terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Difícil resistir - Superslot

As últimas criações da Scalextric/Superslot a versar as incontornáveis Volksvagen T1 são verdadeiramente apaixonantes. Ainda que estejam somente anunciadas, começam já a fazer fervilhar o sangue dentro de nós.

É claro que será necessária alguma paixão por estas estranhas formas de "pão-de-forma", mas são as formas que marcaram definitivamente gerações, associando-se até a alguns estilos de vida. E se até aqui parece que esses factores terão sido suficientes para as primeiras edições, agora a associação faz-se de forma também mais forte, através da sua ligação ao desporto automóvel.

 E um excelente trabalho de envelhecimento irá também ser obra de uma edição especial, onde esta se verá acompanhada de trabalho igual sobre o modelo carocha. Serão pois três fantásticas edições prestes a enriquecer o mundo dos slot car, cada uma à sua maneira.

 Entretanto, fizeram-nos já chegar outros exemplares de beleza indiscutível.

Campeonato Grupo C - Guimarães Slot Clube

 Com arranque marcado para a próxima quinta-feira na pista permanente de marca Ninco existente no Guimarães Slot Clube, inicia-se  o campeonato destinado aos modelos de Grupo C.
Trata-se esta categoria daquela que mais diversidade de marcas, modelos e evoluções de modelos podemos na actualidade contar e onde a família de Porsche 956/962/962 IMSA se mostra como a mais completa, num absoluto reconhecimento daquele que terá de forma mais categórica marcado esta categoria do desporto automóvel mundial.
 Se em anterior artigo abordamos as evoluções do modelo Toyota 88C editado pela Slot.It, com vista às suas potencialidades para este mesmo campeonato, teremos de considerar o modelo da Porsche como um dos igualmente a considerar como sendo um dos mais competitivos. Mas há que não esquecer que à imagem do que sucede com o Toyota e outros, também os Porsche sofreram tremendas evoluções, resultando daí, que de toda a família disponível, caso esteja tentado a participar de Porsche, a sua escolha deverá recaír na versão IMSA, aquela que contempla uma tomada de ar de considerável dimensão no início do capôt-motor, ou nas últimas versões do Porsche 956 LH ou dos 962C, como se mostra nas imagens que abaixo se seguem. Contudo, não costumam ser os Porsche os mais rápidos, mas os mais fieis e de excelente compromisso qualquer que seja a pista onde participemos.




 Quanto aos Toyota, considero ser também uma excelente e uma das melhores opções, apesar de nem sempre os conseguir-mos dotar da maior eficiência dinâmica. Mas pior do que isso, e baseio-me em mais do que um caso, poderem ficar envergonhados após um acidente mais sério. São vários os casos em que modelos de comprovada rapidez, nunca mais tornem às anteriores performances após toques mais delicados, sem que consigamos perceber o porquê dessa tão estranha mudança de rapidez.
Mas o modelo da actualidade a meu vêr, é o Nissan R89C /R90CK.
De magnífico desempenho, quando bem afinado será talvez mesmo, imbatível. Mas é necessária alguma permissividade regulamentar para que se consiga fazer deles a extraordinária bala das pistas. Isto porque, há necessidade de se removerem pela parte interior alguns acessórios plásticos de modo a que se consiga a montagem das suspensões laterais, tornando-se impossível a sua montagem sem este pequeno exercício.
 Na imagem inferior percebe-se a existência das tais peças interiores, imediatamente antes das rodas.
No caso dos Lancia, trata-se de uma ímpar situação, já que embora repartindo a mesma sigla "LC2", a Slot.It editou ambos os modelos que se apresentam em quase tudo desiguais.
 De carroçarias absolutamente distintas, também ambos apresentam distinto desempenho. A primeira das versões editadas e correspondente ao modelo mais antigo, surge com uma carroçaria de linhas arredondadas na secção frontal, correspondendo à mais recente edição e igualmente à mais moderna versão, uma carroçaria de frente mais alongada e de linhas mais angulosas.
 E se do primeiro não poderemos esperar tirar dele as melhores performances com vista às vitórias, já do segundo, torna-se possível recolher as mais elevadas expectativas. Contudo, não se pense que será do pé para a mão que os bons resultados aparecerão, já que os truques para o transformarem num modelo de desempenho supremo, normalmente estão ao alcance das preparações dos melhores especialistas na matéria.
Tenha pois em atenção ao que aqui foi escrito, na hora de apostar numa destas montadas italianas.
 Os Mazda poderão ainda ser também considerados, mas as suas ambições começam a ficar diminuídas e só alguma sorte no bom desenrolar das competições poderá colaborar com eles para que se posicionem na disputa das primeiras posições.

Mas o Mazda 787B é um dos raros modelos de Grupo C com características dinâmicas consideráveis, editado por outro fabricante que não a Slot.It. Trata-se do fabricante Mr. Slot Car, que em terrenos Carrera se mostrou já capaz de feitos de relevo, mas que em Ninco acaba por não ter desempenhos do mesmo nível.
 Os Jaguar foram já belas máquinas, mas encontram-se hoje sobejamente ultrapassados, muito por culpa do seu excessivo peso, muito embora tenham existido também aqui algumas evoluções da sua linha de carroçaria. Portanto, acaba por ser um dos modelos opção, apenas para aqueles que não disponham de nenhum dos anteriormente mencionados.

