quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cucaracha fez 50 anos

 Nascido em 1966, o Cucaracha, "barata" em espanhol, já fez 50 anos.
Trata-se de uma das excepcionais criações da extinta Cox, um construtor americano que quase monopolizou o mercado dos slot cars na década de 60 do Século XX.
 Tratava-se de uma carroçaria extremamente simplificada, baixa e leve, ao qual se acoplou um chassis de leveza extrema, pois o seu conceito assentou num triângulo em alumínio ultra aligeirado, no qual se acoplava o motor Cox 3600, uma referência na época, ficando na extremidade traseira o eixo e respectiva engrenagem mecânica e na outra, o patilhão. Um clip, era o suficiente para fixar o motor a este revolucionário chassis que se servia depois unicamente do encaixe por pressão do próprio eixo directamente na carroçaria, como forma de fixação do conjunto. Este encaixe único, fazia as vezes dos mais actuais braços de patilhão basculantes, um pouco ao estilo dos modelos do fabricante NSR, mas aqui abarcando todo o conjunto mecânico.
O eixo da frente fixava-se igualmente por pressão, directamente na carroçaria. Se atrás era comum o uso de pneus de espuma, à frente, estes eram de borracha dura e de forma cónica, menorizando assim o atrito em pista.

 Mostram-se aqui por comparação dois modelos deste mesmo fabricante, mas onde fica perfeitamente explícito o avanço técnico desenvolvido para o Cucaracha e onde a simplicidade seria a fórmula de êxito relativamente ao muito menos competitivo Cheetah, outro dos ícones deste fabricante norte-americano.
Como nota particular, gostaria de aqui focar que embora a minha tenra idade não me permitisse no ano de 1973 a experiência necessária para a batalha a que me havia proposto, cheguei com um destes Cucaracha, a dar alguma luta aos já existentes Mura. E não fosse um desnível existente na pista onde os pesados Mura tudo faziam a fundo, mas a leveza do meu Cucaracha me obrigava a alguns acrescidos cuidados extra, mas também a alguns involuntários voos, talvez a batalha tivesse adquirido outros contornos. Claro que este puto de 14 anos acabaria a prova no último lugar...mas foi uma guerra de um David contra muitos Gulias...e que Senhores Gulias...mas também a prova de que o projecto "Cucaracha" foi mesmo um marco no mundo dos slot cars.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Terceira prova Clássicos Slot Car - Campeonato de duplas

 Teve lugar no dia 23 último, a terceira jornada dedicada aos modelos clássicos, em provas de duplas de pilotos formadas por sorteio. O sorteio ditava que Augusto Amorim formasse parelha com César Amorim, Paulo Mendes com Ricardo Ferreira, Rui Mota com David Fernandes e David Azevedo com Nuno Mendo.
A prova decorria ainda com duas passagens por cada calha, o que englobava portanto, duas rondas. E a primeira das passgens deixava a dupla formada por pai e filho Amorim no comando, ainda com diferenças mínimas para segundo e terceiro, o que demonstra o equilíbrio entre estas três equipas. Mais atrasada encontrava-se a equipa formada por David Azevedo e Nuno Mendo.
 A segunda volta iniciava-se e  imediatamente se constactava que a luta continuava acérrima entre os participantes. Apenas a dupla constituída pelos pilotos David Azevedo e Nuno Mendo, não conseguia novamente o mesmo desempenho das equipas que lutavam pela vitória.
No final, com uma vantagem de duas voltas, a dupla constituída por Augusto Amorim e Cesar Amorim, impunham-se com uma vantagem de duas voltas sobre os segundos, Rui Mota e David Fernandes. A terceira posição era conquistada por Paulo Mendes e Ricardo Ferreira e a fechar, ficavam David Azevedo e Nuno Mendo.
Mais uma excelente jornada, onde a excelência do convívio deve ser referida, mas onde não faltou o espírito competitivo.
E o único Matra presente, acabaria por se impôr aos três Mc'Laren presentes.

E em termos de campeonato, é Rui Mota que com uma vantagem de um ponto sobre David Fernandes, acaba por ser o líder provisório dum campeonato em que a escolha das duplas, gera sempre alguma surpresa competitiva.

E no final, dado encontrar-mo-nos na época natalícia, houve vinho do porto, Bolo Rei e até Pão-de-Ló.

E o convívio, prolongou-se......




segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Eleição, modelo do ano

Propõe-se neste artigo, que se avalie aquele que terá sido considerado pelos seguidores do Blog "Slot-Outra Dimensão", o melhor modelo do ano de 2016.
Para isso, deverão ser considerados parâmetros como a estética, novidade, desempenho dinâmico. Embora outros parâmetros e modelos possam ser considerados pelos leitores, aqui ficam algumas sugestões que podem ser consideradas.

