quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Slot.It - Novidades

A Slot.It disponibiliza um novo chassis para os Lola da categoria LMP, cuja grande alteração se reflecte no espaço ganho para a entrada dos fios para o patilhão. Dessa forma, permite-se que o patilhão se torne mais ligeiro, uma vez que os fios acabam por circular mais folgados.

 O Mc´Laren F1 GTR vê chegar uma carroçaria já pintada "RAW", fornecida com um interior em lexan.
Disponibiliza-se para o mesmo modelo um chassis angle winder compatível com o EVO6. O encaixe do patilhão foi também revisto, de forma a melhor o comportamento desta máquina.
Vê também chegar os acessórios do futuro Mc'Laren, que contempla novos deflectores frontais, aileron com derivas laterais prolongadas para baixo e também o conjunto completo do habitáculo, em plátrico.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fotografias com história



 Em Le Mans no ano de 2002, onde se pode ver o saudoso Manuel Boticas, em plena acção (o quarto a contar da esquerda para a direira).


















Historical Teams - Fly - Lancia Beta Martini

 Enquanto não nos chegam as versões "Martini" do fabricante Sideways, temos podido vir desfrutando das belas réplicas produzidas pela Fly e integradas na sua série dedicada aos grandes team's que participaram em Le Mans. A sua primeira referência, Team 1, foi justamente dedicada aos Lancia Beta Montecarlo da equipa Martini.
 O truque do fabricante, passava pela venda duma embalagem de cartão, cujo interior contemplava apenas duas dessa réplicas. Mas a equipa completa, era formada por três modelos, o que obrigava os compradores a sujeitarem-se à aquisição de "meia equipa", ou então, desembolsavam mais uns trocos e adquiriam avulso, a referência GB34.

 Depois sim, o lugar do meio da embalagem, estava-lhe destinado. E só dessa forma era possível formar este conjunto de rara beleza.

Lola T70 MK 3B - Fly
















Uma máquina para o Dakar

 No ano de 2006, andava com a febre dos TT. Por essa razão, desenvolvi um modelo especificamente para o efeito.
 Uma carroçaria da Cursa Models servia de capota a uma mecânica toda ela desenvolvida por mim, cuja base inicial partia dum chassis do Mitsubishi Pajero do fabricante Ninco.
 Contudo, adaptava-se ali um berço independente provido de basculação e que permitia grande curso de basculação e um eixo posterior invulgarmente macio, estando o motor em posição invertida a atacar directamente ao eixo frontal, através de pinhão.
 A tracção traseira fazia-se por correias, ou seja, o sistema encontrava-se invertido relativamente ao conceito da Ninco. O sistema de ancoragem dos amortecedores frontais foi igualmente modificado, bem como ainda toda a secção frontal do chassis, de modo a permitir um novo conjunto de pilares de aperto à carroçaria e ainda o funcionamento do braço do patilhão.
 Este era feito de arame, permitindo-lhe a respectiva basculação. No entanto, aqui residiu o verdadeiro calcanhar de Aquiles deste protótipo, não se mostrando nunca suficientemente eficaz.
 Como resultado, um modelo muito macio a proporcionar grande confiança de pilotagem e até alguma eficácia dinâmica, mas com resultados verdadeiramente hipotecados, quando os obstáculos representavam subidas de grande declive. A sua tracção frontal perdia-se, não compensada nunca pela força gerada sobre o eixo traseiro.
 O conceito embora de grande interesse, viria a ser abandonado por falta de solução para os seus maiores problemas.