sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Não é que existiram!!

 Com a prestimosa colaboração de Rui Queirós, aqui estão imagens que comprovam a existência actual e na sua verdadeira época, de alguns casos da existência do interssante Alfa Romeo Silhueta.

 Se na actualidade anda um destes raros exemplares, na sua época eles existiram mas num estado bem artesanal.


 Estes malucos Alfa Romeo, devem ter feito as delícias de alguns, na saudosa década de 70.

 Mas parecia faltar algo a estes modelos, que os tornassem verdadeiramente agressivos.
Obrigado Rui Queirós, uma vez mais.

Memorial Manuel Boticas

Mais uma vez iremos cumprir o habitual Memorial, dedicado a um dos mais carismáticos praticantes que passaram pelo Slot bracarense. Manuel Boticas foi um ímpar praticante da nossa querida modalidade, que em muitos de nós deixou profundas vivências.
E esta irá ser a festa em sua honra, vivida por quem com ele privou e por aqueles que não tiveram de facto oportunidade do inusual convívio que o nosso "Manel" nos proporcionava.

No final da Resistência de 4 horas, haverá lugar à também habitual entrega de prémios relativa à prova e restantes campeonatos desta época, o que acontecerá em  ameno convívio num restaurante desta cidade.

Até lá então!

Slot Racing Company

 Slot Racing Company é a marca de um novo fabricante que se encontra para chegar ao mercado comercial, muito brevemente.
Embora com uma lista interessante onde consta uma diversificada temática sempre com modelos de campeonatos idos, a aposta para a edição do seu primeiro modelo, recaiu num dos históricos da Porsche, o 907 LH ou cauda longa. Constam em programa, as restantes versões que contemplam também as versões cauda curta ou conhecidas também simplesmente por K.
 Modelo de elevadíssimo interesse para os fãs da marca, permitirá a chegada de muitas outras e mais interessantes versões, como por exemplo, a passagem para a série 908, onde se enquadrará o modelo que participou em Le Mans no ano de 1969 e discutiu a vitória até ao baixar da bandeira de xadrez.
 E que dizer então desta nova produção? A parte mecânica manter-se-à uma verdadeira incógnita, já que não nos foi mostrado até agora, rigorosamente nada. Temos então disponíveis, as imagens exteriores deste belo exemplar. A frente será o ponto mais fraco, já que se mostra demasiado elevada e larga relativamente à realidade. A parte da capota na sua parte mais à retaguarda, deveria deter uma linha já descendente, o que não acontece, mas talvez esses pormenores escapem em absoluto à grande maioria dos próprios fãs, o que fará certamente dele, um belíssimo modelo, o que na verdade, não deixarei também de concordar.
 A qualidade dos pormenores, salta à vista. Preocupados com o nível de acabamento geral das suas produções, sem dúvida que proporcionam uma mais valia.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Racer / Sideways - Os novos Ford Capri

 
 A italiana Racer por intermédio da sua linha Sideways, irá prosseguir com novas edições do fantástico Ford Capri Gr.5
 Inesperado mas interessante pela decoração que ostenta, encontra-se uma série especial a ser editada também em embalagem condizente desta recente criação.
Limitada a 1000 exemplares e sob as cores da tabaqueira "John Player Special", será uma criação para chegar aos mercados brevemente e a par da próxima mas esperada, sob as cores da "Mampe".
Será que muitas outras se seguirão?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Clássicos Históricos - Ninco

 O fabricante espanhol Ninco, tem-se mostrado cada vez mais, pouco interessante frente a uma revolução de modelos competitivos que um pouco por todo o lado têm penetrado no mercado.
 Mas os praticantes de Slot sabem que as suas produções, à excepção da série Ninco 1 que se tem mostrado fortemente intragável, vão conseguindo manter um equilíbrio bastante aceitável no referente às performances da generalidade dos seus modelos.
 Os modelos Clássicos têm-se mostrado comprovadamente nesse patamar dos modelos que nos conseguem ainda dar, algum prazer competitivo. Contudo, parece terem assumido um lugar no "sótão" do esquecimento.
 Uma pena afinal, porque dotados de motorizações que não necessitam de grandes resultados de ponta, conseguiriam proporcionar alguma competitividade interessante. Associa-se a isso, a ainda variada lista de oferta que a Ninco consegue disponibilizar.
 E porque não, reavivar a memória através destes engraçados modelos de comportamento perfeitamente aceitável? A sua preparação rejeita os onerosos materiais de que outros campeonatos não se livram e esse será outro dos importantes aspectos a que deveríamos estar atentos.
As marcas e os modelos, parece poderem agradar a um grande número de apaixonados. O que faltará então?
 Embora malta, a matéria prima anda por aí!

