terça-feira, 14 de maio de 2013

Ainda se lembram da "Policar"?

 Agendada para Setembro, encontra-se o ressurgimento da marca italiana Policar.
 Tendo a Slot.It por trás deste projecto, será natural vermos o regresso de alguns modelos da Ferrari, ainda que se anuncie as suas produções, de acordo com outra filosofia.
Aguardemos então .......

Campeonato Grupo C - Augusto Amorim, Campeão...

 Foi sexta-feira passada que decorreu a prova de fecho de campeonato das iniciativas do GT Team Slot Clube, destinado aos modelos do Grupo C.
Esperava-se para esta jornada uma luta intensa, sobretudo entre os novatos das andanças competitivas.
 Para início da quinta e última etapa deste campeonato, tomavam lugar Paulo Mendes, Augusto Amorim, Rui Mota, David Azevedo e Luís Azevedo. Como sempre, Luís Azevedo esteve muito forte, mas teve sempre à perna um combativo Augusto Amorim que tudo fazia para não deixar fugir este líder da prova. No final, entre ambos a diferença de uma volta era registada, o que bem demonstra o sério despique que marcou a luta pela liderança nesta prova. Partindo com uma configuração nada vantajosa no seu Sauber, estava Paulo Mendes a apostar no berço original e motor de caixa pequena. No entanto acabou por ser suficiente para contrariar a anterior subida de forma de Rui Mota e o seu peculiar Mazda. Este último acabou por ter um desempenho menos conseguido do que o habitual, tendo cumprido no final menos duas voltas do que Paulo Mendes. David Azevedo é que também não conseguia o andamento dos mais fortes, sobretudo por não se encontrar na sua melhor forma física, vendo-se ainda penalizado com algumas saídas. Restaria saber, em que lugar se posicionaria em termos de classificação geral, já que a sua luta se prendia mais com os restantes iniciados e que tomariam lugar na manga seguinte. Ficava-se então, na expectativa, enquanto na tabela da liderança da classificação do campeonato, os resultados registados nada alteravam, o que confirmava a consagração de Augusto Amorim como campeão.

 Para a segunda manga alinhavam José Pedro Marques, Miguel Carvalho, Paulo Gonçalves, José Pedro Mota e Mika Monteiro. Mika Monteiro partia com dificuldades acrescidas perante os adversários, já que se estreava neste traçado. Enquanto isso, Paulo Gonçalves confirmava a sua subida de forma como piloto, mantendo um elevado ritmo de corrida, contrariando as aspirações de José Pedro Marques que é um reconhecido piloto de alto nível. No entanto no final, um diferencial de quatro voltas acabou por separá-los. José Pedro Mota que desta vez não se desentendeu com o seu Jaguar, acabaria no final por se sobrepor a David Azevedo, o que complicava as contas deste último na tentativa de se consagrar como melhor iniciado. Miguel Carvalho viria a ser o sacrificado da jornada, quando o seu Sauber resolveu pregar-lhe a partida. E na luta dos azares, também Mika Monteiro entrou nessa guerra, o que acabou por posicioná-los na cauda da classificação.
 E assim, Luís Azevedo conseguia mais uma vitória, enquanto era secundado por Augusto Amorim que viria a conquistar o ceptro final. Paulo Mendes conseguia um brilhante terceiro lugar, ainda que em inferioridade técnica.
Na luta dos iniciados, tivemos um David Azevedo em inferioridade física e um Miguel Carvalho azarado. Mas isso não tirou o brilhantismo de Paulo Gonçalves, já que deu nas vistas a sua rapidez e consistência.
Parabéns a ambos, pois foram merecidas as conquistas conseguidas.

 Uma vez mais , uma notória supremacia dos modelos Toyota da Slot.It, enquanto entre os pilotos, Luís Azevedo e Augusto Amorim demonstravam um andamento impressionante.


 Para o campeonato, as posições invertiam-se , onde a falta de presença numa das provas, não permitia a Luís Azevedo grandes veleidades na conquista do campeonato. Enquanto isso, Augusto Amorim e Rui Mota recolhiam os preciosos pontos de presença em todas as provas.
Parabéns ao vencedor Augusto Amorim e ainda a Luís Azevedo que mesmo com menos uma prova, subiu ao segundo degrau final.
Mais uma excelente jornada foi finalizada e agora, venham os GT's.....

