo disfarce até à porta, contemplando uma ténue tomada de ar em formato triangular. Na parte superior dos mesmos, a versão da Schnitzer detém grelhas de arejamento inexistentes na versão da Sauber.
 Os ailerons embora detendo a mesma superfície, divergem nas derivas verticais de sustentação da própria asa, sendo substancialmente maior no BMW branco.
Na parte superior do que corresponde ao capôt traseiro, ainda na versão branca existem igualmente um conjunto duplo de grelhas de arejamento da secção do motor.
Referir que o M1 agora chegado, contempla as características tomadas de gasolina existentes no modelos de Gr 4, nas pequenas janelas traseiras. Na versão Schnitzer, estas desapareceram.
 Em baixo, dá para perceber a divergência das formas do suporte do aileron.
As jantes serão outro dos factores a proporcionar um visual diferente. Ao invés dos característicos tampões, surge à vista o belo rendilhado a negro do centro das jantes BBS, a contrastar com a cromagem dos aros.
 Na parte frontal, os capôt's também se apresentam com algumas diferenças.
Na versão mais recente, existem duas lâminas longitudinais que vão da extremidade frontal até junto do pára-brisas. À laia de à parte, poderemos dizer que finalmente percebi o porquê da existência duns buraquinhos na parte superior das tampas dos faróis, que servem afinal nem mais nem menos, para fixar as lâminas agora chegadas na nova versão. Entre estas e a lateral limite dos guarda-lama, tanto num como noutro M1 existem grelhas de arejamento, mas distintas entre eles. Também no centro dos capôt's, na versão da Sauber há duas lâminas. A versão Schnitzer é totalmente livre surgindo num plano inferior uma placa totalmente negra.
 Nas traseiras que sendo totalmente iguais, poderemos ainda assim mencionar a existência de uns apêndices na parte superior dos guarda-lama, no modelo totalmente branco. O agora chegado encontra-se desprovido destas chapas de alumínio, apresentando-se completamente liso.
Deve-se chamar a atenção para o facto desta secção do mini-modelo se encontrar completamente errada, não correspondendo em nada à realidade. Esta versão não gastava os stop's originais e trata-se de um painel completamente liso duma extremidade à outra. Também gastava apenas um escape e não dois tal como representou a Sideways.


O que estará mal nesta nova reprodução?
A inexistência das dobradiças no cimo da capota
 A representação da tomada de ar lateral dos guarda-lama traseiros foi desenhada muito abaixo (provávelmente pensada para poderem futuramente editar outras versões), o que obrigou à representação do logo da "Crockford's" acima da mesma, quando esta deveria situar-se abaixo da entrada de ar.
Na imagem de baixo, dá para perceber o quão diferente é a traseira do modelo verdadeiro.
 As lâminas que existem no capôt da frente deveriam acabar em ângulo e na zona das tampas dos faróis e não interromper abruptamente nem tão no limite do mesmo. E se repararem, estas deveriam ter continuidade no spoiler frontal, mas a Sideways esqueceu-se.

 Os faróis que surgem integrados na grelha frontal, não deveriam encontrar-se no limite exterior. Entre o limite da grelha e estes, existem ainda no modelo real uns piscas. Estes foram esquecidos e o farol acabou por ocupar o lugar original dos mesmos. Note-se ainda que em Le Mans, este modelo usou faróis duplos, tal como se observa na última imagem deste artigo.
Também a tomada de ar que surge abaixo da grelha original do M1, encontra-se demasiado larga. Este deveria ser um pouco mais curta.
No entanto, estamos perante mais um belo exemplar trazido por este construtor que nos tem oferecido belíssimas obras.


Resistências Grupo C - GT Team Slot Clube / Guimarães Slot Clube

 Foi este sábado 14 de Junho, que as instalações do GT Team receberam os elementos deste clube e ainda do Guimarães Slot Clube, participantes na 3ª jornada do Campeonato de Resistência para modelos do Grupo C.
O traçado como habitualmente para este campeonato, foi o permanente e de fabrico Ninco, existente nestas instações.
Depois de uma manhã passada a treinar o traçado e a afinar as máquinas, a tarde começou com a prova de qualificação, uma verdadeira batalha entre duas das equipas da casa, já que a "ART Team" e o "Laranja Mecânica / GT Team", estabeleceram como melhor tempo, exactamente o mesmo registo. Recorreu-se por isso ao segundo melhor registo e aí os primeiros resolveram a contenda a seu favor. Seguiram-se-lhes GT Team ART, PM Slot Team e a fechar, o GSC.

