domingo, 15 de janeiro de 2017

Segunda prova do "Troféu Slot Car NSR - Aston Martin & Porsche"

 Decorreu nas instalações do GT Team Slot Clube, a segunda jornada do campeonato destinado aos Aston Martin e Porsche 911/997 do fabricante NSR e onde cada piloto pode participar com ambos os modelos.
 E como cada piloto pode fazer a sua opção quanto ao modelo que privilegia para iniciar a prova, é sempre possível ver-se Aston e Porsche misturados, embora a classificação se faça distintamente e por modelo, mas também existindo no final uma classificação conjunta em que cada piloto soma os pontos obtidos com cada um deles.
Mas era Augusto Amorim a iniciar-se de Aston Martin, quem ditaria o mote para a luta pela vitória. Quem quisesse vencer, teria que fazer mais do que as suas 127 voltas, uma marca já verdadeiramente notável e elevada. Paulo Mendes de Porsche, sentia-se verdadeiramente incapaz de o seguir, assim como aconteceria igualmente com os restantes participantes com os Porsche, como foram os casos de David Azevedo, César Amorim e Rui Mota, que acumulavam sucessivos despistes.
 Os homens de Viana do Castelo, Nuno Mendo e Luís Pinto, começam a ser presença assídua nos nossos campeonatos, registando-se em cada participação os esperados progressos. Também Miguel Carvalho tem conseguido desta feita manter-se presente e David Fernandes, faltoso na prova de inauguração, mostrou-nos desta vez ao que vinha.
 Com uma excelente exibição com o seu Porsche, verdadeiramente ao nível dos melhores Aston Martin, David Fernandes viria a vencer naturalmente a sua manga, surpreendendo mesmo com as 126 voltas conseguidas. Seguiu-se-lhe Miguel Carvalho, tendo Nuno Mendo levado a melhor sobre Luís Pinto, apesar da proximidade numérica das voltas.

 A quarta manga compunha-se de alguns dos mais capazes de atacar o registo de Augusto Amorim.
 Paulo Mendes, Rui Mota e César Amorim perfilavam-se como os mais aptos, mas o azar haveria de bater à porta de Paulo Mendes, o que lhe retiraria qualquer veleidade de aspiração à vitória. E assim e depois de César Amorim não aguentar o ritmo imposto por Rui Mota, seria este último a tentar atingir a marca de Augusto Amorim. E no final, acabariam por ser os metros a atribuir a primeira posição a este último. Mas os azares atingiriam também David Azevedo no seu Aston Martin, o que o relegaria para a última posição da manga e Augusto Amorim ocuparia a terceira posição, num desempenho também nada condizente com as suas capacidades velocistas.

 Na quarta e última manga encontrava-se uma vez mais David Fernandes, um piloto sempre capaz de surpreender. E se com o Porsche já havia feito um brilharete, o que contar dele agora, que iria de Aston Martin? E de facto o seu andamento era uma vez mais surpreendente, mas acabaria também ele por vêr a sua máquina pregar-lhe uma partida, quando após um acidente o berço do motor partia. Era para si o fim de uma sexta-feira notável, mas as corridas também são compostas de sortes e azares.
 E assim, era Miguel Carvalho quem levaria a melhor nesta última manga, logo seguido de Luís Pinto e Nuno Mendo.
 E feitas as contas finais, Rui Mota sagrava-se o vencedor absoluto e dos Aston Martin nesta segunda jornada, enquanto David Fernandes na terceira posição final, levava a melhor na armada Porsche.
O melhor representante na classificação conjunta acabaria por ser Augusto Amorim ao ter conseguido a segunda posição absoluta e igualmente segundo nos Aston Martin e com o Porsche, uma sexta posição final e terceiro melhor representante da marca alemã.

 No pódio final da prova, um Porsche teima em querer aparecer, desta feita o do jovem David Fernandes.


Na classificação dos Porsche, David Fernandes acabaria por vencer, seguido de Paulo Mendes e Augusto Amorim.

Nos Aston Martin Rui Mota levaria a melhor, seguido de Augusto Amorim e César Amorim.
Mais uma etapa concluída esperando-se agora que as fasquias se tornem cada vez mais difíceis de transpôr, dada a evolução sobretudo das máquinas, mas também de alguns dos pilotos.

Inauguração da pista de velocidade do Guimarães Slot Clube

 O Guimarães Slot Clube organizou uma prova de resistência para modelos clássicos, como forma de reabertura da sua pista de velocidade que havia estado inoperacional durante alguns meses, após remodelação daquele extraordinário espaço.
 A prova teve início com a habitual prova de qualificação, cuja equipa "Gémeos Team", a dupla mista constituída pelo vimaranense do GSC, Paulo Relvas e o bracarense Rui Mota do GT Team Slot Clube, aos comandos de um Mc'Laren da Slot.It, tiveram a honra de abertura.
Encontravam-se presentes três fabricantes, a NSR com um Ford P68 por parte da "Castros Team" pai e filho, três Ford GT 40 da Slot.It, dois Mc'Laren do mesmo fabricante e ainda dois Lola T70 MK III do novíssimo fabricante Thunder Slot.
 Mas ficou na qualificação claro, que a equipa "GT Team/ART" com o Lola T 70 MK III da Thunder Slot da qual faziam parte Paulo Mendes e David Azevedo se superiorizavam claramente à restante concorrência. Com um brutal modelo, cedo se percebia que a concorrência se encontravam longe e que apenas um percalço maior, lhes retiraria a anunciada vitória.
Mas a qualificação ditava que as equipas "ToworkFord" e "Ases do Asfalto" poderiam ambicionar ao mais alto dos degraus, caso algo viesse a correr mal aos antecipados vencedores.
 Paulo Mendes e David Azevedo percebiam o quanto a prova jogaria a seu favôr.

