sábado, 1 de junho de 2013

Campeonato GT's 2013 - Terceira prova

 
Foi ontem sexta-feira que nas instalações do GT Team Slot Clube, se realizou a terceira prova do campeonato dedicado aos modelos GT, aberto a quatro fabricantes. Assim, foi possível ver-se em acção carros da Scaleauto, Arrow Slot e Slot.It, visto que o piloto que provavelmente iria apostar no Aston Martin da Black Arrow, não esteve presente. Mas a variedade de modelos imperou, tendo-se visto em acção pela primeira vez o Porsche 911 GT1 EVO 98 e ainda o Honda HSV, ambos através da nova vaga de pilotos aos quais os valores do Slot serão transmitidos.
Tivemos ainda a grata presença de Rui Costa, o piloto que se desloca expressamente de Viana do Castelo a Braga, para dar o gosto ao dedo e poder pôr  a rolar a sua gama de modelos da Ferrari. E assim, através deste piloto podemos desfrutar da beleza do Ferrari F40 na sua versão de apresentação e em muito bom estado, a rolar pela pista em acesos despiques com a concorrência.
Bruno Martins, o nosso drifter, antes das apostas em pista, resolveu apostar em pôr a cabeça em água ao fotógrafo.....
Dada a presença de 13 concorrentes, recorreu-se à inclusão da participação de sete pilotos na primeira manga, havendo necessidade para isso, de se incluir a calha virtual. Disso acabou por beneficiar Rui Mota, já que se via incluído na manga dos mais fortes pilotos presentes.
Iniciavam então a prova, Rui Mota (calha virtual), José Pedro Marques (comandante do campeonato), David Azevedo, Miguel Carvalho, Paulo Gonçalves, Luís Filipe Azevedo e Augusto Amorim.
Tal como na anterior edição da prova, José Pedro Marques viria a vencer, apesar de Luís Azevedo ter conseguido reduzir a diferença entre ambos, vindo a terminar em segundo. Na terceira posição viria a classificar-se Augusto Amorim seguido de Rui Mota, este último a conseguir também aproximar-se substancialmente dos pilotos mais fortes, acabando mesmo por dar alguma luta a Augusto Amorim. A luta anteriormente protagonizado por Paulo Gonçalves e David Azevedo, repetiu-se, continuando ambos um processo de evolução muito próximo, que culminou com vantagem para o primeiro e um diferencial entre ambos de uma volta apenas. Continuam assim a demonstrar contínuo crescimento na modalidade, o que vai necessitar da nossa parte, de alguma atenção relativamente à progressão que têm vindo a conseguir demonstrar. Imediatamente atrás viria a posicionar-se Miguel Carvalho. A sua rapidez viu-se comprometida pela falta de consistência, comprometendo-lhe as naturais expectativas. Algumas saídas viriam definitivamente a posicioná-lo na sétima e última posição da manga.
 
Na segunda manga participavam então três consagrados e três iniciados com a respectiva irreverência e  sangue na guelra da juventude. Bruno Martins iria ter que se haver com a maior irregularidade dos novatos Carlos Jesus, Nuno Lima e Diogo Pereira, mas via em Rui Costa e José Pedro Mota, os pilotos referência para marcar a sua cadência.
Nesta manga não se repetiam os modelos, o que proporcionou uma grelha de partida muito interessante. Dada a partida, Bruno Martins e José Pedro Mota mostravam-se de imediato superiores à concorrência, enquanto Rui Costa se debatia com um Ferrari F40 com défice de tracção, o que o obrigaria mesmo a uma troca de pneus a meio da prova.
Quanto aos iniciados, Diogo Pereira era quem sentia maiores dificuldades, dada a sua maior inexperiência tanto como piloto, como pelo próprio desconhecimento do Honda que estreava. Já tanto Carlos Jesus como Nuno Lima, começam a demonstrar uma invulgar adaptação e progresso ao mundo dos slot car, que todos têm surpreendido. Na luta destes bem-vindos juvenis, Carlos Jesus e o seu Mc'Laren viriam a imprimir um ritmo que o levaria mesmo ao nono lugar absoluto, enquanto Nuno Lima com a sua 11ª posição, demonstrava também um belíssimo desempenho de iniciado.
Bruno Martins ver-se-ia penalizado pela presença nesta manga, já que alguns despistes involuntários causados pela participação dos iniciados, o viriam a prejudicar no assalto aos homens da primeira manga. Mas era José Pedro Mota que se via mais penalizado, já que o Seu BMW Z4 chegou mesmo a deixar de funcionar o que viria a forçar à desistência. Quanto a Rui Costa, fez a prova possível, pois nunca teve uns pneus à altura da concorrência.

 Um aspecto da pista enquanto decorria uma das calhas.
 
E assim, José Pedro Marques vai consolidando a sua posição no primeiro lugar do campeonato.
Uma vez mais o Saleen da Arrow Slot leva a melhor sobre a restante armada da concorrente Slot.It.
No pódio, uma repetição do que se havia passado na prova anterior.
Excelente jornada esta, onde a presença de Paulo Mendes teria enriquecido mais ainda estes resultados. Falta saber, se será da próxima que veremos o Aston Martin em acção.
 
Parabéns a todos quantos com a sua presença, conseguiram abrilhantar mais uma prova organizada pelo GT Team Slot Clube.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

As novidades da Slot.It

 A Slot.It dispôs já dos seus mais recentes modelos, para uma cessão de testes. Em confronto, as mais recentes versões também, dos seus clássicos Ford GT 40 e Chaparral 2E.
 Mc'Laren e Matra, farão parte da linha Slot.It, enquanto o Ferrari 312 PB será edição da Policar.
 Embora estas versões de testes se apresentem todas negras, as imagens permitem ficar com uma ideia muito real do que virão a ser cada um deles.
E os registos dinâmicos demonstram a eficácia das novas criações.


