quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Scaleauto e o BMW Z4

 A Scaleauto fez-nos já chegar o anunciado BMW Z4 GT3, cuja versão recaiu na da apresentação do mesmo, pela marca bávara.
 Possuidor de uma das frentes e uma das traseiras mais bonitas do mundo dos GT's, este modelo foi também muito bem conseguido pelo fabricante de Slot Cars.
 A decoração escolhida para primeira referência por parte da Scaleauto, a meu ver, foi também uma belíssima aposta, já que se trata de uma versão simples mas muito bem conseguida e onde as cores de competição associadas à sigla "M" da BMW, lhe dão um toque muito especial.
 Os pormenores não foram descorados, como são os casos dos ganchos de reboque tanto à frente como atrás. As redes na parte inferior da carroçaria e em ambas as extremidades, também não foram esquecidas. A ancoragem do aileron ao pára-choques, é um pormenor que em futuras realizações sofrerá alteração, pois existem versões mais recentes onde este se apoia directamente na tampa da mala.
 A qualidade das jantes, é um dos soberbos pormenores que poderemos gabar. Excelente reprodução que vem complementar pela positiva, um modelo que por si só já era muito interessante.
De mau poderemos apontar a falta de casamento entre o alinhamento do diâmetro das rodas com o das cavas da carroçaria. Este pormenor faz-se notar melhor, do lado direito do modelo onde sobretudo a roda traseira surge notóriamente mais recuada.
No geral nota muito positiva, já que mecânicamente, o chassis é também ele muito bom.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Liga Clubes 2013 - Primeira prova, vitória para o Slot Clube do Porto

Teve início na pista do Slot Clube do porto, a primeira das provas que compôem a liga de Clubes, um campeonato que agrega alguns clubes a norte de Aveiro e que se rege pelo regulamento que orientará a final nacional espanhola, cujas três melhores equipas portuguesas asseguram a sua presença nesse mesmo campeonato.
 Para este ano, o regulamento admite uma variedade de modelos que vão desde os GT´s até aos LMP. Por essa razão, a escolha dos modelos foi difícil e variada por parte dos clubes. No entanto, o modelo da Slot.It, o Porsche GT1 EVO 98, acabou por ser o preferido pela maioria das equipas em presença.
 Notou-se a ausência da equipa Slotspot de Aveiro, o que acabou por ditar também que a mesma decorresse ocupando apenas sete das oito calhas disponíveis.
 Os habituais momentos de convívio que ajudam sempre ao agradável ambiente que invariavelmente se vai vivendo, ficam também registados em memória e em imagens.

 A hora das verificações técnicas, é sempre um dos momentos fortes das provas, com alguns dos preparadores a sofrerem de algum stress. Outros, ..... nem tanto.....
 Modelos verificados e montados, passam para o parque fechado aguardando o período da tarde, onde todos os momentos determinarão o resultado final da prova.
Os Clubes Slot Clube do Porto (Absolute Beginners), Meta Clube, GT Team/ART e ainda Slot Clube do Porto (Winprovit) acabariam por optar pelo novo Porsche da Slot.It, enquanto o Clube Slot da Trofa apostava no Mc'Laren do mesmo fabricante, o Slot Clube de Matosinhos acreditava no Nissan ainda da Slot.It e os Drink Team, perdão, os Dream Team, a segunda equipa do Clube Slot da Trofa, apostava no Saleen da Arrow Slot.
 A qualificação parecia mostrar que a supremacia se encontrava no Mc´Laren, já que os trofenses averbariam o melhor registo da qualificação, seguidos dos homens da casa, num dos Porsche presentes. Também o Nissan do Slot Clube de Matosinhos se mostrou bastante próximo dos melhores registos, o que indiciava grande nível de andamento entre a variedade de modelos presentes.

 Escolhidas as calhas, era a vez dos pilotos ocuparem também os seus lugares para a batalha que se adivinhava, bem disputada.

 Completada a primeira das calhas e embora a Winprovit surgisse à cabeça da classificação, comprovava-se o grande equilíbrio já que o GT Team completava a mesma com o mesmo número de voltas, enquanto no terceiro lugar, a segunda equipa do Porto registava apenas menos duas voltas.

 A segunda manga registava a continuidade da Winprovit à cabeça da classificação com mais uma volta do que a sua rival caseira da Absolute Beginners. Esta última, via-se apoquentada com o desempenho do Clube Slot Trofa que registava no final o mesmo número de voltas. Com menos uma do que os terceiros classificados, encontrava-se o GT Tam/ART. Era notório que começava ficar em suspense o desfecho que a prova viesse a ter.