Alfa Romeo Silhueta

O fabricante Carrera, editou esta interessante versão do bonito Alfa Romeo 2000.
 Trata-se de uma curiosa e pouco conhecida versão silhueta, sobre a bonita carroçaria do Alfa GTA. Um grande spoiler frontal e um ainda mais proeminente aileron, conferem-lhe uma ímpar imagem deste modelo italiano.
Para que servirá, pouco saberemos dizer, mas ficará sempre muito bem, a par da restante linhagem que nos tem surgido através de outros fabricantes.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os 935 da Porsche, vencedores de Daytona

O modelo 935 da Porsche, detém um palmarés invejável, somando vitoriosa presenças nas mais distintas competições do desporto automóvel.
 Daytona acabou por ser um dos terrenos de eleição para este modelo, que através dos tempos foi sofrendo as habituais mutações que o deixavam no top dos mais competitivos automóveis de cada uma das suas épocas.
 O primeiro ano que Daytona viu um destes modelos registar a passagem pela bandeira axadrezada no primeiro lugar, aconteceu em 1978. Tratava-se da versão desenvolvida no ano transacto e que por essa razão, recebia a designação de 935/77.
 A equipa "Brumos", uma habitué das lides americanas, era quem se estreava com este modelo a sagrar-se vencedora da clássica resistência americana.

 1979 via a repetição da vitória, através de um modelo em tudo igual ao de 1978, tendo agora recebido a designação de 935/79. Mudava a decoração e a equipa passou a ser a "Interscope Racing" a brilhar ao mais alto nível.



 1980 registava pelo terceiro ano consecutivo a vitória desta sigla da marca alemã. No entanto, uma versão nova e inscrita pela equipa "L&M Joest Racing " fazia valer os novos argumentos introduzidos nesta versão da Porsche e que passou a chamar-se 935J.
Com um total de 4,418.615 km, aproximou-se bastante do record até então conseguido, estabelecido em 1970 pelo Porsche 917K que percorreu a mesma com um total de 4,439.279 km.



 E 1981 via a continuidade da supremacia alemã impor-se em Daytona. Pela primeira vez, um 935 K3 fazia valer novos argumentos. Uma linha remodelada e uma mecânica mais apurada, acabariam por se tornar a impor.
 Uma magnífica linha aliada a um look decorativo interessante, permitiam à tripla B. Garretson/B. Rahal/B. Redman, registar a quarta vitória consecutiva para o modelo 935 e inscrito desta feita pelo team "Garretson Racing/Style Auto".
No entanto o record conseguido continuava na posse do antigo 917,  tendo este novo êxito ficado bastante aquém da Kilometragem conseguida no ano anterior.


Inscrito pela "JLP Racing", este 935 que recebeu a designação de 935 JLP3, havia de estabelecer uma nova Kilometragem absoluta em 1982, tendo vencido com um total de 4,443.334 Km. Pela mão de um 935, o record do Porsche 917K que havia perdurado por 12 anos, havia chegado ao fim. Mas mais importante do que isso, é o facto de perdurar até aos dias de hoje, o que perfaz um total de 30 anos. Verdadeiramente notável, vem confirmar o quanto importante foi este modelo no seio da marca alemã.
Desenvolvido para os campeonatos IMSA e tendo-se partido duma base de um K3, esta equipa desenvolveu este Porsche tendo-o modificado bastante, apesar da grande próximidade de linhas com a versão que lhe serviu de base.
Uma traseira mais alongada e portas que quase faziam o alinhamento com os guarda-lama, distinguem-no da habitual linha dos 935 K3. Contudo, a secção frontal foi igualmente alvo de algum desenvolvimento dos fluxos aerodinâmicos.

1983, continuou a assistir à consagração de mais uma versão desta série. Tendo recebido a designação de 935L e inscrito pela "Henn's Swap Shop Racing", este modelo com forte inspiração na versão 935 Moby Dick, haveria de estabelecer a 6ª vitória consecutiva para um modelo 935, em Daytona.
Embora muito aquém do record absoluto desta prova, tratava-se de uma brutal versão de competição.

De facto o modelo 935 representa no seio da Porsche um marco de extrema importância. Os seus inúmeros desenvolvimentos, provam o quanto a base do modelo 911 teve para dar à marca. E quanto a mim, isto foi o extremo do desenvolvimento que se conseguiu atingir, partindo-se de um simples 911. Há modelos que nascem bem e este é um desses belíssimos exemplos.