segunda-feira, 28 de outubro de 2013

3 Horas Clio/Punto NSR

 Foi sábado passado que nas instalações do GT Team Slot Clube decorreu uma prova de resistência de 3 Horas, para os modelos Fiat Punto e Renault Clio do fabricante NSR, sob o patrocínio da conhecida marca de lubrificantes automóvel "Valvoline".
 Pilotos e máquinas apresentaram-se para mais uma batalha que decorreu na pista permanete Ninco que se encontra montada neste clube.
Nota de relevo para o regresso do único atleta português seleccionado para as próximas olimpíadas de ciclismo em pista coberta, o nosso Miguelito. Relembre-se que este atleta teve que abandonar a modalidade dos slot car, para abraçar uma promissora carreira de atleta, que o levará muito brevemente além-fronteiras, sempre com o propósito duma melhor preparação dentro da modalidade do ciclismo.
Aproveitando a sua presença por Braga, este apaixonado também pelas competições de slot car, não deixa passar em claro a oportunidade de dar o gosto ao gatilho e acabou por fazer o seu regresso, formando equipa com Rui Mota. E o tempo não o fez desaprender, surpreendendo com o seu nível de andamento sobre uma pista, um modelo e um traçado que desconhecia em absoluto.
As equipas foram formadas, distinguindo-se desde logo as formações formadas por Luís Azevedo/José Pedro Marques e Paulo Mendes/David Azevedo. Estes dois team's distinguiram-se de facto, mas sempre com Augusto Amorim/Francisco Matos na espreita duma escorregadela.
Mais para trás eram Miguel Amorim/Rui Mota que faziam pela vida, na tentativa de acompanhar Augusto Amorim/Francisco Matos mas com um olho na mira de trás para não serem caçados por Miguel Carvalho/Ricardo Ferreira. Atrás destes e a fechar a classificação, vinham o pequeno David que dividia o seu Punto com a estreante em resistências e única representante feminina, a nossa Luísa.
De notar que tanto a Luísa Leitão como Ricardo Ferreira se encontram a dar os primeiros passos em luta directa com os mais experimentados pilotos e com craveira firmada, o que permite sempre alguma intimidação aos mais inexperientes.
Mas no fim foi o convívio salutar que se sobrepôs, permitindo mais um sábado de fraterno convívio entre pilotos experientes e iniciados e gente nova com as de mais idade.
Os prémios "Valvoline" no final foram distribuidos por todos os participantes.
No pódio de pilotos, quem mais brilhou foram Luís Azevedo/José Pedro Marques na primeira posição, seguidos de Paulo Mendes/David Azevedo e no terceiro posto, Francisco Matos/Augusto Amorim.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Slot.It


Depois do Grupo C "Legend", para quando um novo cartaz com os modelos clássicos?

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

3 Horas Clio/Punto NSR


Vai decorrer nas instalações do GT Team Slot Clube, uma prova de resistência em que os protagonistas principais para além dos próprios pilotos, irão ser os modelos do Campeonato NSR / Renault Clio / Fiat Punto.
Estas máquinas defrontra-se-ão novamente, após ter decorrido um campeonato específico para estes modelos. Desta vez no entanto, os modelos irão ser repartidos por dois pilotos, numa prova com a duração de 3 horas. A pista a utilizar será a permanente do fabricante Ninco, o que causará sempre as habituais dificuldade aos pilotos, causadas pelo difícil traçado que a compõe.
Até lá, boas preparações.

Família em crescimento - Sideways Grupo 5



 A BMW através do seu modelo M1, fez nascer uma das mais extraordinárias máquinas de competição, que ana hoje surpreende quem os conduz.
 Através de preparadores que gravitavam em torno da marca germânica, havia surgido a oportunidade para, através do aproveitamento deste modelo, fazerem nascer um verdadeiro "Panzer". Nascia assim um verdadeiro monstro capaz de enfrentar as então existentes máquinas de Gr.5.
 As gigantes potencialidades proporcionadas por esta brutal máquina movida por um igualmente brutal motor, não conseguiram nunca no entante, sobrepôr-se veradeiramente à concorrência, sobretudo da rival Ford que através do modelo Capri ía conseguindo um histórico de vitórias que o transformaram num dominador sem igual naquele campeonato alemão.
 Mas o certo é que se o campeonato de asfalto não lhe permitiu nenhum significatívo domínio, não estamos certos de que o mesmo se venha a passar nos campeonatos de slot. Se o Porsche 935 Moby Dick se mostrava já como um verdadeiro monstro, o M1 mostra-se então como, monstruoso.
 Pleno de cotas brutais, parece ainda que se apresenta com uma linha de carroçaria mais favorável do que a dos demais modelos até à data editados. Dotado de uma carroçaria muito larga, distância entre eixos e eixo traseiro patilhão ideais e ainda uma traseira curta, parece reunir os ingredientes certos para uma verdadeira bomba surpresa.
 A sua provável favorável distribuição de pesos, poderá vir a proporcionar-lhe uma mais valia competitiva. Uma grande distância entre eixos associado à maior distância do patilhão dos quatro modelo até nós chegados, poderão transformá-lo numa verdadeira surpresa.
 A largura da carroçaria, permite-lhe ainda somar as maiores larguras de eixo tanto à frente como atrás. Se por um lado poderá penalizá-lo nas derrapagens, constitui no entanto uma certeza o aumento de estabilidade nas mais exigentes e rápidas curvas.