Para a terceira manga, a Winprovit cedia pela primeira vez a posição, mostrando os homens do Clube Slot Trofa ao que vinham, assumindo a liderança que a par do GT Team/ART, finalizavam ambas com o mesmo número de voltas. Por seu lado, era também a Absolute Beginners que se sobrepunha aos até então, comandantes. Uma calha menos conseguida, levava a Winprovit à quarta posição a sete voltas do Clube Slot Trofa. Dream Team, Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube tornavam a atrasar-se relativamente à cabeça da tabela de classificação, fruto de azares, falta de eficácia dos seus modelos e ainda por falta de experiência por parte dos homens de Guimarães, o que os fazia manter as posições relativas.

No final das mangas, os pilotos não tiravam os olhos do placard dos resultados.

 A quarta manga ditava agora que quem assumia a liderança, era o GT Team/ART. Sem dúvida, ficava aqui a prova do enorme equilíbrio que se vivia e a enorme incerteza relativamente ao desfecho. A troca de posições fez-se entre estes e o Clube Slot da Trofa que passava a segundo e os Absolute Beginners mantinham o terceiro posto, bem como as restantes equipas.

 O final da quinta manga ditava que com uma diferença de 2 voltas sobre os Absolute Beginners, o GT Team/ART ainda se conseguia manter na primeira posição, enquanto o Clube Slot da Trofa descia ao terceiro lugar. Não havia dúvidas de que a incerteza estava instalada até ao final da prova. Entretanto, era o Dream Team que obrigava por troca consigo, a Winprovit a descer mais uma posição. A diferença no entanto, era reduzida e de apenas 2 voltas. Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube, mantinham-se na cauda a fechar a classificação.

A sexta manga registava nova reviravolta e desta vez, os Absolut Beginners assumiam pela primeira vez a primeira posição, comprovando a excelente recuparação que vinham fazendo e a excelência das prestações que vinham assumindo. Relegavam o GT Team/ART para a segunda posição e com uma diferença de cinco voltas. O Clube Slot da Trofa mantinha a diferença de dez voltas para o GT Team/ART e mantinha a terceira posição, assim como era também mantida a restante classificação geral.
Partia-se então para a sétima e última calha com alguma apreensão, apesar da vantagem se encontrar do lado dos comandantes, pela teórica melhor calha de que iriam usufruir.

 E assim aconteceu, com os Absolute Beguinners a sagrarem-se vencedores com margem folgada, já que esta foi dilatada para as onze voltas relativamente aos segundo classificados, os bracarenses do GT Team/ART. Apesar da recuperação do Clube Slot da Trofa sobre os bracarenses, a surpresa veio da Winprovit que se sobrepôs aos trofenses, relegando estes para a quarta posição.
As restantes posições mantiveram-se sem qualquer alteração.

 Acabamos assim por constactar uma  surpreendente supremacia por parte dos Porsche da Slot.It, onde três dos quatro participantes vieram a ocupar os três lugares do podium.



 7º Classificado - Meta Clube

 6º Classificado - Slot Clube Matosinhos

 5º Classificado - Dream Team

 4º Classificado - Clube Slotcar Trofa

 3º Classificado - Winprovit /SCP

 2º Classificado - GT Team/ART

1º Classificado - Absolute Beginners/SCP

Tratou-se de uma das provas deste campeonato, melhor disputadas e com enorme incerteza até ao final. Lamenta-se a ausência da equipa Slotspot, pois temos a certeza de que mais disputada teria sido.

Parabéns aos excelentes vencedores em particular e a todos os participantes em geral.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reina a apreensão, neste Blog - ALERTA

Este Blog,  "Slot Outra Dimensão", tem o dever de participar aos leitores e seus seguidores, que se encontra presentementemente infectado com um bloqueio electrónico, razão pela qual alguns dos leitores se têm visto incomudados com alertas de gravidade de infecções informáticas.

Sem que se tenha ainda conseguido qualquer descoberta no sentido de resolução do problema, aconselha-se que seguidores e leitores se precavenham com cuidados acrescidos, no sentido de se salvaguardarem de quaisquer infecções de gravidade maior.

Pelo facto, pedem-se desde já desculpas, com a certeza porém de que nos encontramos completamente alheios à situação despoletada.

Liga de Clubes 2013 - É já este fim-de-semana

É nas instalações do Slot Clube do Porto, que se dará início a mais uma edição da Liga de Clubes de Slot. Amanhã, sábado 16 de Fevereiro, equipas do Porto, Aveiro, Trofa Guimarães e Braga, começarão mais um campeonato que dará acesso como habitualmente, a uma final em Espanha, mais própriamente em Igualada.

Força e boa sorte a todos.....

