quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Novidades NSR

 A NSR surge também neste início de ano, com algumas novidades que vão para além da simples alteração cromática que passa pela decoração dos modelos.
E relativamente ao modelo 917K da Porsche, uma nova decoração do Team de John Wayer, pertencente ao modelo com o dorsal 22.

Mas este agora chegado, surge com a possibilidade de regulação do eixo da frente, através da comum existência de parafusos na parte inferior do eixo da frente.


Optando por esta mesma filosofia, surge uma nova decoração para o modelo rei deste fabricante, o Mosler.

 Mas a grande novidade é a chegada da versão de 1971 do Porsche 917K, um modelo cujo capôt traseiro contempla duas derivas verticais e permite uma via traseira ligeiramente mais larga.
 As imagens mostram-nos apenas o protótipo, mas brevemente far-nos-ão chegar esta interessante máquina alemã.

24 Horas Slotcar Trofa 2013


É este fim-de-semana que decorrerá a primeira resistência de 24 Horas de 2013. Numa iniciativa levada a cabo pelo Clube Slot da Trofa, a prova decorrera com a participação de 16 equipas, três das quais oriundas de Espanha. A prova decorrerá no pavilhão dos Bombeiros Voluntários daquela terra e contará com duas pistas de 8 calhas cada, de maiores dimensões do que as dos anos anteriores e também com um novo traçado.


                          Lista de Inscritos                       

01 - GT Team / ART Slotcars
02 - SCCL-Proslotcars
03 - ART Slotcars
04 - Slot Clube de Matosinhos Jr
05 - Dimaxe Rias Baixas I
06 - Just For Fun
07 - Dimaxe Rias Baixas II
08 - Meta Clube
09 - Slot Arrábida / Kaizen
10 - Aloyshop
11 - Clube Slot Trofa I
12 - Clube Slot Trofa II
13 - Absolute Beginners
14 - Calha a Todos
15 - CAT Racing Team
16 - Slotspot

Um marco neste Blog



Este Blog, "Slot Outra Dimensão", ultrapassou já o histórico número das 100.000 visitas.

Muito obrigado a todos quantos com a sua visita, participação e colaboração, têm ajudado a manter a chama acesa.
Aqui tenho trazido parte dos acontecimentos de importância mundial regional e local, como forma de satisfazer os fieis seguidores que nos têm acompanhado nas aventuras slotísticas com que nos temos vindo a entreter nos últimos anos.

 Um enorme obrigado sem excepção, a todos os maravilhosos leitores que nos têm vindo a seguir, de perto ou de longe.
OBRIGADO!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brincadeiras de fim-de-semana - Circuito Vasco Sameiro

Decorreu mais um fim-de-semana automobilistico no Circuito Vasco Sameiro em Braga, numa iniciativa do Clube Automóvel do Minho. Podia-se participar com o seu carrinho do dia-a-dia numa prova de regularidade, ou então, no Rali Sprint, uma espécie de mini-rali que consistia em fazer o Kartódromo e o Autódromo, numa primeira fase no sentido do ponteiro dos relógios e numa segunda fase, ao contrário. Aqui, os automóveis já eram outros.
 Kartódromo

 Autódromo - Duas vistas - Em cima o final da recta e em baixo, a entrada na recta
Ao meio, a pista do aeródromo

 Fui convidado a participar por um grupo de amigos que habitualmente se juntam para umas brincadeiras por aquelas bandas. Como eu até já tinha feito uns ralis a sério como pendura, pensaram eles estar a contratar um "profissional". O carro, um Porsche, não poderia ter sido outro, um 944 já com alguma rodagem em cima mas que continua sem sentir o peso dos anos, numa primeira fase, com pneus fracos e um banco de pendura a balançar a cada aceleração e a cada travagem, permitiam um comportamento absolutamente catastrófico, considerando sobretudo que no sábado, a chuva lá ia deixando a pista bastante molhada.
 Mas para a tarde de sábado, o incansável Pedro Martins e a sua capacidade de verdadeiro desenrasque, lá desencantou uns pneus melhorzitos que permitiram na verdade, uma substancial melhoria, tanto na frente do Porsche que conseguia deixar-se levar para onde o piloto queria, como na traseira, que acabou também por tornar-se muito mais previsível. Um dos craques da equipa, o louco Gonçalo, ainda teve oportunidade de testar aqueles pneus e confirmar que o Porschezito já não estava assim tão mau.
Depois de um verdadeiro serão para fixar o banco do pendura, mas que não resolveu o problema da baket do piloto, o carro lá ficou a dormir, a recuperar forças para o dia seguinte. Mas o banco do piloto deixou o Luís Aguiar, o piloto, e a mim também, em verdadeiro apuro ainda no sábado de manhã, quando treinava-mos a terceira passagem. Trata-se de um piloto de pouca estatura e este Porsche é conduzido por pilotos bem mais altos. Este carro faz algumas resistências e o banco parece ter perdido a resistência original para se fixar onde a gente deseja e assim que partimos para a pista, o seu banco correu totalmente para trás, tendo o Luís quase ficado sem chegar aos pedais. O susto levou-nos a parar na berma da pista e a desenrascar de qualquer maneira a situação. Ficou sem posição de braços e a conduzir com a ponta dos pés. Se a isto somar-mos uma pista molhada e uns pneus altamente escorregadios, poderão fazer uma ideia do desconforto gerado naquele herói.
Luís Aguiar, o piloto

Luís Aguiar e eu, o pendura

No evento participaram uma infinidade de máquinas, umas verdadeiras, outras nem tanto...
Mas o parque encontrava-se recheado de verdadeiras glórias de outros tempos.

