domingo, 25 de fevereiro de 2018

II Campeonato Slot Car Luso Galaico 2018

 Decorreu nas instalações do "Rias Baixas Slot" a segunda prova integrada no campeonato conjunto entre clubes portugueses e espanhóis. Desta feita o nosso destino foi Espanha, para o confronto entre modelos sport protótipos e modelos de Grupo C, em provas divididas em dois distintos campeonatos.
 Fez-se notar a ausência da totalidade dos participantes do Guimarães Slot Clube, clube este que receberá a comitiva participante na próxima jornada.
Mas a pista que nos recebeu mostrou-se difícil para a totalidade dos estreantes, dada a existência de uma zona técnica de elevada dificuldade.
 A parte da manhã destinou-se de acordo com a regulamentação aprovada, à prova individual e destinada aos modelos Sport Protótipos Clássicos.
 A tarde seria destinada a formações de dois ou três pilotos e as máquinas eram os sempre interessantes modelos de Grupo C.
Da parte do Clube Slot do Minho surgia uma comitiva bem composta e onde para além de Eugénio Veiga, um estreante nestas andanças, se encontrava também o iniciado Marco Freire que diga-se, se portou condigna e honrosamente nesta difícil deslocação.

 E no que se refere aos bólides clássicos, "nuestros hermanos" dividiam a sua aposta entre os novos Lola da Thunder Slot, alguns modelos da Slot.It e ainda o Ford GT40 da NSR. Já nós resumíamos a nossa aposta aos sempre eficazes modelos da Slot.It.





 E seriam 23 os participantes a preencher a primeira parte do dia e onde os concorrentes locais acabariam por se impôr com alguma naturalidade à restante armada forasteira.
 Um dos nossos melhores representantes, Paulo Mendes, acabaria por ser vítima de afinações de última hora, o que lhe valeria uma classificação no final da tabela, algo muito pouco condizente com o seu real valôr e reconhecidas capacidades.

 E enquanto uns se aplicavam com todo o seu saber pela conquista da melhor posição, outros descontraidamente conseguiam pôr algo em dia.

 Alfonso Mouriño acabaria por ser um extraordinário vencedor, numa prova em que o melhor português, Luís Azevedo, não conseguiria ir além da oitava posição. Esta classificação bem demonstra o elevado ritmo imposto pelos participantes espanhóis melhor conhecedores deste complicado traçado.


             Classificação final Sport Protótipos Clássicos             


 No pódio dos modelos, ficou demonstrada a supremacia dos novos Lola da Thunder Slot. No meio, um inesperado Ford GT40 da Slot.It

Para a tarde vinham as formações para tripular os fantásticos Grupo C. Aqui a escolha resumia-se aos modelos da Slot.It, mas ficou claro que os Nissan são já tidos como a melhor das opções, dada a totalidade das apostas observadas.




 A prova foi igualmente intensa e com a vantagem a pender fortemente e novamente para as formações espanholas. Muito rápidos e adaptados ao complexo traçado, acabariam por deixar na quinta posição a melhor das formações lusas, correspondendo à equipa GT Team / ART1 esse privilégio, logo seguida de mais duas das formações portuguesas. A fechar a tabela, a menos experiente formação nacional constituída por Eugénio Veiga e Marco Freire. Mas não poderia deixar passar em claro que esta equipa demonstrou não se sentir por esse facto diminuída, encarando com toda a coragem este difícil desafio que certamente intimidaria muitos concorrentes. Parabéns por isso, caros amigos do GT Team / ART4.
 O pódio dos modelos confirmaria a real superioridade dos Nissan sobre as restantes marcas em presença, os dois Lancia LC2 e um Porsche 962 IMSA.
 Ficou assim fechada a segunda etapa de um campeonato que tem ainda muitas etapas por cumprir e que irá à medida da sua progressão gerar muitos pontos de interesse.

Foi com muita garra que se pilotou nesta prova....

