quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Os 33TT12 da Slot Racing Company

Porschista confesso, confesso que o Alfa Romeo 33TT12 me tira do sério. Para mim, um dos mais bonitos Sport Protótipos de sempre, a par dos Ferrari 330 P4 e 312P, só que aqui, numa versão descapotada e mais agressiva. Coube à Slot Racing Company trazer até nós estas belas reproduções, nas versões cauda longa e curta.No imediato, fazem-se notar as dimensões do capô-motor, o que os faz assumir como tratando-se das versões cauda longa e cauda curta, diferenciando-se também pela ausência da tomada de ar periscópica na segunda das versões.Uma pena não serem estes reproduzidos de acordo com as filosofias mecânicas da presente geração, já que o conceito mecânico destes, não faz justiça a tão extraordinárias reproduções. Mas para além da extrema qualidade das suas carroçarias, estes dois belos exemplos, primam ainda pela qualidade das suas jantes, com a dimensão e profundidade devidas, algo que raramente conseguimos referir noutros fabricantes.

Mas se  SRC se dignou realizar réplicas de elevado nivel, primam ainda por dignificar cada uma das versões, tendo-as reproduzido com as devidas diferenças que os caracterizam. Para além do que salta à vista, os pormenores menos significativos mereceram o devido cuidado. 

As grelhas de escoamento de ar dos guarda-lama frontais, surgem-nos de muito maior dimensão no modelo cauda longa.  A diferença entre ambos neste pormenor, é abismal, mas poderemos referir também as diferenças nas tomadas de ar frontais para o radiador, em que no modelo cauda longa é simétrica e no de cauda curta, se estende apenas do meio, para o seu lado esquerdo. Também as tomadas de ar para os travões frontais são distintas, sendo de formato aproximadamente oval e em posição horizontal no maior dos dois e mais quadrangulares e na vertical, na versão curta. Existe ainda nesta última versão, uma tomada de ar de formato triangular do lado direito e acima da entrada de ar para o radiador, isto, ainda na secção frontal do mesmo. Já no cauda longa e do lado direito da tomada de ar para o radior, encontra-se uma pequena grelha.

São igualmente perceptíveis as diferenças de entradas e saídas de ar existentes no capô traseiro. Dimensões e formatos, são bastante distintas entre ambos.
Lateralmente e no referente ao mesmo capô,  percebe-se que na versão longa existem saliências que cobrem as rodas. Isto acontece, porque de facto nesta versão as jantes e pneus são mais largos, o que lhe permite ter a via traseira mais larga do que na versão curta.

E enquanto a versão curta surge com um único retrovisor apoiado por tripé, no outro, existem dois retrovisores mais convencionais em cada uma das extremidades laterais e um terceiro, mais central, assente num pé de grande dimensão. 

Tanto as duas imagens de cima como as duas que abaixo se seguem, permitem que se compare o remate da bossa do capô-motor junto ao habitáculo, sendo de acabamento mais arredondado na versão curta e mais vincada e rectangular na versão longa.
Mas também a parede vertical do habitáculo apresenta diferenças substanciais, facilmente observáveis nestas mesmas imagens.
Obrigado Slot Racing Company, mas seria com muito bom grado que veríamos uma revisão mecânica sobre estes modelos, por forma a podermos com ele vir a usufruir na sua plenitude, de verdadeiros slot car de competição. 

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