segunda-feira, 11 de julho de 2022

GT Team/ART Slot Cars, estreia pista com prova de 6 Horas

Foi com uma prova de resistência de 6H, onde foram recebidas um total de oito equipas com elementos oriundos de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, que o renovado "GT Team ART Slot Cars" reabriu portas inaugurando um novo espaço para a prática da modalidade, utilizando um novo traçado assente nas novas pistas Scaleauto.
Seria portanto este plástico, uma novidade para a totalidade das equipas que se fizeram presentes e a que cada um dos pilotos teria de se adaptar.
A escolha do veículo rolante para esta festa de inauguração, recaiu no mais recente Mercedes, também ele de origem Scaleauto e onde podemos assistir a um brilhante desempenho do modelo da "National Racers", equipado com chassis próprio, desenvolvido especialmente para este carro.

O espaço, ainda que não permitindo grandes áreas de lazer, mas contando com um jardim/esplanada de apoio, encontra-se suficientemente estruturado para albergar uma razoável área de boxes e ainda de um mini bar, tendo-se no entanto os pilotos visto obrigados a debater com a elevada temperatura que excepcionalmente de registou naquele dia.


A organização encontrou-se ao melhor nível, graças há já longa experiência que os pilotos desta equipa têm vindo a assimilar ao longo duma carreira que lhes permitiu até, a conquista de alguns títulos fora de portas, e de onde se podem contar alguns títulos nacionais de Espanha.


Mas a diversão e interação entre os elementos dos vários team's, para além da natural disputa de lugares dentro de pista, terá sido o ponto mais forte a apontar, onde graçou a extraordinária boa disposição e fair play em inúmeros momentos do calôr da contenda.


Não terá passado despercebido o conhecido espalhafato com que invariavelmente nos brinda em atitudes de manifesto bom humor o Nuno Aguilar, o que se por lado funciona como motivo de alegria e diversão, por outro, por vezes, provocam-nos cada susto!!....
Os treinos foram como sempre, os momentos cruciais para que cada piloto se adaptasse neste caso, a um traçado novo para todos aliado a um piso também em estreia e para a respectiva afinação das suas máquinas.






Depois das verificações técnicas, foi hora de maior concentração com vista à qualificação, que iria permitir a escolha da calha para o início da prova por parte de cada equipa.
A equipa da National Racers deu o pontapé de saída, e no final da qualificação, acabaria o seu registo  por assumir o melhor tempo de entre todos os participantes. Começava aqui a boa nota desta "equipa/fabricante".









Escolhas de pista feitas e depositados cada um dos modelos em parque fechado, era hora de ir dar de comer às barriguinhas que "começavam a dar horas".


Estômagos compostinhos, a concentração passaria a ser o ponto de ordem para uma jornada que passaria a ser algo penosa, pelo extremo calôr com que os pilotos acabariam por ter de se bater, não tendo sido no entanto motivo para o baixar da guarda pela luta de cada um dos lugares em disputa.

E se a National Racers se tinha mostrado já ao melhor nível na qualificação, a primeira das mangas comprovava o bom nível com que esta equipa chegara ao norte de Portugal.
Mais para trás, prometiam-se também lutas entre "AE Slot" e "GT Team/ART II", podendo dizer-se o mesmo relativamente às equipas do "Slotspot" e "Slot MG Racing Team", com a da "SCM" bem à espreita. Deixavam-se atrasar um pouco os homens do "CAC", mas numa prova de resistência, tudo é de se esperar.
O terceiro turno de vinte minutos permitia à equipa lisboeta manter-se no comando, mas percebia o perigoso aproximar da equipa da casa do "GT Team/ART I", resultando a vantagem, numa volta apenas.
"AE Slot" e "GT Team/ART II" mantinham acesas as hostilidades, o mesmo acontecendo com "Slotspot" e "Slot MG Racing Team". Entretanto começa a deixar-se para trás o "SCM", vendo encurtar-se substancialmente a vantagem obtida nos primeiros turnos, sobre a equipa "CAC".
Daqui por diante, as lutas continuavam acesas, com algumas equipas apoquentadas por pequenos percalços, o que os levariam a proporcionar interesses extra pela conquista de terrenos perdidos e as outras, a baterem-se galhardamente por não perderem posições e atacarem as que estivessem ao seu alcance.

E se à cabeça da classificação o equilíbrio entre "GT Team/ART I" e "National Racers" era notório, para baixo o equilíbrio ia-se fazendo também, mas com o acréscimo de interesse proporcionado pela tentativa de recuperação das equipas que se haviam atrasado por incidentes.

Os homens da casa acabariam por fazer pender a vitória a seu favor, mas sempre sobre grande réplica do team da National Racer, seguidos pelos homens de Matosinhos, pertencendo a estes os três lugares do pódio.
A restante classificação foi-se fazendo através da galhardia de cada elemento, tendo também proporcionado belos momentos de extraordinário andamento e pilotagem.










No final e antes da entrega de prémios da prova, procedeu-se ao sorteio de vários modelos que seriam entregues aos felizes contemplados.




Oitavo lugar, CAC

Sétimo lugar, GT Team/ART Slot Cars

Sexto lugar, Slot MG Racing Team

Quinto lugar, Slotspot

Quarto lugar, AE Slot

Terceiro lugar, SCM

Segundo lugar, National Racers

Primeiro lugar, GT Team/ART Slot Cars

No final, foram proferidas por Luís Azevedo, o Director da Prova,  palavras de agradecimento aos participantes e da nossa parte, queremos agradecer o convite formulado e enaltecer o esforço, por uma vez mais este Clube ter renascido e conseguido pôr de pé uma estrutura a todos os níveis, notável. Parabéns será tudo o que consigo transmitir, após esta experiência de competição e convívio, onde conseguiram trazer equipas de referência até Braga, cidade que tão bons exemplos de competição e valôres tem sabido manter.
Por fim, agradecer também o convite para ter podido compartilhar uma bela máquina com um dos mais promissores pilotos nacionais da actualidade.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Revoslot, também aposta no Alfa Romeo

A Revoslot apresenta-se como uma espécie de BRM/TTS, mas à escala 1/32. Igualmente dotados com chassis metálicos, o que lhes conferem assegurada estabilidade, proporcionam agradabilidade na condução, ao mesmo tempo que permitem uma condução mais realista, pela perda de alguma brusquidão que os modelos de chassis de plástico, assumem.
Depois de várias apostas, sobretudo na gama de modelos GT, parece terem-se apercebido do enorme êxito que os grupo 2 assumiram na escala 1/24.
E que melhor aposta poderiam ter tido, do que começar com o Alfa Romeo 1300 GTA Júnior?
Inspirados talvez no facto deste modelo se ter mostrado já na escala 1/24 como "quase" imbatível, melhor começo não poderiam ter tido.
Mas se ao nível dos acabamentos, a reprodução dos faróis acaba por desiludir, a versão amarela adopta ainda jantes que porventura pretenderiam representar as colossais "Minilite", mas cujo resultado peca por transportar uma imagem bastante fraca, o que o penaliza bastante.
Mas tanto o modelo amarelo como o azul, para além da adopção do pequeno spoiler frontal, contam também com a montagem de pára-choques, algo bastante incomum nas versões de velocidade.
Esperemos agora que sigam à imagem das apostas da BRM/TTS, com a criação da restante gama que tanto enriquece a categoria dos modelos do grupo 2.