terça-feira, 20 de outubro de 2020

BRM / TTS - A surpresa

Mesmo antes ainda da chegada do prometido BMW 2002, a BRM/TTS mostra-nos mais um dos seus modelos de fazer crescer água na boca. Trata-se do Autobianchi A112 Abarth, que fará engrossar o grupo dos pequeninos por si já editados, a par do Fiat 1000 Abarth, Cooper S, NSU TT, Simca 1000 e ainda o Renault 8 Gordini.
Mas reserva-nos esta chegada, dum modelo que nos parece bem reproduzido, uma grande surpresa. E como usualmente, também se fará esta chegada através de dois exemplares de decorações distintas, sem que saibamos para já, se corresponderá também a alguma diferença no desenho das suas carroçarias.
Mas a surpresa é de facto algo impensável na actualidade. Resolveu este fabricante reproduzi-lo dotado de tracção frontal, numa operação já tentada e mal sucedida nos anos 60 do passado século pela Scalextric, através da reprodução do seu Mini de primeira geração, algo que solucionaram com a inevitabilidade da mudança do eixo de tracção, para a retaguarda.
Obrigou esta solução ao desenvolvimento de um novo patilhão, dada a proximidade existente entre este órgão e o novo posicionamento do próprio motor, que diga-se, se mantém também na posição anglewinder, ao mesmo tempo que se opta pela utilização de semi-eixos para as rodas traseiras. Pneus shore 30 e um raport pinhão/cremalheira de 12/30, serão as restantes soluções a que se chegou, a par do motor de 19.000 rpm.
Depois de nos surpreenderem com a existência de um cardin no eixo traseiro que proporcionava rodas com camber, surgem agora com esta mais arrojada solução, que muito sinceramente me deixa bastante incrédulo relativamente a resultados positivos. Mas dado o enorme peso destes chassis que por si só proporcionará alguma tracção, pode acontecer que o ganho do acerto da traseira destes modelos, venha a compensar alguma perda de tracção.
No mínimo, manter-nos-emos, bastante curiosos...

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