sexta-feira, 1 de julho de 2011

Verdade ou mentira??

Estou perplexo!!
 O que vem a ser isto?
 Chegam-nos as primeiras imagens do Fiat Punto do fabricante Flyslot, com a sempre interessante decoração de um modelo português. Mas assim, José Pedro Fontes vê-se muito mal retratado. Bem, não me refiro à imagem de baixo.....
 ..... o Nuno Rodrigues da Silva até fecha os olhos.....Será da miniatura ou das companhias? Das companhias não deve ser e a miniatura não é assim....


 Mas este modelo, ......não sei mesmo o que se passou. Será uma questão de royalties?
Já repararam nas cores do patrocinador "vodafone"?
 Epá, a carroçaria até parece nem estar mal, mas essa decoração, bolas!!
 ....e será que para rali os carros vêem-se obrigados ao uso de matrículas vermelhas??
 Em baixo nada disso fica comprovado.

 Sinceramente, tenho muita esperança que não passe duma pré-produção!!

BMW 2002 Alpina -Niki Lauda

A par da Spirit, também a Troféu, marca portuguesa de modelos de colecção à escala 1/43 reproduziu o lindíssimo BMW Alpina com que Niki Lauda/René Herzog participaram em1970 em Nurburgring.
E de facto as semelhanças na produção entre ambos são grandes. Olhando para as imagens de cima e de baixo, fica-nos a ideia de nos encontar-mos perante o mesmo modelo, mas não. No modelo de cima basta verificar-mos a falta do piloto para constatar-mos que assim não é. Isto vem apenas abonar a real qualidade deste BMW do fabricante espanhol, infelizmente já desaparecido.
Apesar da extrema fragilidade de alguns dos acessórios do modelo de Slot, como os faróis e grelhas, não deixa de ser uma belíssima peça sobre um dos mais carismáticos e bem sucedidos modelos de Munique. 

 E só quando vistas as imagens de cima é que nos apercebemos do maior erro que a base Spirit contempla. Este carro participou com o bocal de combustível na parte superior da mala, mas conpreensivelmente o fabricante de Slot escusou-se a tal, uma vez que o molde serviria para mais umas quantas réplicas em que esse pormenor não existia.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os americanos Brooklin...

Já não é a primeira vez que demonstro através de artigos a minha paixão sobre os modelos americanos, normalmente sustentada através de modelos do carismático fabricante de miniaturas à escala 1/43 do fabricante Brooklin.
O modelo Airflow de 1934 da Chrysler, é um dos exemplos de modelos que constituem a minha colecção Brooklin.
 Entre algumas das raridades que a constituem, consta este que aqui nos surge na cor branca. Não quer dizer que o seu correspondente na cor azul não o seja também pois são modelos já com algumas décadas em cima, mas sem dúvida, dentro de toda a história deste fabricante, a versão mais clara impõe outro respeito reforçado pelo factor "raridade".
Tal como já descrito em anterior artigo, este fabricante oriundo do Canadá, aquando da sua transferência para Inglaterra introduziu pequenas alterações na sua interpretação relativamente a alguns modelos que se mantinham ainda referênciados em catálogo. Essa questão levou a que fossem introduzidas variações que podem passar apenas por alterações de cores ou apenas nuances de cores, como ainda mais significativas mas por vezes de pormenor e impercetíveis, modificações das próprias formas.
Em baixo mostra-se o mesmo modelo, mas pode reparar-se por confronto com a imagem de cima, que dois modelos com a mesma cor, foram produzidos ou com pneus totalmente pretos ou com uma faixa branca. E tudo isto são pormenores pertinentemente referênciados pelo fabricante. Toda e qualquer diferenciação, recebeu o cuidado por parte da Brooklin, de as pôr devidamente descritas, muitas vezes associado ainda à quantidade a que correspondeu cada uma dessas alterações.

