terça-feira, 22 de outubro de 2013

Slot.It - Mais um LC2

A Slot.It traz-nos agora o Lancia LC2 da categoria de Sport Protótipos, Grupo C. No caso, parec-nos um modelo descaracterizado pelo facto de com muita facilidade o associarmos à decoração da "Martini"
 Menos bonito e apelativo, é certo, não deixará de se encontrar na mira dos mais "tifosi" da marca ou marcas italianas. Foi tripulado por B. Giacomelli e M. Monti em Nürburgring, no ano de 1989.

 A sua silhueta será eternamente apaixonante, apesar no natural apelo que os nossos órgãos sensitivos nos fazem na procura do marcante visual proporcionado pela espirituosa "Martini".
Do modelo oficial par este, a mais significativa diferenciação far-se-à através da opção de jantes BBS e não as douradas de 5 braços.
 Em baixo, Bruno Giacomelli, um dos dois pilotos desta fascinante máquina.

 Mecânicamente, a eterna opção que a Slot.It fez para estes modelo.




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Matra Simca MS 670 C - Slot.It


 O ano de 1974, consagrou pela terceira vez a Matra, como vencedora das históricas 24 Horas de Le Mans. Porém, desta vez a Matra inscrevia 4 modelos em que apenas dois deles apresentavam as mesmas especificações.
 
Os participantes com os números 7 e 8 foram os que lograram atingir o pódio e em que a coroa de louros coube ao primeiro, com a dupla de pilotos Henri Pescarolo / Gerard Larrouse, na versão 670 C.
Interpondo-se entre ambos, surgiu o surpreendente Porsche 911 Turbo.

 Apesar dos esforços da Porsche, a Matra Simca mostrou o poder das suas máquinas, o que já vinha fazendo no Mundial de Marcas. Contudo, esta surpresa germânica apoquentou as hostes francesas, já que não se esperava tanto dum modelo de categoria inferior.
Mas a Matra apresentara-se para o que desse e viesse, com mais dois modelos distintos, um deles apostando na versão cauda curta e um conceito aerodinâmico algo distinto e mais desenvolvido, tendo sido inscrito com o dorsal 6 (MS 680) e o modelo com o dorsal 9 (MS 670 B/C?), que embora com alguns elementos distintos, bem mais próximo dos outros dois.

 O modelo com o dorsal 9, distingue-se dos modelos 7 e 8, sobretudo pela não inclusão das duas tomadas de ar frontais, acima da grande tomada de ar central. 
A Slot.It fez-nos a grata surpresa de incluir nas suas produções este interessante e histórico modelo francês, cabendo o pontapé de saída à versão com o número 8, esperando-se que se lhe siga a versão vencedora desta prova, na habitual edição a eles destinado.

 E pelo que é já possível observar-se, estaremos perante uma prometedora peça de corridas e onde pouco haverá a apontar no que se refere a incorrecções. Se excluirmos a menos conseguida diferença de tamanho entre as rodas da frente e as de trás que deveria ser mais díspare, poderemos mesmo dizer que é um modelo, perfeito.

 Venha lá então este belo exemplar enriquecedor de um catálogo já ele recheado de belíssimas peças de valor histórico.
 Para mais tarde, ficará a versão com o número 7.......


As últimas da NSR


 A NSR vai finalmente fazer-nos chegar o belíssimo Porsche 917 K, na sua versão vencedora de Le Mans em 1971.

 Pena este fabricante não ter primado igualmente no alargamento do capôt traseiro ao nível do seu eixo, já que esta parte do carro mereceu os devidos cuidados de correcção de linhas, assim como o próprio acrescento das derivas verticais.
 Mais um 917 capaz de abrilhantar as grelhas de partida de modelos "clássicos" das provas de slot.

