terça-feira, 23 de novembro de 2021

Que futuro para o Nissan GT-R Nismo? - Slot.It

A chegada do Nissan GT-R Nismo GT3 da Slot.It, permite que possamos fazer já uma primeira análise sobre o valôr comparativo com as máquinas já existentes da categoria GT3. E para já, O Ferrari da Black Arrow continua a ser a máquina todo poderosa desta categoria, pelo que será conveniente começar este comparativo por baixo.
E numa análise sobre o seu peso, poderemos constactar que pela primeira vez, a Slot.It preparou uma agradável surpresa aos mais puristas e preocupados com a real situação de conservação dos seus modelos. Sem que nada se estrague e com a possibilidade de reversão ao seu estado original, torna-se possível a substituição da bandeja porta piloto por outra em lexan e querendo-se, poderá ser retomado o seu estado original, sem que nada se tenha danificado. E este acessório, regista na balança um peso de 6,5gr, apresentando a carroçaria sem aileron um registo de 22,9gr.
Pesada a carroçaria sem interior, percebe-se de imediato o ganho significativo de que se poderá usufruir, com a sua substituição por uma alternativa em lexan.
O registo que se verifica sobre o conjunto mecânico torna-se enganador, visto o equipamento de série não corresponder na maioria dos casos, às opções de preparação que os regulamentos exigem, porque se opta maioritáriamente por berços para motor de caixa grande e em posição anglewinder, o que será substancialmente diferente da opção original, que recorre a um motor de caixa pequena e em posição sidewinder. E assim sendo, passa a ser um dos pontos sem relevância na consideração comparativa.
Mas quando o assunto é a carroçaria e pegando como termo de comparação numa das últimas criações da concorrente Sideways, o Ford GT, percebe-se que a o Nissan perde em cerca de 2,2 gr.

Dado que o conceito mecânico da Sideways se encontra mais próximo dos regulamentos actuais, percebe-se que os 87,2 gr do Ford GT, não chegam para bater o registo de 77,9 gr do Nissan, mas tal como acima descrito, passam a ser valôres a não considerar, pela disparidade das opções mecânicas de que cada um se encontra equipado. Mas relativamente aos pesos das carroçarias, se é certo que o Ford GT terá menos a ganhar quando se retirar o seu interior por ser bem mais reduzido e por apresentar um peso total de 22,2 gr e o Nissan sem interior 17,7 gr, fica um diferencial de 4,5 gr. Ora, se o interior do Nissan registou 6,5 gr, existe uma ganho de 2 gr relativamente ao Ford GT. Parece provável que o interior do Ford GT registe mais do que esse valôr, pelo que a vantagem, ainda que por pouco, deverá pender a favôr da marca americana.

Quanto às cotas, percebe-se que entre eixo traseiro e patilhão não há quem possa disso tirar vantagem, apesar da maior distância entre eixos para o Nissan, mas não sendo preponderante esta característica para os desempenhos dinâmicos, poderá ser desprezada.

Já não podemos desconsiderar as medidas de comprimento, largura e altura. E de maiores dimensões e posicionado num plano mais recuado, o aileron do carro nipónico deverá penalizá-lo consideravelmente, bem como uma posição do habitáculo também mais recuada, o que contribuirá para uma maior distribuição de pesos para a retaguarda, com as consequentes desvantagens daí inerentes. Já no que respeita a larguras, existe uma igualdade generalizada entre a quase totalidade dos modelos. Poderá contudo o Nissan tirar algum partido da maior largura do seu lábio frontal, na altura de servir de apoio em pista, nas curvas mais exigentes.
Já as alturas indicam-nos uma clara vantagem para o Ford GT. Muitíssimo mais baixo tanto à frente como atrás, permitem-nos perceber o quanto será mais eficaz em comportamento, esse modelo. Brutalmente díspares neste particular, estamos em crer que será por aqui que o mini-modelo da Sideways colherá grandes louros perante este bonito e atraente Nissan GT-R Nismo GT3.
De carroçaria por todo muito mais baixa, um aileron de menores dimensões e também ele consideravelmente mais baixo, serão por certo os argumentos para a receita que levará o Ford GT a bater sem apelo nem agravo esta nova criação da Slot.It. E isto porá este Nissan em maus lençóis, já que os restantes modelos concorrentes, parecem eles estar também à altura de contrariar qualquer infiltração deste Nipónico no seio dos modelos com características ganhadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário