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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os 935 da Porsche, vencedores de Daytona

O modelo 935 da Porsche, detém um palmarés invejável, somando vitoriosa presenças nas mais distintas competições do desporto automóvel.
 Daytona acabou por ser um dos terrenos de eleição para este modelo, que através dos tempos foi sofrendo as habituais mutações que o deixavam no top dos mais competitivos automóveis de cada uma das suas épocas.
 O primeiro ano que Daytona viu um destes modelos registar a passagem pela bandeira axadrezada no primeiro lugar, aconteceu em 1978. Tratava-se da versão desenvolvida no ano transacto e que por essa razão, recebia a designação de 935/77.
 A equipa "Brumos", uma habitué das lides americanas, era quem se estreava com este modelo a sagrar-se vencedora da clássica resistência americana.

 1979 via a repetição da vitória, através de um modelo em tudo igual ao de 1978, tendo agora recebido a designação de 935/79. Mudava a decoração e a equipa passou a ser a "Interscope Racing" a brilhar ao mais alto nível.



 1980 registava pelo terceiro ano consecutivo a vitória desta sigla da marca alemã. No entanto, uma versão nova e inscrita pela equipa "L&M Joest Racing " fazia valer os novos argumentos introduzidos nesta versão da Porsche e que passou a chamar-se 935J.
Com um total de 4,418.615 km, aproximou-se bastante do record até então conseguido, estabelecido em 1970 pelo Porsche 917K que percorreu a mesma com um total de 4,439.279 km.



 E 1981 via a continuidade da supremacia alemã impor-se em Daytona. Pela primeira vez, um 935 K3 fazia valer novos argumentos. Uma linha remodelada e uma mecânica mais apurada, acabariam por se tornar a impor.
 Uma magnífica linha aliada a um look decorativo interessante, permitiam à tripla B. Garretson/B. Rahal/B. Redman, registar a quarta vitória consecutiva para o modelo 935 e inscrito desta feita pelo team "Garretson Racing/Style Auto".
No entanto o record conseguido continuava na posse do antigo 917,  tendo este novo êxito ficado bastante aquém da Kilometragem conseguida no ano anterior.


Inscrito pela "JLP Racing", este 935 que recebeu a designação de 935 JLP3, havia de estabelecer uma nova Kilometragem absoluta em 1982, tendo vencido com um total de 4,443.334 Km. Pela mão de um 935, o record do Porsche 917K que havia perdurado por 12 anos, havia chegado ao fim. Mas mais importante do que isso, é o facto de perdurar até aos dias de hoje, o que perfaz um total de 30 anos. Verdadeiramente notável, vem confirmar o quanto importante foi este modelo no seio da marca alemã.
Desenvolvido para os campeonatos IMSA e tendo-se partido duma base de um K3, esta equipa desenvolveu este Porsche tendo-o modificado bastante, apesar da grande próximidade de linhas com a versão que lhe serviu de base.
Uma traseira mais alongada e portas que quase faziam o alinhamento com os guarda-lama, distinguem-no da habitual linha dos 935 K3. Contudo, a secção frontal foi igualmente alvo de algum desenvolvimento dos fluxos aerodinâmicos.

1983, continuou a assistir à consagração de mais uma versão desta série. Tendo recebido a designação de 935L e inscrito pela "Henn's Swap Shop Racing", este modelo com forte inspiração na versão 935 Moby Dick, haveria de estabelecer a 6ª vitória consecutiva para um modelo 935, em Daytona.
Embora muito aquém do record absoluto desta prova, tratava-se de uma brutal versão de competição.

De facto o modelo 935 representa no seio da Porsche um marco de extrema importância. Os seus inúmeros desenvolvimentos, provam o quanto a base do modelo 911 teve para dar à marca. E quanto a mim, isto foi o extremo do desenvolvimento que se conseguiu atingir, partindo-se de um simples 911. Há modelos que nascem bem e este é um desses belíssimos exemplos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Inauguração oficial Guimarães Slot Clube

O espaço do "Guimarães Slot Clube", irá ser oficialmente inaugurado este sábado, através duma resistência destinada aos modelos Radical do fabricante Scaleauto.
A fantástica pista deste clube e que se encontra montada nas instalações da fábrica ASA nas imediações da cidade de Guimarães, vai contar com a participação de várias equipas, uma delas com elementos vindos de Espanha com o esse exclusivo propósito.

Compareça e inteire-se da grandeza de que o Slot começa hoje em dia a assumir.
Junte-se aos praticantes de Slot, numa verdadeira festa de convívio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Capri VS Honda

 Vão se aqui mostrar imagens comparativas entre dois potenciais gloriosos da actualidade dos Slot Car. Por parte da Sideways, o Ford Capri Gr.5 e por parte da Scaleauto, o novíssimo Honda HSV-10.
 E as imagens vistas de cima, mostram um Honda mais largo e de aparência mais compacta.
 Bem mais largo na secção frontal, o Honda que também surge ligeiramente mais baixo, parece deter algum potencial.
 Com uma traseira mais baixa, o Ford Capri poderá deter alguma vantagem na hora de curvar, já que poderá ter menos tendência para a derrapagem.
 Mas uma traseira mais alongada do que o Honda, o Ford Capri poderá perder a primeira das aparentes vantagens.

 No prolongamento vertical de ambos os eixos, o modelo japonês denota que poderá estar aí alguma da sua desvantagem, já que o centro de gravidade tende a encontrar-se num ponto mais elevado do que no modelo americano.

 Por outro lado, o Honda com uma carroçaria mais larga tanto à frente como atrás, poderá ser um modelo mais estável e resistente ao capotanço, mas poderá encontrar nisso um fraco aliado no que se refere à maior tendência a escorregar ou perda de tracção.

 Mas para curvas de grande raio, a maior distância entre o eixo traseiro e o patilhão, proporciona uma garantida vantagem ao Ford Capri.
 O Honda é significativamente mais largo, sobretudo ao nível do eixo frontal.
 Mecânicamente, são díspares as opções. É claro que só optando-se pelo mesmo conceito, seria possível um teste dinâmico comparativo, válido.

Honda HSV-10 - Scaleauto


 Ao fim de um longo período de espera, eis que finalmente nos chega o Honda HSV-10 JGTC do campeonato Japonês e do fabricante Scaleauto.
 Trata-se de um modelo já com provas dadas, apesar de só agora chegar ao grande público. Mas este Honda foi disponibilizado para uma competição entre equipas que tiveram o privilégio de dele dispor numa estreia mundial, durante o decorrer dos campeonatos de Espanha.
 Modelo de carroçaria bastante leve e dispondo de um chassis pleno de afinações, encontra-se inteiramente desenvolvido tendo apenas como objectivo, a competição pura e dura.
 Apesar disso, não se descoraram os pormenores de uma boa reprodução. Na traseira, na parte onde se faz o escoamento dos fluxos aerodinâmicos do interior das cavas das rodas, não faltam as redes aplicadas na perfeição.
 A representação do tubo de escape também se mostra ao melhor nível.

 O interior, apesar de altamente detalhado e tal como no Mercedes SLS, é feito com material bastante fino e leve, numa espécie de lexan, mas um pouco mais grosso.
 No total e já com o aileron montado, o seu peso é de 20.4g.

 O chassis é algo complexo, sobretudo na zona frontal onde existem uma infinidade de possibilidades para acerto do chassis. De série, vem equipado com um berço de motor próprio para motores em posição sidewinder, mas o chassis encontra-se preparado para receber berços do fabricante Slot.It, em qualquer configuração, incluindo-se as últimas evoluções existentes.

 O motor é também próprio da marca de caixa pequena, com 20.000 rpm a 12V.
 O peso total do conjunto mecânico, não excede as 54g.
 E a totalidade do conjunto chassis mais carroçaria, regista na balança um total de 74.6g.
 Tanto a tampografia como os pormenores de acabamento do modelo se encontram ao nível do que de melhor se fabrica na actualidade.
Chegou-nos então, uma belíssima peça para as mais puras competições. Falta agora saber, onde o integrar.

Porsche 911S - Racer

Da Racer, chega a primeira versão do modelo 911S da Porsche.

 Depois das versões civis, eis a chegada do primeiro modelo com decoração racing, muito embora não represente qualquer versão de competição ou prova específica.

 Com motor e bancada Slot.It, será garantia de algum rendimento interessante. O pior mesmo, está a representação da carroçaria, muito abaixo da qualidade habitual neste fabricante.