 Alinharam-se os modelos na grelha de acordo com a escolha prévia da calha por parte das equipas e iniciou-se então a terceira resistência.
 Os pilotos concentraram-se para enfrentar as dificuldades que o andamento dos adversários impõem.
A primeira calha ditava a ART Team como os primeiros comandantes, impondo o Lancia à concorrência. Com menos 5 voltas classificava-se na segunda posição o Laranja Mecânica/GT Team, seguindo-se respectivamente, GT Team/ART, PM Slot Team e GSC. A equipa do GSC sentiu inúmeras dificuldades neste início de prova em dominar o seu Toyota, pois estranhamente tornara-se um modelo de difícil pilotagem.

Na segunda manga os comandantes asseguraram a posição mas houve troca para o segundo lugar, com o GT Team/ART a trocar de posto com o Laranja Mecânica/GT Team. As quarta e quinta posições mantiveram-se inalteradas, continuando o pilotos do GSC a sentir bastantes dificuldades na pilotagem de um Toyota que na pista do GSC na segunda jornada, todos surpreendeu com a sua rapidez.

A terceira calha viu a equipa do GT Team/ART a encurtar a diferença para a primeira posição, mas constituíu uma calha em que tudo se manteve inalterado no que respeita à classificação geral.

A quarta calha permitiu a ascensão da equipa Laranja Mecânica/GT Team assumir a liderança, embora a apenas uma volta de vantagem da ART Team e a quatro do GT Team/ART. A equipa PM Slot fazia registo de relevo mas o GSC parecia finalmente começar a entender-se com o difícil Toyota.

Na quinta calha, a equipa ART Team arrebata à Laranja Mecânica/GT Team a posição que até à calha anterior havia sido sua. A PM Slot embora tivesse mantido a posição, realizou um número de voltas assinalável, enquanto o GSC começava definitivamente a entrar no ritmo que lhes pertencia.

A sexta e última calha viu um turno de pilotagem por parte de Augusto Amorim notável e que haveria de valer com as suas 108 voltas à GT Team/ART, igualar-se à ART Team. Final inglório no entanto, pois a diferença de metros pendeu a favor dos adversários. O GT Team/ART Team acabaria por manter-se à frente do Laranja Mecânica/GT Team, ocupando o PM Slot Team a quarta posição e o GSC fechava a classificação geral com o quinto lugar.

Tabela com os registos totais da prova

 N o pódio, a boa disposição do costume e onde pela primeira vez o Lancia LC2 se impôs à armada de 962 da Porsche.
 Adversários na pista mas amigos no convívio e como sempre, lá estavam os David's e Paulo Mendes a impor a regra da boa disposição.
Mais uma bela jornada cumprida, rumando a caravana no dia 19 de Julho às instalações do Guimarães Slot Clube, onde se cumprirá o fecho deste interessante e disputado campeonato.
Então, até lá.....

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sideways, os novos Porsche Grupo 5


A Sideways não descansa e apronta-se para dentro em breve atacar o mercado com novas versões sobre a base 935 da Porsche. Depois do lendário "Mobidyck", este fabricante debruça-se agora sobre outras e anteriores versões com a mesma base da Porsche. Menos espectaculares, mas fazendo parte da evolução deste carismático modelo alemão, a Sideways vai fazer-nos chegar as evoluções de um modelo que marcou o automobilismo e que chegou mesmo com a versão K3 a vencer a carismática prova de Le Mans.
 E estou certo, entra-se na guerra das novidades, já que se encontra igualmente prevista a chega do mesmo modelo por parte da rival Scaleauto. Compreende-se pois a natural necessidade de chegar primeiro às bancas do mercado.
 E quanto aos modelo, não poderemos desde já dar uma opinião positiva, uma vez que as imagens nos permitem apenas uma observação do que é ainda um protótipo, mas com a certeza de que quando nos chegar, não irão desiludir. Isto, a avaliar pelas anteriores reproduções deste fabricante. Réplicas de alto nível, é o que invariávelmente nos têm oferecido. Portanto, nada de inferior qualidade estará nas nossas expectativas.
 E pelo que se observa, ao nível das proporções tratam-se de modelos muito bem conseguidos, proporcionando ainda um visual enriquecido com o realismo proporcionado.
 Os moldes denotam ainda muitas imperfeições. Neste particular, acreditamos que não nos venham a encantar particularmente, como serão os casos das reproduções da Black Arrow ou Original Slot Car. Temos constactado que as últimas criações "Made In China" têm ficado uns furos valentes abaixo, relativamente às reproduções europeis. Sideways e Slot.It são casos bem flagrantes de como se tem vindo a perder qualidade ao nível dos moldes tanto das carroçarias como dos próprios chassis.
 Mas no geral e considerando também o capítulo dinâmico, situam-se em belíssimo nível. Apoiando-se em mecânicas sobejamente consagradas, serão um garante de rendimento dinâmico interessante. Podermos melhorá-los, sempre que optemos por bancadas Slot.It, podendo ainda fazer o upgrade de alto n ível e que consiste na montagem das suspensõe,s também elas oriundas da Slot.It.
 Mas sobretudo, farão o encanto do enorme número de apaixonados pelos modelos Porsche. Pode-se aqui ficar com a histórica evolução destes modelos à escala dos slot car. Afinal, uma das melhores escalas para o coleccionismo automóvel, sempre com a mais-valia de possuírem a capacidade dinâmica e proporcionar algum gozo no seu usufruto competitivo.
 Venham lá então quanto antes, estas belas réplicas de modelos que encheram os autódromos do mundo inteiro.





