Foram várias as opções que muito contente me deixaram. Fruto de uma criteriosa selecção, raras acabaram por ser as escolhas coincidentes com as dos retantes fabricantes. Na sua linha, BMW's e Porsches's foram escolhas que mais pareciam ter nascido na minha cabeça.
Fervoroso adepto de máquinas alemãs, estas duas marcas, não posso negar, estão sempre debaixo da minha mira.
O modelo 936/81 que na verdade acabou por ser uma carro nascido em 1978 e que perdurou até 1981, sofreu uma paragem de participação apenas na edição de 1980 das 24 Horas de Le Mans, onde os alemães apostaram no modelo 936/80 e cuja linha se confunde com a do 936/77.
A Spirit lançou para o mercado este fantástico 936 que foi rebaptizado pelos adeptos como, Porsche Jules.
Esta réplica encontra-se muito bem reproduzida, merecendo algum reparo apenas a tomada de ar que surge na lateral. Mal desenhada e com pouca profundidade, não se encontra de facto condizente com a realidade. Uma pena, uma vez que no geral se trata de uma muito boa representação.
Mas o 936/81, representa a última participação desta série de modelos dedicados às grandes provas de resistência por parte da Porsche, pois para 1982, a marca alemã apresenta e surge com uma máquina imbatível por algumas épocas, o 956/962.
Mas esta primeira carroçaria do 936 de aileron suportado por dois pilares puxados para a zona central e pontas curvas na direcção do asfalto, surge em 1978 e participa em Le Mans sob as bonitas cores da Martini e com a designação de 936/78. Contudo, o resultado não foi o esperado, tendo o modelo com o dorsal 6 sido batido por 5 voltas, pelo Renault 2.0L V6 Turbo A442B.
O modelo Nº5 ficou pior, ocupando no final apenas a 27ª posição.
Em 1979 o resultado foi mais catastrófico. O 936 que recebia então a designação de 936/79 e surgia com as cores da "Essex", era vergonhosamente batido pelo modelo privado da Porshe, um Kremer 935/K3 (Numero Reservé-Nº41). Problemas de vária ordem ditaram um decalabro absoluto para estes modelos.
O Nº14 classificou-se em 28º e o Nº12 ficou um pouco pior, classificando-se apenas na 32ª posição da geral.
Para 1980 este modelo foi substituído pelo Porsche de carroçaria anterior.
Uma frente mais curta e pronunciada e sobretudo um aileron suportado nas extremidades por duas grandes derivas verticais, modificam de todo, a imagem destes Porsche 936.
Mas também não foi desta, tendo a Porsche sido batida pelo caseiro construtor privado Jean Rondeau, que leva a melhor por duas volas, com o Rondeau M379, propulsionado por uma motorização atmosférica, um Ford Cosworth DFV 3.0L V8.
E 1981 proporcionou o regresso à glória por parte da Porsche, justamente com o modelo 936/81 que a Spirit tão bem nos soube trazer para ao Slot. Mas apesar de tudo ter em seu poder, este fabricante apenas produziu o modelo vencedor, não tendo sequer o Nº12 chegado a ver as luzes da ribalta.
Fala-se que este fabricante faliu, o que assim sendo, nos priva de chegar a ver os restantes, da Martini e Essex.
Uma pena.....