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Campeonato Grupo C 2013 - Quinta prova

Realiza-se hoje a quinta e última prova do Campeonato Grupo C, sob organização do GT Team Slot Clube.
Parecendo que se encontra já antecipadamente definido o vencedor do mesmo, no capítulo dos estreantes, a questão torna-se mais séria e constituirá sem qualquer dúvida, o ponto forte da jornada. Com uma diferença pontual reduzida entre os participantes Paulo Gonçalves, David Azevedo e Miguel Carvalho, espera-se da parte destes, um grande afinco na tentativa de conquista da coroa da glória.
Força iniciados.....e boa sorte.....

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Campeonato GT's


Vão voltar os GT's.
O GT Team Slot Clube vai promover um novo campeonato, pois o que se encontra a decorrer e dedicado aos modelos de Grupo C, terminará esta sexta-feira próxima. É tempo portanto, de dar novo incremento à modalidade. Coube aos modelos da categoria GT, onde se incluem alguns modelos da categoria GT1, dar o passo seguinte.
 Serão três as marcas de fabricantes aprovadas para este novo campeonato, contando-se com os modelos da Slot.It, Scaleauto e Arrow Slot. Excepcionalmente, permitir-se-à a inclusão da incógnita chamada "Black Arrow".
 Serão variadas as opções, mas tendo sempre como denominador comum uma motorização Scaleauto e pneus Slot.It.
 As apostas irão certamente ser variadas, dada a imensa paleta de escolhas de entre a totalidade de modelos disponíveis no mercado.
 E mesmo apostando em modelos iguais, a diversidade de decorações existentes e ainda a possibilidade de personalização dos modelos em Kit, fará certamente aumentar o colorido das corridas.
 Modelos mais recentes e modelos mais antigos, poderão confrontar-se num terreno que começa já a ser dominado por um maior número de praticantes.
Interessante vai ser também verificar a competitividade das várias evoluções de cada um dos fabricantes, onde passará a pista a ser o palco ideal para o efeito.
Os novos chassis do fabricante Scaleauto, vão poder mostrar perante as comprovadas mecânicas da Slot.It e Arrow Slot, o que de facto valerão.
Embora a Scaleauto também tenha modelos como o Mercedes SLS e o Pagani Zonda dotados de chassis próprios e divergentes dos novos conceitos do fabricante, poderão mesmo assim, vir a surpreender.
Outros como o Mc'Laren F1 da Slot.It, serão já uma certeza quanto às suas verdadeiras potencialidades como máquinas ganhadoras.

Para consultar o regulamento, clique aqui

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A importância das engrenagens

 Um dos aspectos importantes numa prova de slot, é sem dúvida a maneira como se afinam os modelos. Das afinações, a regulação de ajuste entre pinhão e cremalheira pode ter importância primordial, sobretudo se a prova fôr de resistência. Aconteceu um invulgar desgaste de pinhões por parte de várias equipas, na última edição das 24 Horas da Trofa.
 Uma equipa chegou a ter que proceder à substituição de três pinhões, pois ficavam num estado tal, que outra solução não existia.
Repare-se no invulgar desgaste a que chegou este elemento mecânico.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Campeonato GT's 2013


Vem aí o próximo Campeonato.

                                 PREPARE-SE...........

Nissan R89C

A Nissan apoiada nos projecto de chassis por parte da Lola Racing Cars, criou um modelo de esbeltas linhas à qual atribuiu a designação de R89C. Com uma mocoque em fibra de carbono que recebeu a designação de Lola T89/10 e uma motorização Nissan VRH34 dotado de duplo turbo e 3,5L V8 DOHC, podia desenvolver uma potência próxima dos 950 cv, para um peso total de 900 Kg.

