terça-feira, 27 de agosto de 2013

Uma máquina para o Dakar

 No ano de 2006, andava com a febre dos TT. Por essa razão, desenvolvi um modelo especificamente para o efeito.
 Uma carroçaria da Cursa Models servia de capota a uma mecânica toda ela desenvolvida por mim, cuja base inicial partia dum chassis do Mitsubishi Pajero do fabricante Ninco.
 Contudo, adaptava-se ali um berço independente provido de basculação e que permitia grande curso de basculação e um eixo posterior invulgarmente macio, estando o motor em posição invertida a atacar directamente ao eixo frontal, através de pinhão.
 A tracção traseira fazia-se por correias, ou seja, o sistema encontrava-se invertido relativamente ao conceito da Ninco. O sistema de ancoragem dos amortecedores frontais foi igualmente modificado, bem como ainda toda a secção frontal do chassis, de modo a permitir um novo conjunto de pilares de aperto à carroçaria e ainda o funcionamento do braço do patilhão.
 Este era feito de arame, permitindo-lhe a respectiva basculação. No entanto, aqui residiu o verdadeiro calcanhar de Aquiles deste protótipo, não se mostrando nunca suficientemente eficaz.
 Como resultado, um modelo muito macio a proporcionar grande confiança de pilotagem e até alguma eficácia dinâmica, mas com resultados verdadeiramente hipotecados, quando os obstáculos representavam subidas de grande declive. A sua tracção frontal perdia-se, não compensada nunca pela força gerada sobre o eixo traseiro.
 O conceito embora de grande interesse, viria a ser abandonado por falta de solução para os seus maiores problemas.

Porsche pronto - O regresso em 2014

As várias etapas da Porsche, na clássica francesa, na sua versão a preto e branco....
Chegou a vez da entrada no mundo dos LMP1 em Le Mans.
 Um modelo completamente camuflado em que as únicas partes coloridas são o símbolo da marca e os stop's, é o que nos é mostrado dum modelo completamente pronto, duma equipa completamente pronta e dum grupo de pilotos completamente prontos.
 E trata-se de uma montra absolutamente tecnológica rolante o que a Porsche nos fará chegar na próxima edição das 24 Horas de Le Mans. No entanto, nada a marca nada deixa transpirar, para além de imagens que apesar de tudo, também pouco deixam perceber, mas que esteticamente parece manter-se dentro duma linhagem à moda dos Audi.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Imagens












Modelo comemorativo - Campeonato Espanha 2011

 No decorrer dos Campeonatos Nacionais de Espanha, os participantes da prova rainha recebem como prémio um modelo comemorativo.
 Coube aos participantes em 2011, que o modelo fosse o Ford GT 40.
 Com a mesma decoração do GT 40 vencedor em 1966 nas 24 Horas de Le Mans e apenas trocadas as faixas prateadas por outras em cor-de-laranja e tendo recebido ao nível da embaladeira a designação do acontecimento, acaba por se tornar num valioso troféu ao alcance de poucos.
 Este acabou ainda por ser agraciado com uma assinatura de Maurizio Ferrari, fabricante dos modelos participantes e ainda promotor daquele evento.
 Uma belíssima peça de colecção para os apaixonados do Slot.

Toyota GT One, Proslot ....


Da desaparecida categoria dos modelos GT1, fez parte um dos mais desenvolvidos modelos da Toyota.
 Tratava-se do Toyota GT One, desenvolvido especificamente pela marca para quebrar a mala-pata de Le Mans. Com elevadíssimos investimentos, este modelos de interessantíssima linha, não foi também capaz de quebrar o enguiço e dar a primeira vitória a esta marca nipónica, desfeiteado pela eficácia do Porsche 911 GT1 EVO 98.
 No entanto, a sua extraordinária linha inspirou o desaparecido fabricante "Proslot" e produzi-lo para o Slot. Com alguns desenvolvimentos menos conseguidos e que não permitiam o melhor desempenho, depressa foi aproveitado pela rival Scaleauto que depressa fez dele uma mais valia do Slot.
 A seu tempo adquiri uma destas preciosas peças mas depressa me desmotivou, o que me levou a vende-lo.
Recentemente, mostrei interesse na recuperação de uma destas máquinas.
 Uma boa alma, ao aperceber-se deste meu súbito interesse, prontificou-se a desenrascar-me um destes já desaparecidos modelos originais. Unicamente falta o retrovisor do lado direito, o que nada é atendendo ao restante estado deste Toyota.
Obrigado Augusto.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Porsche GT1 EVO 98 - Slot.It

Depois de a seu tempo, a Fly nos ter feito chegar o bonito Porsche 911 GT1 EVO 98, eis chega a vez de vermos a mesma reprodução pelas mãos da Slot.It.


 Contudo, esta versão vencedora de Le Mans  e que ao mesmo tempo representa a última vitória da Porsche naquela clássica, para além de se apresentar como muito mais performante no nosso mundo do slot do que a réplica da Fly, surge munido dos quase imperceptíveis faróis suplementares, utilizados exclusivamente na prova francesa. No caso da Fly, estes surgiram representados em pintura, mas aqui, a Slot.It, fez questão de os incluir mesmo, não se tendo ficado apenas pela sua representação cromática.
Modelo de ímpar beleza e à qual não fica alheia a espectacular decoração, é sabido que se trata igualmente de uma máquina eficaz no slot.






quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Superslot - Escort MKII

Da parte da Scalextric / Superslot, este bonito Ford Escort MK II. Depois da homónima espanhola, a Scalextric / SCX, eis que de território de Sua Majestade nos chegam novas variantes para um mais que histórico modelo de ralis.

SRC - Novidades

 Uma vez mais o fabricante SRC se mostra de invulgar vigor, apresentando mais umas quantas decorações novas para os modelos que se encontravam já disponíveis.
 Alfa Romeo, Porsche e Ford, são as marcas que vêm chegar novas decorações para o 33TT12, 907K e LH e ainda o Capri 2600 LV. Quanto ao primeiro, representa o modelo vencedor em Monza em 1975, correspondendo ao Porsche 907 LH a 2ª posição na participação em Daytona no ano de 1968, ao Porsche 907 K a participação em Le Mans no ano de 1972 e ao Capri, também a presença em Le Mans mas no ano de 1974.





Parabéns por nos fazerem chegar mais estas belíssimas réplicas de modelos tão históricos.