Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2018

20 Anos Slot.It - Duas décadas de sucesso

Foi a 21 de Setembro do ano de 1998 que a associação formada por Maurizio Ferrari e Maurizio Gibertoni os levaria a fundar a empresa "Galileo Engineering", empresa da qual nasceria a Slot.It, que se dedicaria numa primeira fase à edição de acessórios para o mundo dos slot car, como cremalheiras e pinhões, num crescendo tecnológico que acabaria por catapultá-la mesmo ao patamar máximo no ano de 2002, quando editaram o seu primeiro modelo de slot, um Audi R8C totalmente negro, que terá recebido mais tarde algumas evoluções mas também decorações.
 Sabemos que este modelo da Audi terá sido a escolha para o seu primeiro modelo, pela grande paixão nutrida por Maurizio Ferrari sobre aquela estilizada silhueta. No entanto, a falta de um grande historial à volta deste Audi R8C, tê-lo à remetido à edição de versões de teste e de treinos e participação nas 24 Horas de Le Mans, limitando-lhe assim um grande leque de possibilidade de edições sobre esta mesma base.




Mas no ano de 2012 comemorava-se o 10º aniversário do lançamente deste Audi, o que levou a que a Slot.It o relembrasse na forma de uma edição especial e limitada a 3000 exemplares.

 Trata-se de uma versão cromada e de decoração estilizada onde não falta o logo do fabricante e a bandeira do país de origem deste fabricante e onde no dorsal do mesmo surge o número 10, numa clara alusão ao 10º aniversário da sua primeira edição.
 Uma caixa de cartão prata e característica das suas edições especiais, serve também a este modelo como sua embalagem.
 Mas a limitação e falta de possibilidade de rentabilidade deste molde através de multiplas edições, terá talvez marcado a Slot.It, que terá tido no seu segundo modelo editado, um dos mais marcantes e rentáveis da sua linha, quando nos fez chegar a série de Porsche 956 e mais tarde, dos 962. Modelos de Grupo C muito bem aceites pelos praticantes desta modalidade, continua ainda hoje a marcar um lugar de destaque de entre as criações deste fabricante.

 E foi com estas duas versões do Porsche 956 LH  que terá de facto ganho muita força a Slot.It, pois para além de se tratarem de modelos muito bem aceites, eram também altamente competitivos, o que proporcionava aos praticantes sucesso garantido.

E trata-se esta aposta da mais acertada e que tem marcado a evolução da Slot.It mas também deste próprio modelo que viu já uma infinidade de evoluções onde vimos mesmo chegar os 962 IMSA.
Segue-se abaixo uma amostragem de alguns desses modelos duma bela linhagem bem explorada por este fabricante.













Mas para além da séria aposta recaída nos modelos de Grupo C, ouve a ousadia de entrar por outros domínios, também eles muito apreciados pelos praticantes, como terá sido o caso dos modelos Sport Protótipos Clássicos, algo que despertava um nostálgico sentimento entre um grande número de aficionados.
O Ferrari 312 PB dava o pontapé de saída numa clara aposta ganha, tanto por ter nascido de imediato competitivo, mas porque também não faltam adeptos desta marca.

 Outras marcas e modelos têm vindo a fazer aumentar o leque deste segmento, enriquecendo grelhas de notável variedade e número de participantes.



 Mas as apostas da Slot.It passaram a ser diversas e sempre com elevado sucesso, graças à incrível capacidade denotada para mostrar modelos cada vez mais capazes.



 Mas fabricar modelos de competição não é tudo quanto preencha as suas necessidades, pois o grau de exigência é contínuo e elevado enquanto construtor e impõe-se que sejam réplicas o mais fidedignas possível, o que os levou mesmo ao desenvolvimento de um sistema de tracção 4X4 notável, pois funciona nas rodas da frente apenas e enquanto em potência, deixando as rodas livres assim que deixe de se acelerar. Trata-se de algo nunca antes visto nesta escala de modelos eléctricos.
Foi aplicado de série no primeiro Audi R18 e-tron Quattro, com igual aplicação nos Alfa Romeo 155 e Opel Calibra da sua série DTM, mas aqui a título opcional.



E os modelos DTM, poderemos dizer que são a sua última aposta e a actual coqueluche da companhia. A introdução do Alfa Romeo 155V6 Ti, do Opel Calibra e dentro em pouco dos Mercedes 190E, trazem uma nova linha de competição bastante apelativa e que tem já os seus sérios adeptos.

Em 2016 renasce através da empresa "Galileo Engineering" a marca Policar e com ela, mais um apaixonado tema à volta dos carros e dos carrinhos de slot. Sempre apreciados, os Formula 1 Clássicos são uma nova força motriz para que a Slot.It deite uma vez mais mãos-à-obra e desenvolva apaixonados modelos eléctricos motorizados. E uma vez mais, aposta tudo, trazendo outro revolucionário sistema até nós. Com o objectivo de não deformar as belas réplicas dos motores que equipavam estes carros verdadeiros, vê-se a Slot.It obrigada a apurado estudo, de forma a miniaturizar todo o sistema de engrenagem que transforma a energia do seu micro-motor, em potência no eixo traseiro.
 E consegue-o com pleno êxito, através de uma revolucionária desmultiplicação que não compromete nem a velocidade, nem a travagem. Pelo contrário, tratam-se de modelos agradáveis e plenos de performances.

 Iniciou-se esta série com os Lotus 72 tendo a continuidade acontecido através do March 701 e ao que se espera para breve, Ferrari B2.
 

Temos então de dar os parabéns a um fabricante cuja marca na modalidade tem sido pautada pelo sucesso e apostas sempre no melhor caminho. Foram para nós 20 anos de boas surpresas com a certeza de que muitas mais virão.
Muitos parabéns Slot.It, pelo imenso percurso que tem feito e pelo que nos tem também proporcionado através das suas belas máquinas e inesquecíveis momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário