segunda-feira, 15 de outubro de 2018

NSR - Quanto vale o Porsche 908?

O Porsche 908, especialmente na sua versão /3, acompanha o meu imaginário desde a altura em que mo foi dado a conhecer através das revistas da especialidade, dado na verdade nunca ter tido o privilégio de o ter conhecido ao vivo e a côres. De linhas absolutamente sóbrias mas aerodinamicamente eficazes quanto baste, aliado a uma eficiência dinâmica que dependia também de um reduzido peso do seu conjunto, proporcionar-lhe-ía de imediato uma estreia vitoriosa, para além de um palmarés notável com vitórias sobretudo em palcos que exigiam modelos dominadores de terrenos sinuosos.
Empolgou-me a sua chegada através das criações Fly ao mundo dos slot car, mas deles podia-se apenas tirar partido em competições, quando se lhes permitia a participação usufruindo do íman de que se faziam equipar de série.
O seu reaparecimento apoiado noutros princípios através do fabricante NSR, potenciou estas mesmas linhas no capítulo da competição. E é com base neste encantador novo elemento, que tentaremos hoje explorar as suas potencialidades e tentar perceber até onde o poderemos catapultar na luta contra os rivais existentes na actualidade.
A primeira tarefa recai no seu aligeiramento, dado os valôres determinados na sua versão de série, se encontrarem distantes dos verificados no Mc'Laren M8D e Matra-Simca ambos da Slot.It ou do Lola T70 Spyder da Thunder Slot, todos eles rivais directos nas competições de Sport Protótipos Clássicos.
 Sirvo-me especialmente do Mc'Laren e Matra como ponto de partida para  o seu desenvolvimento, dado encontrarem-se no top das melhores máquinas destas competições, a par do Lola da Thunder Slot, mas que infelizmente não entrará neste teste.

 A versão original deste 908/3, com os seus 64,5gr, encontra-se aquém do registo do Mc'Laren já devidamente trabalhado para a competição. Portanto, a primeira tarefa e tal como foi acima escrito, recairá no seu aligeiramento, que recai sobre escolha de novas jantes e eixos, podendo-se também ganhar algumas migalhas no pinhão e cremalheira, dado não haver neste sentido, permissão por parte dos regulamentos para que se trabalhe ao nível de quaisquer outros elementos ou órgãos.
 No caso do Matra, embora o mesmo se encontre devidamente preparado, poderemos acrescentar que o pêso aqui registado poderá ser melhorado, dado ter-se mantido o conjunto das jantes originais do modelo, meramente por questões estéticas. Mas a adopção de outros elementos ao nível das suas rodas, pô-lo-íam muito próximo dos valôres determinados no Mc'Laren.



 O original conjunto rodas/eixo posteriores marcam na balança o valôr de 7,2 gr, mas com a adopção de jantes de magnésio de origem Slot.It e um eixo ôco da mesma origem, conseguimos retirar 2,4 gr, o que para além do real ganho de peso, proporcionará uma maior eficiência à aceleração e travagem por se tratar do eixo motriz.



 No conjunto frontal, a troca por jantes de menor diâmetro e de plástico de origem Scaleauto, proporcionou-nos um ganho de 1,4 gr e no final, este Porsche acabaria por fixar o valôr na balança de 60.9 gr, um ganho sobre o seu pêso original de 3,6gr. Não parece muito, mas temos de nos lembrar que a montagem de suspensões na qual se recorre a parafusos mais compridos e da inclusão das próprias molas, acabam por contribuir para a sua penalização, mas com a certeza do benefício de um aumento de performance em pista. Mas o actual registo, pô-lo-á no bom caminho encontrando-se já bastante próximo dos valôres dos seus  rivais.
 Devo referir que a concepção deste modelos se encontra tão simplificada quanto a do modelo real, o que acaba por não nos causar qualquer tipo de constrangimento na hora de sua preparação, incluindo a facilidade do acerto das rodas traseiras, que na maioria dos casos se vê complicada e a merecer alguns cuidados por baterem no interior das carroçarias.
 E chegou então a hora de nos encaminhar-mos para a pista, para o primeiro teste de avaliação das potencialidades de um modelo que desconhecemos em absoluto. Refiro que há falta de um Lola T70 Spyder devidamente preparado, serão o Mc'Laren e Matra a fazer tempos que servirão de termo de comparação.
 