 O melhor registo absoluto e o melhor registo médio couberam ao novo Matra, enquanto o Mc'Laren veio a ocupar as segundas melhores marcas. Admiração causa a última posição ocupada pelo Chaparral, modelo que deu já comprovadas provas de eficácia. E se assim é, estaremos perante uma revolucionaria capacidade dinâmica trazida por estas novas bombas.
 Venham lá então estes fantásticos clássicos.....

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Porsche 962 IMSA - Slot.It

 A Slot.It disponibilizou já o fantástico Porsche "Coca-Cola", que participou nos campeonatos IMSA
 Modelo de belíssimo efeito visual, encontra-se desprovido das habituais opticas frontais, já que se encontram cobertas pelos cristais habituais, mas desta feita coloridos à cor da carroçaria.





 Como nota de maior distinção relativamente aos já nossos conecidos Porsche 962, encontra-se o capôt traseiro, dotado de uma grande tomada de ar, inusual no modelos europeus.

 A mecânica é já nossa conhecida, mas a carroçaria foi produzida de acordo com os novos conceitos do fabricante, sendo por isso mais leve.

Campeonato GT's 2013 - Segunda prova

 Teve lugar nas instalações do GT Team Slot Clube, a segunda prova do Campeonato GT's.
 Como novidade de realce, a presença de Nuno Lima e Carlos Jesus, dois apaixonados novatos a darem os primeiros passos na modalidade.

A juventude esteve presente tanto do lado dos participantes, como dos observadores, numa clara prova de que a modalidade começa a atrair novos valores.
 O parque preencheu-se com uma interessante variedade de modelos de três fabricantes distintos.

 A primeira das partidas preencheu-se com um rol de pilotos de gabarito. Eram eles, Paulo Mendes, David Azevedo, Luís Azevedo, Paulo Gonçalves, José Pedro Marques e Augusto Amorim.
 Esta manga foi insolentemente dominada por José Pedro Marques cuja condução e domínio do seu Saleen se impuseram de forma categórica à restante concorrência. Embora Augusto Amorim tenha apostado no mesmo tipo de máquina, viria no entanto a ser batido por Luís Azevedo no único Ferrari F40 presente. Paulo Mendes que havia dominado com o seu fantástico BMW Z4 a primeira jornada, desta feita via-se relegado para a quarta posição a escassos metros de Augustro Amorim, o que comprova a subida de nível geral das máquinas presentes nesta segunda prova. A luta entre David Azevedo e Paulo Gonçalves a digladiarem-se ambos com os Mc'Laren da Slot.It, havia de se mostrar favorável ao primeiro, após intensa luta que viria a culminar com o diferencial de uma volta entre ambos. Ficava a faltar então, o resultado da segunda manga para definir a tabela de ordenação geral das posições.

 E para a segunda manga, alinhavam Bruno Martins, Carlos Jesus, Nuno Lima e José Pedro Mota.
Iniciada a contenda, de imediato ficou claro que seria Bruno Martins e o seu Saleen a ditar o ritmo da prova. No entanto, uma inesperada perda do eixo frontal, viria a impossibilitá-lo de uma boa classificação final, abrindo as portas para que Rui Mota se viesse a impor nesta manga, já que José Pedro Mota acabaria por ser a maior vítima dos percalços causados pela presença da juventude. E nesse capítulo, Carlos Jesus imporia o seu Mc'Laren ao BMW Z4 com que Nuno Lima havia apostado na véspera. No entanto, referir que ambos os estreantes souberam dignamente confrontar-se com os mais experimentados pilotos presentes.

No final, referir que apenas Rui Mota havia de se conseguir intercalar entre os pilotos da primeira manga imediatamente à frente de David Azevedo, mas muito longe de Paulo Mendes.
 Uma certeza ficou no ar, ou se tem um Saleen, ou vai ter que se suar muito....
 José Pedro Marques venceu e convenceu, releagando Luís Azevedo para a segunda posição, cabendo a Augusto Amorim o terceiro lugar.
Parabéns a todos quanto participaram mas sobretudo ao vencedor e aos dois novatos que nada se intimidaram no meio dos experienetes pilotos com que tiveram de se bater.

Para aceder à classificação, clique aqui.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Delta Wing

 As fugidias imagens que nos chegaram da Feira de Nurembergue relativas ao modelo Delta Wing e associadas ao fabricante Avant Slot, sempre parece corresponderem a alguma verdade. Alguma porque, as dúvidas suscitadas na altura, prendem-se agora com o seu real fabricante.
Avant Cars Collection, parece ser a designação desta linhagem de que muito pouco se conhece.
 Tudo levará a crer que a mesma seja uma marca associada, se bem que direccionada para modelos de colecção, à qual correpondem produções à escala 1/43, 1/32 e 1/18. A que mais nos interessará, manter-se-à ligada ao mundo dos Slot Car, enquanto as outras se limitarão a penetrar no mundo do coleccionismo estático.
 Um novo rumo para este fabricante, se bem que aumentando substancialmente o grau de dificuldade comercial, já que no campo do coleccionismo estático a guerra é bastante mais aguerrida.
 Mas no que nos diz respeito, ponho também as minhas dúvidas quanto ao êxito comercial deste modelo, já que tal como aconteceu na escala 1/1, não me parece que este venha a constituir qualquer tipo de êxito dinâmico.
 E se assim for, que mentes atrairá esta asa voadora?
 Quanto à réplica, parece bastante boa.........