Campeonato Resistência Grupo C - GT Team Slot Clube / Guimarães Slot Clube

É já este sábado dia 14 do corrente mês, que se levará a efeito a terceira prova do Campeonato Resistências Grupo C, levado a cabo pelo clube bracarense GT Team e o clube vimaranense GSC.
Será a pista Ninco do GT Team Slot Clube a receber pela segunda vez a caravana de pilotos participantes, num campeonato que tem como líderes, David Fernandes, Augusto Amorim e Rui Mota. Conta-se com forte reacção do bom lote de pilotos de Guimarães, pois em prova anterior demonstraram já a forte ambição com que enfrentam estas provas. Não tivessem tido os azares de que se viram assolados e estaríamos hoje certamente, com classificações do campeonato bem diferentes.
Compareça e venha viver connosco as emoções dos slot car.

Campeonato GT's 2014 - 4ª jornada

 A quart jornada do campeonato GT levada a cabo pelo GT Team Slot Clube, acabou por se tornar de um modo geral, uma prova incaracterísica. A conjugação de várias condicionantes, levou a que esta prova viesse a ter um reduzido número de pilotos, relativamente às anteriores jornadas. Releva-se também o facto de num modo geral, os participantes terem tido um,a prestação abaixo das suas normais capacidades e possibilidades.
 A contrariar essa tendência, esteve o imparável Augusto Amorim que para esta prova acabaria por trocar o seu habitual Saleen pelo Pagani Zonda. Em boa hora o terá feito, pois acabou por demonstrar um ritmo diabólico a fazer lembrar a incontornável vitória de José Pedro Marques na jornada anterior e a proporcionar a primeira derrota de um Saleen neste campeonbato. Assim, o habitual vencedor haveria de se resignar desta vez à segunda posição que no entanto não sofreu qualquer pressão por parte dos restantes participantes. Note-se que a sua perda de ritmo terá como razão única, a perda de eficácia dos seus pneus. E essa terá sido também a principal causa de perda de performance por parte da grande maioria dos pilotos. Paulo Mendes que viria a classificar-se na sexta posição, terá sido um dos maiores lesados por esse problema, vendo-se obrigado a um sem número de malabarismos para domar um Saleen absolutamente selvagem.
 Rui Mota por seu lado, decaíndo também nas suas prestações, conseguiu ainda assim posicionar-se à frente de David Azevdo, também este a sentir muitas dificuldades em manter a sua máquina em pista. César Amorim, o jovem piloto que causa algumas surpresas, participou desta vez, também ele, de Saleen. Em boa hora o terá feito, já que acabaria por completar a mesma na quinta posição geral à frente de Paulo Mendes e Ricardo Ferreira, este último a fechar a classificação. Note-se que este piloto acabaria por ser o mais penalizado da jornada, quando se viu forçado a recorrer às boxes para encaixar um dos fios do patilhão.
 No pódio e pela primeira vez no lugar mais alto não surgiu um Saleen mas sim um Pagani Zonda e pela primeira vez também, viu-se um pódio com três modelos diferentes.
 O bonito Pagani Zonda de Augusto Amorim chegou ao lugar mais alto do campeonato GT.

José Pedro Marques viu-se pela primeira vez neste campeonato, destronado por Augusto Amorim.

Na próxima jornada, a do fecho do campeonato, espera-se que os pilotos venham com as suas máquinas melhor preparadas.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Toyota 88C - Slot.It

 A Slot.It editou já mais uma versão do Toyota 88C, modelo que integrou o interessante e extinto Grupo C e cuja versão representa a participação desta marca nas 24 Horas de Le Mans no ano de 1988, com as cores da "MINOLTA".

 Apelativa decoração com as cores básicas a recaírem no azul e branco e que fazem assim mais um belo conjunto deste construtor nipónico.


 Trata-se de mais um modelo que nada acrescenta em termos técnicos, mas que enriquece o já grosso lote de modelos daquele grupo da competição e ainda mais dos raros modelos da Toyota no mundo dos slot car.