Campeonato GT Open - Segunda prova

A segunda jornada do Campeonato GT Open, incluído nas habituais actividades do Clube Slot do Minho, iniciou-se com a grata surpresa de termos assistido ao evoluir em pista de 21 participantes, um número para nós verdadeiramente invulgar e que suplantou largamente o já bonito número de catorze presenças da primeira contenda. E foi com mais agrado ainda que vimos alguns dos recém-chegados a demonstrarem sem preconceitos, imenso interesse em se imiscuírem na luta por cada um dos lugares. Destacamos os nomes de Jonathan Barbosa que começa já a escusar apresentações, o nosso pequerrucho João Preto, a nossa pequenita Sofia Aguiar a estrear um belíssimo Lamborghini "Gulf" e numa estreia absoluta mas onde ficou claro que virá a tornar-se um bico-de-obra para os mais experientes, Eduardo Leite. A estes juntaram-se ainda as presenças de alguns pilotos de créditos já firmados e oriundos do Guimarães Slot Clube.
 O número de participantes obrigaria a que se realizassem duas mangas, com a inclusão em cada uma delas de calhas virtuais.
 E este campeonato acaba por demonstrar a valia de uma interessante variedade de modelos de diversa origem, mas onde se confirma a tremenda valia dos velhinhos Saleen e a cada vez maior aposta neste mesmo modelo por parte dos concorrentes.
 Jonathan Barbosa e Eduardo Leite numa plena demonstração de camaradagem, momentos antes do decorrer da primeira das lutas que decorreu esta sexta-feira última.
 E para a primeira das mangas estiveram Jonathan Barbosa, Eduardo Leite, Francisco Matos, Miguel Carvalho, Marco Freire e o benjamim João Preto.
 Enquanto isso, outros punham a conversa em dia, como foi o caso de José Pedro Vieira e Paulo Relvas.
 Sofia Aguiar, uma menina que embora não tivesse demonstrado a rapidez de João Preto, quase acabaria por levar a melhor sobre o mais rápido e ao mesmo tempo o seu mais directo adversário, tendo-se para isso valido duma condução extremamente segura e eficaz, onde pautou o seu desempenho pela quase ausência de despistes, demonstrando uma maturidade verdadeiramente notável.




 O bonito Lamborghini com que Sofia Aguiar se estreava em campeonatos deste clube.




 Marco Freire estreava o seu novo Ferrari de origem Black Arrow.
 A segunda manga acabaria por colher os pilotos que melhor se posicionam em termos de campeonato, surgindo claro, também as melhores e mais bem preparadas máquinas.







O elevado ritmo imposto nesta segunda etapa do campeonato por Augusto Amorim, acabaria por o levar à primeira posição absoluta, onde as duas voltas de vantagem por si conseguidas sobre o segundo classificado, não correspondem ao que se vinha tornando já um hábito, ou seja, acabaria por se tratar de uma vitória com alguma margem de segurança. A segunda surpresa acabaria por surgir por parte do também jovem David Fernandes, ao impôr o seu Lamborghini de origem Sideways a adversários de respeito, como são os casos de Paulo Mendes, Luís Azevedo e David Azevedo.
 José Pedro Vieira intrometia-se também entre Rui Mota e Marco Silva, no que acaba também por demonstrar a valia de quem pensa ter dotes apenas para o mundo dos ralis.
Dos "estrangeiros", um elogio aos desempenhos de Filipe Vinagreiro e Paulo Relvas, que acabariam mesmo por se impôr a Miguel Carvalho. Ricardo Moura, o terceiro representante vimaranense, acabaria por levar a melhor sobre Jonathan Barbosa, este último um novato a demonstrar francos progressos na difícil arte de pilotagem deste pequenos bólides. João Preto e Sofia Aguiar é que se entregaram a uma das mais bonitas lutas desta jornada e onde fica no ar que esta menina vai acabar por fazer estragos. Vamos lá João Preto, temos uma verdadeira ameaça às pernas....
Para finalizar, uma palavra de apreço a Eduardo Leite, pela coragem em se envolver neste tipo de aventuras, sem o mínimo de experiência. Contudo ficou claro, de que não precisará de grande esforços para que comece um dia destes a causar aos mais experientes, algum embaraço. Muitos parabéns Eduardo.
 E foi com este excelente parque automóvel que findou esta segunda etapa de um campeonato que se encontra ao mais alto nível.

E os Saleen começam a consolidar uma inesperada imagem de modelo vencedor.
Venha a terceira...