Porsche 911/991 - Scaleauto

Mini All 4 Race - Scaleauto 

Alfa Romeo 155 V6 TI - Slot.It

Lotus 72 - Policar

Chenard & Walcker - Hobby Classic

Ferrari GT3 Itália - Black Arrow

Lola T70 MK III - Thunder Slot
 
NSU TT - BRM

Renault RS.01 - Scalextric/SCX

BMW 3.20 Gr.5 - Sideways

Ford Mustang Gr.5 - Sideways
Para votar, basta que se pronunciem nos "comentários", devendo também num breve texto, justificar-se. Deverão ser atribuídos 3, 2 e 1 ponto, aos três modelos que melhor considerarem preencher esses requisitos.
Grato desde já a todos quantos se prontifiquem a colaborar.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Edição especial Sideways

Neste final de ano, a Sideways reservou-nos uma surpresa.
Era já nosso conhecido o Porsche 935 editado sob as côres da "Gulf" e integrado na sua série dedicada aos modelos sob a temática "Historical Colors". Desconhecíamos em absoluto, era a chegada do seu negativo.
 Numa série limitada a 264 exemplares, este fabricante serviu-se da decoração base do anteriormente editado sob a temática "Gulf" e invertendo a colocação das suas côres, editou esta série especial para a "Racer Resin North American Championship 2016", numa série que se ficou quase em exclusivo pelas bandas além Atântico.
 O efeito visual acaba por ser igualmente interessante, podendo-se achar mais graça à predominância do azul, ou do laranja, mas o resultado é igualmente belo.





quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Uma análise despreocupada a uma das mais recentes criações do slot

A recente resistência levada a cabo pelo GT Team Slot Clube e levada a cabo apoiada nos novos modelos da Policar, os novos Lotus 72, num renascer dos F1 à modalidade, serviu também de teste a um produto que traz novas soluções e quiçá, uma nova realidade tanto ao mundo dos coleccionadores, mas também dos competidores.
 Este primeiro modelo escolhido pela Policar, transporta-nos ao mundo de gloriosos campeões e onde o desempenho daqueles bólides dependia quase em exclusivo dos seus verdadeiros dotes de condução. Muitos foram aqueles que ao volante destas máquinas acabariam por perder a vida, como foi o caso de Jochen Rindt, que acabaria ainda assim por se sagrar Campeão do Mundo de Formula 1 a título póstomo e que este fabricante dentro em breve lhe fará jus, trazendo até nós a réplica do modelo desse fatídico acidente, ocorrido no GP de Itália.
 Este Lotus 72 desprovido de qualquer apêndice aerodinâmico, foi o carro que viria a ceifar a vida a Jochen Rindt. Em baixo, a sua réplica que nos chegará no início do próximo ano.
Mas foi a prova ocorrida com estes modelos de aparente fragilidade, que nos levou a tecer algumas considerações e uma análise sobre a valia de um modelo que nos assusta, apenas pela observação da pequena motorização que o equipa. Trata-se de um micro-motor de caixa fechada, que nos desperta natural desconfiança, pois duvidamos imediatamente tanto da sua capacidade velocista, como da sua capacidade de travagem.
 Mas a sua carroçaria, dotada de numero considerável de acessórios plásticos, sobretudo na traseira com complementos de simulação mecânica misturados com outros de suspensão, leva-nos também a crer que todo o seu conjunto se desintegre ao primeiro impacto.
Mas a leveza total do conjunto, é benéfica no que concerne a estragos, aquando dos despistes e mesmo dos naturais impactos ocorridos nos acidentes mais fortes. E a verdade é que, tirando um violentíssimo acidente ocorrido mesmo ao iniciar-se a prova e em que um deles saíu da pista e foi mesmo embater na parede vindo a imobilizar-se no chão, e em que resultou apenas a quebra do aileron, em mais nenhum se registaram quebras ou estragos que se fizessem notar.
 Estes F1 encontram-se equipados com berço de motor independente e que lhes permite, uma vez que para isso se encontram preparados, receber suspensões tanto atrás como lateralmente. Mas estes correram desprovidos dessa evolução e mesmo assim a surpresa foi total e generalizada. Um comportamento absolutamente são, um motor que não surpreende pela rapidez mas que também não desilude e uma capacidade de travagem perfeitamente aceitável, deixaram todos agradados e até surpreendidos. O comportamento em curva é notável e deixa-nos a pensar, como serão estes modelos quando afinados ao pormenor e dotados de suspensões.
O patilhão encontra-se preparado com parafusos allen como forma de fixação dos fios do motor. Esta opção, ainda que possa parecer razoável, tem tendência para fazer quebrar os fios com mais frequência.  
Mas é no conjunto das engrenagens que se encontra a grande ciência destes modelos, mas era também aqui que se centrava a nossa maior desconfiança. Estaria este complexo sistema capaz de responder às exigências que lhe solicitaríamos?
Na verdade, nem o mais pequeno sinal de cedência ou fadiga. Este conjunto funcionou em pleno na totalidade dos modelos. Parabéns pois à Slot.It, a marca que se encontra por trás deste projecto encapuçado pelo nome Policar, por tão exemplar sistema aqui aplicado. E a totalidade dos F1 que aí virão, trarão este complexo sistema pois consegue o fabricante assim, reduzir a dimensão das cremalheiras, o que obrigava sempre à deformação da simulação dos motores dos F1.
 Como conclusão, poderemos referir que o aspecto menos positivo se centre nas rodas de plástico e de colocação por pressão. Mas este aspecto é também fácil de resolver, já que a totalidade dos campeonatos recorre a material de aperto e consequentemente, também estes, se servirão com toda a naturalidade de jantes calibradas e de aperto.
Parabéns Policar, por tão surpreendente modelo e por nos trazer de volta os saudosos F1.