segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ford Transit - Preparação (3)

Encontra-se concluido o primeiro protótipo do Kit de montagem do chassis HRS às carroçarias Ford Transit, para o troféu que se aproxima.
Dois conjuntos em chapa desenvolvidos especificamente para aperto à frente e atrás na carroçaria, são o suficiente para que se consiga a montagem desta com o chassis. Serão necessários três conjuntos de parafuso/porca e três parafusos com anilha solidária, em que no entanto estes últimos já se fazem acompanhar com o modelo de origem.

 Para a frente, o acessório é composto pela união de duas chapas independentes, que se unem por aperto de parafuso e porca. Uma delas, a vermelha na imagem, permite o aperto à carroçaria, através dos parafusos originais que servem de fixação das molas das portas.
 A segunda chapa, a preta na imagem, fará a fixação à zona frontal do chassis.
A terceira chapa em furmato de U, faz a fixação à carroçaria na parte traseira. Esta fixação, faz-se de novo através do aproveitamento do parafuso original deste mesmo pilar. São ideais, já que apesar de muito curtos se encontram munidos de anilha e proporcionam um aperto excecional, para além da sua reduzida dimensão poder baixar o peso total do conjunto.



O conjunto da frente aperta no chassis, primeiro por encaixe entre o suporte utilizado para o eixo da frente e o próprio chassis. Só depois se fará o respetivo aperto ao próprio chassis, no local já existente no mesmo e para esse efeito. Esta operação deve ser executada em primeiro lugar, ficando para mais tarde a fixação à própria carroçaria.

Será então conveniente apertar primeiro ao chassis os suportes tanto da frente como de trás, para ficar depois apto a ser aparafusado à carroçaria, conforme se observa nas imagens de cima e nas duas de baixo.


Depois sim, poderemos fixar este conjunto à carroçaria. Aqui vemos o aperto na zona traseira.

À frente, poderemos igualmente proceder ao respetivo aperto, mas aqui através de dois parafusos, um de cada lado.

Como se pode verificar, o conjunto fica perfeito, havendo ainda a possibilidade de se manterem os dois apêndices laterais do chassis, já que se situam num plano inferior ao da carroçaria e apropriado para os encaixes previstos originalmente pela Slot.It. Quer isto dizer, que poderá ser eventualmente, feito o aproveitamente deste chassis para outros modelos, uma vez que nada fica estragado.

No final,constata-se que a frente se encontra ligeiramente elevada, razão pela qual este Kit não tem ainda as cotas finais.

Após o certo das respetivas medidas, partir-se-à então para o fabrico em série da totalidade dos acessórios para distribuir pelos concorrentes que se inscrevam no Troféu Ford Transit.
A próxima reportagem referir-se-à à parte correspondente ao habitáculo, onde se fornecerão as cotas para que cada um possa construir o interior da sua Ford Transit.

Nurembergue 2012 - Slot.It

Não há dúvida de que na Feira de Nurembergue, o R18 da Audi assume o lugar de protagonista maior no Stand da Slot.It.
 Enquanto a concorrente NSR jogou forte na antecipação deste modelo e anuncia já o Modelo da Toyota que participará este ano em Le Mans, a Slot.It só nos consegue ainda mostrar este modelo, num estado atrasado de protótipo.
 Contudo, sabendo nós do que são capazes e sendo já possível perceber que virá equipado e foi estudado segundo os seus últimos conceitos de evolução, este R18 transformar-se-à rapidamente numa referência no campo dos modelos da Categoria LMP1.
 De linhas muito similares às do R18 já nosso conhecido, a diferença far-se-à sem dúvida, no campo dos desempenhos dinâmicos, já que os conceitos entre ambos são bem divergentes.
 Numa vista de olhos relâmpago sobre cada um deles, não dá de facto para perceber com exatidão, onde se encontram as principais diferenças ao nível da sua carroçaria. Mas nesta imagem superior do modelo e à semelhança do já acontecido com o Lola que ainda não nos chegou ao mercado, a carroçaria não se encontra deformada para receber a cremalheira, coisa que não acontece no Audi da NSR.
 Portanto também aqui este fabricante tenta primar e manter-se à frente, apesar de ter perdido na batalha da surpresa.
 Em baixo é percetível o novo sistema de patilhão que a Slot.It desenvolveu para as suas últimas criações.
 Em baixo, percebe-se que o sistema Anglewinder lhes permite evitar as deformações do capôt-motor. Vê-se também o sistema de suspensão que funciona nos braços laterais do berço do motor.