 O esperado ASV GT3, ou melhor, Aston Martin Vantage GT3, é o outro modelo que nos chegará brevemente. A designação "ASV", prender-se-à com questões legais das quais este fabricante não se conseguio livrar, vendo-se obrigado a rebaptizá-lo.
 De linhas prometedoras, merecerá a atenção dos mais ambiciosos praticantes.
 Parecendo muito bem conseguidos, poderão vir a marcar uma nova etapa no mundos dos modelos da categoria GT.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dakar Legend, uma nova marca

 Dakar Legend, trata-se de uma nova marca que tal como o próprio nome indica, se dedicará a modelos representantes daquela prova maratona e que por algum motivo, terão deixado um registo de importância. E o primeiro modelo a merecer destaque e honra de pontapé de saída, é o Citroën ZX Grand Raid vencedor da prova pelas mãos de A. Vatannen em 1991.
Parecendo uma bela peça de coleccionismo, poderá no entanto por parte dos mais afoitos praticantes, vir a fazer parte das listas de modelos participantes nas respectivas competições.
Nota mais negativa, para a largura dos eixos que compromete uma maior aproximamação com a realidade e a medidada dos pneus verdadeiramente desproporcionados.

As novidades da Scalextric / SCX

O últimamente esquecido fabricante Scalextric/SCX, mostra-nos as sua últimas iniciativas quanto a novidades para o mercado.  
 Depois de algumas promessas, constacta-se que apenas se ficaram em maioria pela edição de máquinas já nossas conhecidas, tendo entrado maioritáriamente pela incontornável publicação de novas indumentárias decorativas dos modelos já conhecidos.
 Embora lovável a chegada de novas versões, os responsáveis haviam muito prometido, permitindo que nos sintamos então de algum modo, defraudados.
 Alguns interessenates e bonitos modelos faz-nos a SCX chegar, mas atendendo a que assim acontece quase no final do corrente ano, pouco mais haverá a esperar de quem prometera mudanças de relevo e com objectivos bem firmados até no campo das competições mais sérias.
 Destacaria como de maior relevância, a chegada das novas decorações dos Citroën DS3 e C4, assim como também do Ford Fiesta WRC.
A edição das séries "Vintage" retomou a sua existência, através da reedição do marcante Audi Quattro que definiu uma imagem de tendência para sempre nos destinos da evolução do mundial de ralis.

 Novidade absoluta mas de interesse relativo, é a chegada  do histórico Renault 4L, pelo lugar que ocupou na história do automóvel. No caso em questão, representa uma das versões dos participantes do Rali de Monte Carlo. Haverá certamente um lugar à sua espera nalgumas estantes, mas para os fanáticos participantes das provas de slot, não despertará certamente qualquer tipo de interesse. No entanto, tem sido através de referências pouco dignas de resultados de relevo em competições slot, que a SCX tem feito a diferença, pois jamais poderíamos desfrutar destes representantes na amada modalidade dos slot car.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O último Jaguar - Slot.It



 A Slot.It far-nos-à chegar a partir do dia 18 de Outubro, o último representante da Jaguar em Le Mans. Decorreu no ano de 1991 e culmina uma carreira de modelos iniciados com a versão XJR6 em 1986 até esta última versão que recebeu a designação de XJR12.
 No ano de 1991, para além das verões oficiais com as cores da "Silk Cut", participou também esta versão sob as cores da "Suntec". Embora as versões oficiais tivessem obtido um excelente resultado de conjunto, com a obtenção dos 2º, 3º e 4º lugares, esta armada acabaria por se ver desfeiteada pela histórica vitória do motor rotativo, através da Mazda na sua versão 787B.
 O que será agora editado pela Slot.It, foi tripulado pela tripla de pilotos M.Martini -D.Leslie - J.Krosnoff e viria a completar a prova na 23ª posição, ainda que não qualificado.
A mecânica que equipará esta versão, manterá os princípios que têm norteado as restantes edições de modelos do Grupo C.

 A marca esteve oficialmente representada através do mesmo modelo, mas sob as cores do fiel patrocinador "Silk Cut". A Slot.It fez-nos já chegar a versão que viria nesse ano a ocupar o degrau mais baixo do pódio.