Montado para não andar - Porsche 959 MSC

Em 1983, a Porsche lançava nas exposições mundiais, o seu novo Concept Car, um modelo que se integraria no Grupo B e que se mostrava a todos os níveis, revolucionário. Este projecto que se havia iniciado em 1981, para além de possuir tracção integral, encontrava-se equipado com um motor bi-turbo de 2.847cc e encontrava-se também equipado com uma caixa de 6 velocidades.
 A sua produção começou depois em 1986 e findou em 1989. No total da sua existência em linha de montagem, foram produzidas 337 unidades onde a curiosidade maior se prende com o facto deste carro não poder circular nos Estados Unidos, uma vez que nunca ali chegou a ser homologado como veículo de estrada. Com um total de 1450 Kg, era capaz de prestações notáveis, sendo capaz de cumprir os 0-100 Km/h em 3,7 s. Dos 0 -200 Km/h, necessitava apenas de 13 s e o 1º Km percorria-o em 21,6 s.
 Um dos segredos deste ícone da Porsche encontra-se neste berço, onde o duplo turbo proporciona valores fora de série. O seu equilíbrio dinâmico é outro dos pontos fortes, ajudado pela tracção integral de que se encontra dotado.
 E chegou a vez desta referência germânica atingir também um bom nível nas produções de Slot. Através da MSC, o 959 chega ao mercado nas cores vermelha e preta e mais tarde chegará também o modelo branco. Mas umas décadas atrás, este mesmo Porsche havia sido objecto de produção pela casa espanhola, Scalextric.
 Entre ambas as produções as divergências são enormes, com grande relevo para a mais actual das reproduções. Muito mais largo e também substancialmente mais baixo, o Porsche da MSC merece os nossos parabéns no que respeita às suas cotas e reprodução.
 Lado-a-lado, parece até encontrar-mo-nos perante reproduções de modelos diferentes, mas não. Pena não se ter pintado de preto os reforços verticais das duas janelas horizontais existentes ao longo da parte mais inferior da frente, pois na realidade estas mais parecem duas estreitas tomadas de ar a toda a largura. Assim, esse efeito perde-se.
 Torna-se brutal a diferença de larguras entre ambos.
 Por comparação, torna-se muito mais cativante o modelo vermelho.
O pormenor menos interessante, prende.-se com a dimensão das jantes. Algo pequenas, não proporcionam grande realismo.
 E mecânicamente?
Aqui já não temos a mesma opinião, acerca desta novidade. O seu chassis é já conhecido, mas as deficiências são gritantes. Equipado com tracção integral por polias, rapidamente percebemos que o eixo da frente não acompanha as rotações do eixo traseiro, chegando mesmo a bloquear. Averiguado o problema, percebe-se de imediato que o eixo não roda livremente nos bronzes da frente, o que requer logo, algum trabalho de desgaste dos mesmo. Mas os problemas não se ficam por aqui, pois este chassis contempla torres de encaixe dos mesmos bronzes, para que se torne possível o trabalho vertical dos mesmos e respectivo eixo. Mas a verdade é que mais parece para inglês ver, já que a psua prisaõ dentro dessas torres é tanta, que quase não mexem. Aqui já é bem mais complicada a resolução, obrigando a grandes trabalhos de entretenimento e "lazer"...... Depois há que trocar alguns dos espaçadores, já que, se uma das rodas se posiciona dentro da carroçaria, a outra encontra-se fora. Claro que é necessário recorrer às nossas caixinhas de suplentes, para que a se encontre a conveniente simetria. Saltando para a traseira, teremos também que rectificar os apertos das folgas, já que tudo se encontra absolutamente trancado. A própria cremalheira merece alguma afinação, já que é composta por dois elementos, a alma (bronze) e a cremalheira própriamente dita (plástico). Depois sim, já se poderá pensar em conseguir-se dar as primeiras voltitas. O chassis é bom, mas que ninguém pense que pode pousar esta máquina na pista e começar de imediato a dele desfrutar, assim que o adquira. Afinal, uma verdadeira vergonha que não se admite nos dias de hoje.
Se calhar, há que repensar nas produções "Made in China".....
 A velha guarda, pelo contrário, requererá apenas que se troquem as palhetas. Depois, complicado pelo sistema integral proporcionado por duas cremalheiras, é começar a contar com muita da sua aptidão para o domesticar dentro do limite do plástico....
 A questão agora é:
- Quando é que a MSC nos proporcionará a máquina do Dakar? Programava-se para ele um chassis especialmente desenvolvido, mas em devido tempo chamei a atenção de que nunca ali caberia. E pelos visto é certo, pois nunca mais nos chega este muito mais interessante 959...