 Os conhecidos quatro modelos da Sideways, permitirão belas batalhas nas nossas pistas de plástico, onde nos serviremos de exemplos reais para testar todas as teorias possíveis e comprovar qual deles será verdadeiramente a melhor de todas as máquinas.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Slot.It - Mais um LC2

A Slot.It traz-nos agora o Lancia LC2 da categoria de Sport Protótipos, Grupo C. No caso, parec-nos um modelo descaracterizado pelo facto de com muita facilidade o associarmos à decoração da "Martini"
 Menos bonito e apelativo, é certo, não deixará de se encontrar na mira dos mais "tifosi" da marca ou marcas italianas. Foi tripulado por B. Giacomelli e M. Monti em Nürburgring, no ano de 1989.

 A sua silhueta será eternamente apaixonante, apesar no natural apelo que os nossos órgãos sensitivos nos fazem na procura do marcante visual proporcionado pela espirituosa "Martini".
Do modelo oficial par este, a mais significativa diferenciação far-se-à através da opção de jantes BBS e não as douradas de 5 braços.
 Em baixo, Bruno Giacomelli, um dos dois pilotos desta fascinante máquina.

 Mecânicamente, a eterna opção que a Slot.It fez para estes modelo.




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Matra Simca MS 670 C - Slot.It


 O ano de 1974, consagrou pela terceira vez a Matra, como vencedora das históricas 24 Horas de Le Mans. Porém, desta vez a Matra inscrevia 4 modelos em que apenas dois deles apresentavam as mesmas especificações.
 
Os participantes com os números 7 e 8 foram os que lograram atingir o pódio e em que a coroa de louros coube ao primeiro, com a dupla de pilotos Henri Pescarolo / Gerard Larrouse, na versão 670 C.
Interpondo-se entre ambos, surgiu o surpreendente Porsche 911 Turbo.

 Apesar dos esforços da Porsche, a Matra Simca mostrou o poder das suas máquinas, o que já vinha fazendo no Mundial de Marcas. Contudo, esta surpresa germânica apoquentou as hostes francesas, já que não se esperava tanto dum modelo de categoria inferior.
Mas a Matra apresentara-se para o que desse e viesse, com mais dois modelos distintos, um deles apostando na versão cauda curta e um conceito aerodinâmico algo distinto e mais desenvolvido, tendo sido inscrito com o dorsal 6 (MS 680) e o modelo com o dorsal 9 (MS 670 B/C?), que embora com alguns elementos distintos, bem mais próximo dos outros dois.

 O modelo com o dorsal 9, distingue-se dos modelos 7 e 8, sobretudo pela não inclusão das duas tomadas de ar frontais, acima da grande tomada de ar central. 
A Slot.It fez-nos a grata surpresa de incluir nas suas produções este interessante e histórico modelo francês, cabendo o pontapé de saída à versão com o número 8, esperando-se que se lhe siga a versão vencedora desta prova, na habitual edição a eles destinado.

 E pelo que é já possível observar-se, estaremos perante uma prometedora peça de corridas e onde pouco haverá a apontar no que se refere a incorrecções. Se excluirmos a menos conseguida diferença de tamanho entre as rodas da frente e as de trás que deveria ser mais díspare, poderemos mesmo dizer que é um modelo, perfeito.

 Venha lá então este belo exemplar enriquecedor de um catálogo já ele recheado de belíssimas peças de valor histórico.
 Para mais tarde, ficará a versão com o número 7.......


As últimas da NSR


 A NSR vai finalmente fazer-nos chegar o belíssimo Porsche 917 K, na sua versão vencedora de Le Mans em 1971.

 Pena este fabricante não ter primado igualmente no alargamento do capôt traseiro ao nível do seu eixo, já que esta parte do carro mereceu os devidos cuidados de correcção de linhas, assim como o próprio acrescento das derivas verticais.
 Mais um 917 capaz de abrilhantar as grelhas de partida de modelos "clássicos" das provas de slot.

 O esperado ASV GT3, ou melhor, Aston Martin Vantage GT3, é o outro modelo que nos chegará brevemente. A designação "ASV", prender-se-à com questões legais das quais este fabricante não se conseguio livrar, vendo-se obrigado a rebaptizá-lo.
 De linhas prometedoras, merecerá a atenção dos mais ambiciosos praticantes.
 Parecendo muito bem conseguidos, poderão vir a marcar uma nova etapa no mundos dos modelos da categoria GT.