 Avançados parecem encontrar-se os inesperados Porsche 911 GT1 98, sendo já apresentadas várias versões.

Do Mc'Laren F1 GTR, surgirá o segundo modelo oficial da participação em Le Mans em 1997.

Também são mostrados um novo Ford GT40 já visto em Igualada mas ainda não chegado às bancas e um novo Alfa Romeo 33.

Loucuras


 Há já quem esteja a pensar transformar isto, ....



 ......  nisto........

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Este fim-de-semana, está a ser uma MOCA

Mesmo antes das grandes sensações proporcionadas pelos Grupo 2 de Slot sábado à tarde, durante a manhã e numa deslocação ao Circuito Vasco Sameiro, Pedro Martins, um amigo meu que andou já também pelo mundo dos Slot Cars, permitiu-me que desfrutasse de uma voltas no seu Ford Escort MKII, um verdadeiro grupo 1.

 Num parque recheado de belíssimas máquinas que passam por nós numa autêntica pastilha, foi-me possível desfrutar de valentes Slides e até incursões por fora da pista. Foi uma verdadeira MOCA.
Confesso que estava a precisar de reviver tempos antigos, estar por dentro do mundo automóvel, como na época em que Hernani Castro Lopo se sagrou Campeão Nacional de Velocidade com o seu Honda Civic VTI e que nessa altura a sua carreira era estruturada e organizada por mim. Foi também com ele que desfrutei das verdadeiras incursões pelo automobilismo, quando fui seu co-piloto e onde para o meu palmarés, ficou um sétimo lugar à geral no Rali Vinho Alvarinho, o primeiro dos carros atmosféricos e apenas com 1300 cc de cilindrada.
Obrigado Pedro.
Depois foi curtir as restantes máquinas como o Porsche dos irmãos Vallejo por exemplo, que embora totalmente branco, ainda era possível ver .....

 ....... no óculo traseiro, um pequeno autocolante da Formula Kit.

 Seguiu-se o espetáculo, com grande show deste piloto do Porsche.

 Outros houve igualmente capazes de animar o público que apesar do frio, não arredou pé.

 No parque, iam-se vendo algumas pequenas bombinhas.....

 .... ou grandes bombaças.

Belíssimo fim-de-semana.....para mim, claro!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Campeonato Grupo 2 - 3ª Prova - Guerra de nervos

De cortar a respiração..........
 É de facto o que se pode dizer acerca do que se passou nesta terceira prova do campeonato de Grupo 2.
Mas as surpresas foram algumas, como por exemplo a entrada de 2 Ford Escort MKI, por parte de Augusto Amorim e José Eduardo e do Fusca com que Rui Costa nos brindou nesta prova, por troca com o Ford Capri com que alinhou na prova de abertura deste campeonato.
Após a qualificação, na primeira manga ficaram com o melhor registo Bruno Martins, seguido de Hugo Figueiredo, Rui Costa, Luís Pedro que trocou o Volkswagen Golf pelo BMW 2002 e a fechar, José Eduardo que não chegou sequer a realizar a qualificação.