Não faltava a maravilhosa carripana de Abel Marques, o homem do Autobhianchi Abarth, ou algumas máquinas verdadeiramente artesanais, como este "mata-velhos" com uma motorização surpreendente.




Mas chegou o domingo e o nosso Porsche também lá quis estar. E esteve. (note-se - não é o da imagem de baixo).
Lá partimos para a nossa aventura e o Luís lá se adaptou a uma baket que oferecia muito pouca confiança, mas por incrível que possa parecer, também não comprometeu muito. Tirando o facto de não se encontrar na posição ideal, pelo menos não chegou a deslocar-se como havia acontecido nos treinos.
Mas o incrível e inexplicável, aconteceu e ditou que viéssemos a ocupar ao fim da primeira passagem, a última posição. Pois foi.
Depois de acertado a hora do meu telemóvel em casa pela hora PT, depois de ter confirmado a hora pelo relógio da organização, depois de ter batido a hora certa pelo controlo de partida, no final do troço, estivemos à espera das 10.55 para controlar. Qual foi o nosso espanto, quando o controlador que nos avisa que penalizamos pois já eram 11.00. Foram 5 minutos para penalizar, o que nos arruinou definitivamente e nos colocou na cauda da classificação.
Mas o desânimo não nos abalou, afinal até estávamos a brincar a feijões e lá continuamos a nossa brincadeira, sentindo eu que o Luís a cada passagem, mais atrevido ia ficando. Chegou a hora de por a minha pouca experiência em campo e lá lhe fui dando as notas que não permitiam que se viesse a exceder. Sim, é que nos fartamos de ver malta batida por todo o lado.
Este piloto que me trouxe de casa até ao autódromo e do autódromo até casa sem nunca passar dos 70 Km/h, lá dentro, bom, lá dentro não se intimidava nada com as potencialidades do carro alemão. A cada classificativa, ia percebendo a sua auto confiança a aumentar e os tempos a baixarem.
Mas apesar dos seus gloriosos esforços, não fomos além da penúltima posição. Atrás de nós, apenas um 205 a gasóleo e duma equipa feminina, mas aqui faço mea culpa, já que tudo se deveu a um inexplicável erro que dependeu de mim.



Mas soube muito bem esta brincadeira, apesar das desvantajosas características para o nosso Porsche, já que andar à chuva e num kartódromo de bombardeiro 944, não é mesmo para todos. Lembrem-se que ali não existe direcção assistida nem ajudas electrónicas, apenas adrenalina pura...

Obrigado Luís, obrigado Pedro Martins e obrigado Gonçalo por me terem proporcionado este fim-de-semana. Ah, não esquecer também um agradecimento ao Rui Queirós que ainda nos fez alguma companhia.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ford Capri - Slot Racing Company


A SRC continua a surpreender, com uma quantidade de modelos editados, em tão pouco tempo. Ainda à pouco editada a primeira versão do Ford Capri Gr. 2 e eis que captamos já também, imagens do Capri MKI 3.0 V6 participante na edição de 1973 da Clássica de Le Mans.
Teve como pilotos a tripla Dieter Glemser/John Fitzpatrick/Hans Heyer, mas viu-se batido pela rival BMW, tendo mesmo visto o final da prova antecipado, com uma desistência.
Igualmente com bom aspecto, é pena não dispormos ainda de mais imagens que nos mostrem melhor este quase sagrado modelo da Ford, da década de 70.

24 Horas Slotcar da Trofa - 19 e 20 Janeiro 2013

É já no próximo fim-de-semana que se vai levar a efeito a primeira maratona do ano, numa iniciativa levada a cabo pelo Clube Slot da Trofa.
As 24 horas serão cumpridas com os modelos do Grupo C do fabricante Slot.It, modelos que fizeram já prova de excelente competitividade. Tendo como participantes na lista de inscritos a nata do Slot nacional, espera-se uma vez mais grande competitividade entre as equipas que disputarão a primeira posição, onde não faltarão também os espanhóis da equipa "Aloy Shop".
Mais um grande fim-de-semana para os apaixonados amantes dos Slot Cars.

Lancia Stratos - Ninco

Boa notícia esta trazida pelo fabricante Ninco, ao ser o primeiro fabricante a trazer-nos o um molde novo para o ano de 2013. E que molde, já que o Lancia Stratos foi um dos mais carismáticos modelos de Rali, apesar de sistematicamente esquecido pelos fabricantes de modelos em plástico, para além da SCX há já muitos anos. Se em resina era já conhecido, dos fabricantes da nova era, ainda ninguém se havia lembrado ou disponibilizado a recriá-lo para o Slot. Em boa hora a Ninco o faz e certamente poucos deixarão passar em claro esta oportunidade de o juntar nas suas colecções e participações.
Obrigado Ninco.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Slot.It - Porsche 962C IMSA

São já conhecidas as primeiras imagens do novo modelo da Porsche e de produção do fabricante Slot.It. E enquanto a Mr. Slot Cars prometia e não cumpriu, esperam-se agora mais versões dos campeonatos americanos deste mesmo modelo, através da Slot.It. Este ao que dá para perceber, está muito apelativo.