O Sauber C9, o último dos modelos de Grupo C aqui em análise, muito embora tenha chegado a dar algumas alegrias aos membros do GT Team em competições de longa duração, é seguramente a pior de todas as máquinas editadas pelo fabricante Slot.It.

 Foram também algumas as evoluções chegadas até nós, contudo, de pequena monta, onde o redesenhar dos ailerons e pequenas alterações da sua frente acabaram por ser as partes mais  significativas. O aligeiramento das carroçarias, parece nunca ter tido os efeitos necessários
 O seu excessivo peso continuou a ser o seu verdadeiro calcanhar de Aquiles, mas a própria estrutura deles nunca se terá mostrado das mais eficazes, pelo que fará deles hoje como a pior de todas as opções.
 Portanto, se pretende alinhar nas próximas batalhas a terem lugar naquele clube, terá aqui algumas dicas que o poderão ajudar na sua opção. Agora, boa sorte nas preparações....

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Comparativo Toyota 88C - Slot.It

 Trago hoje um comparativo entre as diferentes séries do Toyota de Grupo C editados pela Slot.It, uma vez que vem a talho de foice com o início do campeonato para estes modelos no Clube vimaranense, "Guimarães Slot Clube".
Porque ainda me lembro do excelente desempenho destes modelos dentro desta categoria e porque este fabricante nos tem vindo também a habituar a que de cada novo modelo posto no mercado, resulte um novo desempenho para melhor, parece-me perfeitamente justificado este meu interesse na observação primária da última evolução desta máquina.
 As anteriores versões, duas, definiam-se pela existência do seu aileron independente da carroçaria. Mas a mais recente das versões até nós chegada, opta pela integração do mesmo à imagem dos Porsche 956/962, ou seja, suspenso em derivas verticais existentes no prolongamento do capôt traseiro. Mas as diferenças entre eles não se ficam por aqui, já que foi totalmente redesenhado este capôt traseiro, desde o próprio cockpit até à sua extremidade.

 Mas as duas anteriores versões distinguem-se apenas pela diferença existente na extensão da secção traseira, que se prolonga desde o limite mais à retaguarda do capôt, até ao aileron. A imagem que acima se mostra, permite a percepção deste pormenor em dois modelos.
Na imagem inferior percebe-se que o comprimento total da carroçaria até ao limite dos aileron's se manteve inalterado, mas agora à custa de um prolongamento efectivo do seu capôt. É igualmente perceptível quanto esta secção do modelo foi objecto de trabalho aerodinâmico, o que acabou também por proporcionar nesta secção, uma carroçaria mais baixa do que a anterior.
 A imagem inferior dá-nos justamente essa percepção, vendo-se perfeitamente que o capôt traseiro assume um plano horizontal mesmo antes da linha da cava das rodas, o que nos modelos anteriores acontece já depois do final das rodas.
Mas vejamos agora quanto pesará cada um dos Toyota.
 Embora estes dois modelos apresentem uma carroçaria em tudo igual, a versão "taka-Q" assume uma vantagem de 0,5 gr.

 Mas é mesmo a versão "Denso" que se apresenta como o "ultra-leve" do grupo, enquanto o mais recente membro acaba por ser a desilusão, ao igualar o mais pesado dos mais antigos 88C. A desilusão provém apenas pela expectativa dos anteriores exemplos a que a Slot.It já nos habituou, porque afinal, o seu registo não poderá ser considerado um desaire.
 Mas enquanto as anteriores medições foram feitas a partir dos modelos completos, façamos agora a mesma análise, mas contando apenas com a cobertura das mecânicas.
 E curiosamente, é agora a versão branca que demonstra um melhor registo relativamente ao "taka-Q". As similares mecânicas acabam por não permitir o entendimento desta situação, quando afinal também as carroçarias se apresentam com as mesmas especificações.
 
 Mas continua a ser a versão "Denso" a manter a primeira posição, fruto muito provável da diminuição da extensão da carroçaria na sua extremidade posterior. E é também o recente "Leyton House" a marcar o pior registo. E isto é mau, sobretudo quando se percebe que afinal este incremento provém obviamente da nova traseira, algo indesejável sobretudo por se verificar para além do eixo traseiro. Bom, mas será também necessário contar com uma secção traseira mais baixa, o que por outro lado poderá significar uma mais valia.
 Pelo interior da mesma, percebe-se que a existência de acessórios para além do eixo, contribuirão para esta indesejada penalização.

 O seu chassis surge com pequenos pormenores que o diferenciam, versando estes quase exclusivamente a sua adaptação ao mundo digital. No entanto, chamo a atenção para um ligeiro rebaixamento existente à frente na zona do patilhão, que poderá ter tido como objectivo, conseguir-se baixar a secção frontal. Quanto às motorizações, algo que normalmente não valorizamos porque os regulamentos costumam admitir berços para motor em posição anglewinder e de caixa grande, embora recebendo de origem a mesma referência que os antigos de cabeça laranja mais clara, são os tais que embora anunciados como sendo igualmente de 21.500 rpm, parecem contemplar umas rotaçõezinhas extra.
 Portanto, parece um tanto inconclusiva toda esta análise ao novo modelo, mas a mim, parece-me a versão "Denso" ou similares, mais apta à optimização do rendimento desta máquina nipónica, à excepção é claro, do grande inconveniente que é a presença de um aileron independente da carroçaria e consequentemente muito mais sujeito às quebras, nos momentos de impacto.