 No ano de 1989 esta versão participou nas 24 Horas de Le Mans, vindo o modelo com o dorsal 25 a registar a melhor das presenças dos três modelos oficiais, mas culminando a mesma com um abandono. Esforço inglório por parte da marca nipónica, para um dos mais bonitos modelos daquela edição.
 Este modelo começa agora a despertar interesse no mundo dos Slot Car, uma vez que surgiu o anúncio por parte da Mr Slotcar, na sua criação para breve. Esta notícia é bem acolhida, sobretudo numa altura em que um modelo deste fabricante começa a dar nas vistas em luta directa com os até agora incontestáveis modelos da Slot.It.
 Ainda que não seja novidade absoluta o surgimento desta máquina no mundo dos Slot Car, o que para breve se espera nos venha a chegar, ostenta desde já um expectante estatuto de modelo com potencial ganhador. Isto porque, se o Mazda 787B tem provocado algum estrago, este que se anuncia agora, vem dotado de novas características que o potenciarão. Um aileron e um interior repensados para ganho de peso, acabam por ser a formula mais importante em todo este novo projecto, pois acaba por ser o "calcanhar de Aquiles" da primeira aventura deste fabricante, que foi o Mazda 787B. Sendo o interior e o próprio piloto uma autêntica e verdadeira massa bruta no Mazda, poderão no conjunto assumir um interessante e crucial abaixamento de peso no Nissan.
 Mas a revolução não se fica por aqui e promete-se igualmente, uma motorização melhorada em potência e binário. No entanto, poderá esta questão não ter qualquer peso, pois a maioria das regulamentações obriga a uma uniformização dos motores, o que coerta qualquer maior valia que daí pudesse advir, nesse particular.
 Promete a Mr Slotcar como primeiro exemplar, o modelo que abaixo se mostra. Menos interessante do que as versões vestidas com as cores da marca, mas com a vantagem de se despir das tampas das rodas de trás, algo que não deverá acontecer aquando das reproduções de Le Mans.

 A Scalextric chegou a editar na sua série SRS, este modelo. De chassis invulgar e uma carroçaria reproduzida sem qualquer rigor, ficará muito áquem do próxima realização.
 A secção frontal do chassis do novo projecto da Mr Slotcar, será a grande incógnita desta nova criação.

Ghost Trax - A surpresa

O engenhoso Brabham BT 46B que ficou conhecido por Funcar, chega-nos agora ao mundo dos Slot Car, por intermédio da desconhecida marca da maioria dos praticantes, Ghost Trax.
Dedicada a acessórios para decoração de pistas e até modelos, mas ficcionados, estra desta forma e com este modelo, no mundo da reprodução da realidade.
 Trata-se de uma peça interessantíssima, que representa o modelo que a Brabham desenvolveu para combater o engenho de Colin Chapman e o seu não menos engenhoso efeito de asa invertida introduzida nos modelos da Lotus. Fugindo a esse projecto, os engenheiros da Brabham desenvolveram um sistema de aspiração que já havia sido experimentado com êxito na marca Chaparral 2J. E tal como na Chaparral, este desenvolvimento durou apenas uma prova sendo de imediato banido, pois desvirtuava as regras da Formula 1.
A Ghost Trax surge neste mundo atraíndo-nos com este belo exemplar histórico. Equipado com mecânica Slot.It e o motor Flat do mesmo fabricante, terá conseguido matar vários coelhos com uma machadada só, uma vez que consegue um modelo de interesse histórico e belo efeito, penetra num mundo cada vez mais esquecido no campo dos Slot Car, que é a F1, fazendo-o ainda em grande nível, a avaliar pelo equipamento que o recheia. O estilo da carroçaria, pela inclusão da enorme ventoinha na traseira, permite a reprodução quase correcta do modelo, pois a dimensão da cremalheira não interfere com a deformação da secção posterior do modelo. Curiosidade do modelo é o facto da ventoinha funcionar mesmo, através da ligação à cremelheira por pinhão.


As jantes da frente é que acabam por não ter a melhor representação.
John Watson é o piloto que se encontra representado, num modelo cuja motorização Boxer de origem Afa Romeo, permitia uma traseira invulgarmente baixa e uma carroçaria bem diversa da da maioria dos modelos da época.
O modelo de Slot será vendido em Kit ou RTR - pronto a correr. O preço do modelo é de 98€ para o Kit por pintar, parece-nos algo verdadeiramente exagerado, mas os 220€ pela versão acabada, é um verdadeiro escândalo.
A sua aquisição poderá ser feita, através do seguinte endereço:
Na mesma época, a Brabham apresentou o mesmo modelo, nestas duas versões.

 Agora, para o Slot, venham os outros Brabham.....