Mas no caso, verificaremos comparativamente dois Chrysler cuja origem corresponde ao Canadá para o branco e Inglaterra para o modelo azul. E atente-se à imagem de cima. As carroçarias distinguem-se pela cor apresentada em cada um deles e o interior também surge a verde num e cinzento no outro. Mas de maior importância mas muito menos perceptível, é sem dúvida o tamanho das janelas em cada um deles onde será necessário um olhar mais atento. No molde inglês estas surgem mais arejadas, de maior dimensão, podendo reparar-se melhor esse facto, se nos concentrar-mos na última janela lateral.
Veja-se ainda a espessura das embaladeiras que surgem a preto e que neste caso se encontram solidárias com o próprio chassis. No modelo branco, verifica-se com alguma facilidade que estas são de muito menor espessura.

De formato mais tosco e fino, o modelo canadiano demonstra bem o quanto artesanal deveriam ser os seus moldes.

Nas vistas frontal e traseira, para além da cor do carro ressalta ainda à vista, a cor da própria matrícula. Esta merece uma referência particular, já que constitui um dos pólos de interesse da Brooklin. Para além da variação da sua cor e que poderá denunciar alguma importância, surge normalmente o nome de um estado americano e a referência do próprio modelo. Neste caso é o estado do "IOWA" e em baixo deste nome surge "BRK7" que é a sua própria referência de catálogo. Algumas vezes estes dados são trocados o que denuncia de imediato alguma raridade, mas poderá passar apenas pela alteração da cor que poderá denunciar ou não, alguma mais valia em termos de cotação.
Nestes casos, ambos surgem referenciados como BRK7, mas segundo os dados da Brooklin, ao modelo branco corresponde a referência BRK7 (001A) - é mesmo a primeira referência deste modelo, ao azul corresponderá a referência BRK7 (004) e ao terceiro modelo aqui mostrado corresponderá a BRK7 (007).
Não obstante, podemos continuar a constatar que entre ambos também nestas duas vistas é possível observar janelas de diferentes dimensões.
Na frente e segundo o ângulo de vista que abaixo se mostra, não será necessária grande atenção para reparar nas diferentes dimensões das duas grelhas. Mais alongada no modelo azul, acaba por ir ao limite inferior da carroçaria.

No chassis acaba por situar-se o "sêlo de garantia". "Made In England" ou "Made In Canada", marcam a diferença entre o que poderá valer cerca de 100€ e o que poderá atingir valores da ordem dos 250€.
Portanto amigo coleccionador, quando vir um modelo de formas toscas, não se iluda, comprove sempre a sua origem e história......

Imagens









quarta-feira, 29 de junho de 2011

MRRC - Novidades

 A MRRC é um fabricante de modelos e Slot, que embora não tenha o mesmo impacto de outros construtores da actualidade, se mantém com uma filosofia muito própria e interessante.
Não apostando em performances de espantar, são de um modo geral modelos dóceis e de muita agradabilidade.
Talvez esquecidos pela incapacidade de luta directa com as mais recentes criações, constitui talvez um dos maiores crimes cometidos pelos slotistas da actualidade, o devotarem tão interessantes modelos ao esquecimento.
 A sua última edição passa por dois Ford GT40 MKIV, cuja maqueta se apresenta muito realista. Edições já trazidas até nós através da NSR, estes no entanto apresentam-se com a frente correcta, contrariamente aos modelos italianos em que esta secção do carro foi exageradamente esticada.
 É-nos também já oferecida a mesma proposta mas em Kit, para aqueles que gostam de transformar os seus modelos, dando-lhes a sua personalização.
Outras opções em Kit fazem parte da sua linha de produção, tais como o King Cobra, o Porsche 904, o Ferrari 250 GTO ou o 275P.

 Alguns acessórios são pela MRRC produzidos, assim como os seus conhecidos chassis que equipam vários modelos da sua linha, como o Porsche 910 por exemplo e que proporcionam a mais valia de se poder competir com vários modelos mantendo-se o nível de performance de cada um, mas que podem ainda também, adaptar-se aquela carroçaria que temos em casa e que muito bem se poderá dotar ao mundo do Slot.
Força MRRC.