 Ao fim do primeiro turno com o Mc'Laren, modelo com que iniciei os testes numa pista em que tanto esta como os pneus mereceram constante limpeza, ficava o registo de 12,15s. Passava-se a vez ao Matra, ficando a nova estrela para o fim.
 Padecendo igualmente de limpeza ao nível de pista e pneus, o Matra acabaria no entanto por conseguir baixar o crono, igualmente com um turno completo de pilotagem.
Chegava então a vez de estudar as primeiras reacções deste Porsche branquinho e tirar as primeiras ilações acerca das suas potencialidades, frente a rivais de respeito.
 E no seu primeiro turno em pista, ficavam uma série de certezas, constactadas por um registo que ficava muito aquém do dos seus rivais. 13,20s, deixavam-no a 1,16s do melhor tempo conseguido, o que constitui uma verdadeira eternidade.
Mas as primeiras impressões ditam que se trata de um modelo com um comportamento à entrada das curvas verdadeiramente notável, mas cuja traseira não acompanha. Falta aqui saber, se neste particular não termos também de atribuir algumas culpas ao estado da pista de origem Ninco que necessitava de um melhor estado de limpeza. A relação era também verdadeiramente inapropriada, com verdadeiro défice de velocidade, quando comparado com os dois modelos anteriormente experimentados.
Insisti na sua manutenção em pista recorrendo apenas a sucessivas limpezas de pneus, tendo assistido paulatinamente a uma melhoria dos seus registos. Impressiona sobretudo durante a primeira e segunda voltas após a limpeza dos pneus, pois acaba por ficar completamente agarrado à pista, mas perdendo depois e rápidamente a sua eficiência na tracção. Mas este comportamento levou-me a pensar o que não será este 908 em pistas de origem Carrera, quando calçado com pneus de excelente qualidade.
 Até que acabaria mesmo por bater o melhor dos cronos e pela primeira vez abaixo do segundo 12, chegando mesmo a impressionar quando o número do cronómetro se fixou nos 11,67s. Parecia um registo estrondosamente positivo, muito embora se continuasse a fazer notar a falta de velocidade.
Estava então na hora de retomar os dois modelos da Slot.It, pois muito se deveria valêr ao estado de limpeza a que a pista se ía devotando naturalmente, com a insistência de passagens do 908. Mas era necessário perceber agora com mais exactidão em que valôres fixariam o cronómetro, tanto o Mc'Laren como o Matra.





 E postos em pista, rápidamente se esclarecia que haveria que trabalhar muito no 908, já que ambas as criações da Slot.It arrebatariam aquele que parecia ter sido um belo registo.
Era então hora de rumar às boxes para trabalhar ao nível da sua relação pinhão/cremalheira.
Depois de experimentadas várias alternativas e soluções, a relação final da última experiência cifrar-se-ía numa cremalheira de origem NSR de 32 dentes, ao invés da original de 31 dentes e um pinhão Sloting Plus de aperto, de 13 dentes, por substituição do original de 11 dentes.
 Levado para a pista, 0,07s pior do que o melhor registo fixado e que acabaria por pertencer ao Matra, parece demonstrar que afinal teremos mesmo Porsche 908 para as grandes guerras de clássicos. Contudo, não sei se por ter sido retirado o motor do seu berço original, ou se por outra qualquer razão, este passou a ter estranhas vibrações na hora da aceleração à saída das curvas. Algo que remeto agora para os pequenos acertos no sentido de apurar ao máximo uma máquina que parece ter nascido para enriquecer as grande batalhas.

Não esquecer que no topo desta pirâmide, parece encontrar-se ainda o fantástico Lola T70 da Thunder Slot. Mãos-à-obra....

Sem comentários:

Enviar um comentário