 De Espanha vinha a equipa "Ovelhas Negras", formada por pai, mãe e "su niña", numa extraorninária e simpática forma de se estar no mundo dos slot cars. Sem ambições, mas com muita vontade de saber estar e gozar a modalidade


 De Braga vinham ainda apenas observadores, numa outra forma de se viver a modalidade.
 Já alinhados na grelha e prontos para o início da prova, encontravam-se os modelos após as respectivas escolhas de calha, de acordo com a sequência dos registos da qualificação.
 E os pilotos assumiram igualmente as suas posições.



 E ao fim da primeira calha, onde os candidatos naturais à vitória ficariam de fora, pela opção de iniciarem a mesma na calha virtual, ditava como líderes os homens da casa do "SC 1968 Slot Team", seguidos surpreendentemente pelo "Gémeos Team" e ainda os "Ases do Asfalto", outra das equipas da casa, ambas com menos uma volta. do que a equipa comandante. Seguia-se-lhas a equipa "ToworkFor" na quarta posição mas ainda muito próxima, surgindo depois na quinta posição a "Maga/Mig", mas já a alguma distância.
 Na segunda manga entrava a equipa do "GT Team/ART" e com eles a confirmação da sua clara superioridade. Mas os comandantes anteriores perdiam a liderança vindo a caír para a quarta posição, enquanto os "Ases do Asfalto" e "Gémeos Team" trocavam de posição entre elas". A equipa "Ovelhas Negras" ficava-se pela última posição, fruto da sua saudável e modesta forma de estar na modalidade, mas também pelo menos competitivo estado de preparação da sua máquina.
 E a partir daqui, foram poucas as mangas onde se registariam alterações na classificação, pois estavam mais ou menos definidos os andamentos e posições de cada equipa, verificando-se algumas reviravoltas, resultado de alguns percalços pelos quais algumas das equipas foram passando.


 Na quinta manga, a equipa "ToworkFor" que vinha ocupando a quinta posição, assumia um lugar acima, enquanto o quarto classificado a até aí, a "SC 1968 Slot Team", caía para o sétimo lugar.
 Mas os segundo e terceiro classificados eram quem mais centrava atenções, já que o primeiro lugar se encontrava antecipadamente entregue. E entre estas duas equipas e embora a "Ases do Asfalto" se mantivessem na segunda posição à algumas mangas, viam atrás de si a "Gémeos Team" fazer perigar a sua posição, fruto de forte andamento imposto tanto por Paulo Relvas como Rui Mota.


 E a penúltima calha viria a ser decisiva para a definição de segunda posição final, já que a "Gémeos Team"  empreende a sua última participação de faca nos dentes, roubando o segundo lugar aos seus directos adversários. Foi no entanto muito interessante assistir e tentar perceber qual destas equipas levaria a melhor, já que ambas se mostraram muito fortes em termos de rapidez, mas sobretudo consistência de andamentos.
 Mas já no final e como resultado de uma cremalheira a entregar a alma ao criador no carro da "Maga/Mig", assistíamos à subida da "SC 1968 Slot Team" à sexta posição por troca com aqueles.

 Em cima o modelo vencedor do "GT Team/ART" e em baixo, o pódio dos três primeiros, onde a supremacia esteve do lado dos modelos da "Thunder Slot".


Em primeiro lugar, a "GT Team/ART", constituída por David Azevedo e Paulo Mendes.

A segunda posição pertenceu à "Gemeos Team", composta por Rui Mota e Paulo Relvas

Na terceira posição ficaria a "Ases do Asfalto", com Carlos Afonso e Luís Azevedo
 Mais uma excelente jornada sobretudo de convívio, mas também de acesas e salutares lutas na nossa querida modalidade. Bem haja o slot e os belos momentos que daqui podemos retirar.
Obrigado à organização do Guimarães Slot Clube e a todos com que conseguimos conviver e fazer valorizar este nosso hobby.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Adivinhação

Será este Ferrari o próximo Policar de Formula 1?
Depois do Lotus 72 e da próxima chegada do March 701, existe alguma probabilidade de mais dia menos dia, lá acabe por chegar o anúncio do Ferrari. E o Ferrari 312 B2, um modelo de 1971, talvez fosse uma excelente opção.

Vamos lá Policar, ainda estamos à espera do March, mas também queremos um Ferrari.....