 José Eduardo, Luís Pedro, Rui Costa, Bruno Martins e Hugo Figueiredo.
Iniciada a manga, Bruno Martins, José Eduardo, Hugo Figueiredo e Rui Costa mostram elevado andamento, embora Rui Costa se debata novamente com um punho inapropriado para competir com este tipo de carros, acabando por pagar caro, com elevado número de saídas, no seu Fusca Made in Brasil. Mais para o fim, era também Hugo Figueiredo que fazia das tripas coração para conseguir dominar um BMW que se começou a mostrar complicado de conduzir. Luís Pedro,uma vez mais a estrear um carro pouco desenvolvido, acabava por ficar na última posição, enquanto Bruno Martins levava a melhor sobre José Eduardo num fantástico Escort, por uma volta, o que demonstra o equilíbrio existente para o topo da classificação. Depois foi ficar a aguardar pelo resultado dos concorrentes seguintes, para descobrir onde ficariam na classificação geral.
 E para a segunda manga e com a Pole Position, encontrava-se Paulo Mendes com o seu fantástico Porsche 911S. Augusto Amorim surpreendia também ao impor o seu Escort à armada BMW, onde Emídio Peixoto via pela primeira vez a sua supremacia, a correr risco, fazendo o terceiro tempo. Rui Mota e Carlos Alvim seguiam-se-lhes, tendo também surpreendido ao conseguir partir para a prova, integrados nesta manga.

 Rui Mota, Augusto Amorim, Emídio Peixoto, Paulo Mendes e Carlos Alvim.
Esta manga foi verdadeiramente uma batalha para homens de barba rija, já que a insistente troca de posições foi uma constante, num equilíbrio de andamentos só quebrado na ante penúltima manga, quando Paulo Mendes resolveu definitivamente destacar-se . No entanto, para as restantes posições nada parecia estar definido. Mas deu-se o golpe de teatro, quando Paulo Mendes no decorrer da penúltima calha vê o seu Porsche subitamente a ficar com um estranho desempenho, seguido da perda do eixo da frente. Obrigado a parar, perde voltas preciosas que o relegam para a terceira posição, logo atrás de Augusto Amorim. E na guerra pelo lugar mais alto, era Emídio Peixoto que puxava dos seus galões ganhando alguma vantagem. E ficava tudo por decidir para a última calha, enquanto mais atrás um pouco, Rui Mota e Carlos Alvim se entretinham numa luta entre os dois em que raras foram as vezes em que mais do que uma volta, foi a diferença entre estes dois lutadores.
Na última calha, enquanto Emídio Peixoto consolida e confirma a vitória, é Rui Mota que mais beneficia dos azares alheios acabando em segundo ex eco com Paulo Mendes, seguido-se-lhes Carlos Alvim também com um excelente desempenho nesta prova. Augusto Amorim atrasa-se definitivamente, depois de paragem forçada.
 E foi no mesmo metro e com o mesmo número de voltas que Paulo Mendes e Rui Mota finalizam, conforme se mostra na imagem de cima, assim como com o mesmo número de metros mas mais uma volta, que Rui Mota leva a melhor sobre Carlos Alvim.
 E o equilíbrio existente nesta terceira prova foi tal, que entre segundo e sexto, a diferença ficou em 2 voltas apenas. De facto notável e plena de garra e nervos esta fantástica luta entre carros de Grupo 2, que tanto cativa tanta gente. E foi desta vez maior o número de participantes a aderir, embora se tenham ainda registado ausências de vulto, como António Maia e Francisco Matos. De notar o desempenho menos conseguido nesta jornada por parte de Hugo Figueiredo, que acabou por lhe valer a nona posição apenas.

O Pódio dos carros e respetiva classificação, onde o BMW de Emídio Peixoto já leva três vitórias em três participações, apesar de ter já sentido grande concorrência por parte do Porsche de Paulo Mendes.


E no pódio, parece que Emídio Peixoto deveria estar a dizer algo como "Olha,pensava que ia ganhar esta!!......".
Um pódio curioso, onde Emídio Peixoto o vencedor, se sentiu ladeado por Rui Mota e Paulo Mendes, ambos segundo classificados.
Saíndo com a primeira posição do campeonato reforçado, Emídio sente agora forte oposição da parte de Paulo Mendes.
Assistiu-se a uma excelente jornada, a que dificilmente se consegue assistir.
Parabéns.....