quarta-feira, 9 de março de 2011

Mazda 787B

MAZDA 787B
A Mazda em 1991, conseguiu um feito histórico para a marca, para o Japão e sobretudo, para a sua concorrência japonesa.
Nissan e Toyota chegaram a fazer investimentos descomunais, na tentativa de conseguir a vitória em Le Mans. A mais pequena rival Mazda que vinha fazendo grandes progressos no lento desenvolvimento dos motores Wankel substituía a evolução 13J pela R26B para a edição de 1991 das 24 Horas de Le Mans. Estes motores, pequenos de cilindrada e de consumos, mas grandes em rotações e potência, eram uma vez mais a aposta deste construtor do sol nascente. Como ponto mais fraco, a duvidosa durabilidade numa prova desta envergadura.



Aspiração natural num motor de 654cc e capaz de atingir os 900hp (670KW) de potência, equipado com uma caixa manual de 5 velocidades da Porsche e um peso de 830Kg, aliados a um investimento de baixa monta quando comparado com os consagrados gigantes do Japão, foram a receita para o grande vexame a todas as marcas presentes, especialmente para os seus rivais de país, ao consagrar-se como primeiro construtor nipónico a saír vitorioso nesta clássica e até à data, o único a consegui-lo.

Afinal esta apurada motorização de truques complicados ao nível do seu êmbolo e complexos segmentos, mostrou-se surpreendentemente à altura das maiores dificuldades que uma prova destas sujeita sempre as mecânicas, levando de vencida os seus rivais de prova.
E enquanto a Mazda não nos faz chegar o seu verdadeiro e digno substituto, vai sendo deste a imagem que vamos eternizando quando associamos os grandes êxitos japoneses, a esta clássica francesa.
E para o Slot e graças ao fabricante italiano Slot.It, podemos usufruir há já algum tempo desta preciosidade para os nossos mais caseiros confrontos. E o resultado em pista é mesmo dos melhores, quase nos deixando autoridade para podermos afirmar, que está ao nível do modelo 1/1 que lhe deu origem.
Como anunciado em tempo útil, um dos aspectos de menor agrado, a reduzida dimensão do conjunto jante/pneu traseiro, assim como a pouca profundidade que estas apresentam relativamente à imagem real. Ainda referente à mesma zona, poderemos acrescentar também, que a cava da mesma não corresponde à melhor interpretação, uma vez que o excesso de plástico entre a cava própriamente dita e a superfície do capôt, é exagerado. Pormenores no entanto de pouco relevo, sobretudo quando o que se encontra em causa é o efectivo desempenho deste, em pista, o que não é posto sequer em causa.
Na imagem que abaixo se mostra, os aspectos focados tornam-se mais evidentes, transportando um visual algo desagradável. Roda pequena e muito plástico aliado ainda à má reprodução do próprio pneu, não fazem juz à real imagem deste Mazda.
Mas no mercado surge agora um modelo talvez capaz de com este rivalizar. Aqui o confronto só é nipónico na sua génese, pois verdadeiramente, a guerra parece passar entre a Itália e o Canadá. De resultados mais do que comprovados por parte da Slot.It, surge agora  a "MR Slotcar" com algumas novidades ao nível de conceitos mecânicos, que nos está a deixar verdadeiramente em pulgas por comprovar.

Numa primeira análisa visual do modelo, parece estar nos aspectos apontados ao modelo italiano como menos conseguidos, melhor trabalhado. Sobretudo no que ao insert das jantes traseiras diz respeito, está francamente melhor representado, o que comprova a possibilidade de se conseguirem boas reproduções a este nível. O conjunto das rodas da frente de que fazem parte o pneu, a jante e o tampão, parece estar também de melhor nível no recente conjunto. Quanto ao design geral do modelo, não parece haver grandes discrepâncias entre ambos. Mas o que à distância não se torna possível avaliar, fica na gaveta para numa primeira oportunidade se gerar um confronto geral, entre estes que parecem vir a ocupar um lugar de relevo  na prática da modalidade.
E se este modelo já se encontra dispenível pelos States, em breve teremos a grata possíbilidade de também o poder rodar pelas nossas pistas.

terça-feira, 8 de março de 2011

MRSlot Car - Mazda 787B

Um novo fabricante apresta-se para entrar no mercado dos modelos de competição de Slot. Desta vez a origem centra-se no continente norte-americano, mais precisamente no Canadá.
De excelente aparência, leva-nos a crer de imediato que esteja bem ao nível duma Slot.it, curiosamente o fabricante que editou já, este mesmo modelo.
A aposta passa para já, na edição de três modelos distintos, o modelo vencedor de Le Mans, numa edição mais tardia, a versão negra que representa o modelo de testes e o Kit mais vocacionado para a competição e que vem totalmente em plástico branco.
De muito boa aparência, acaba por convencer pela apresentação de novas opções mecânicas. Novos conceitos, parecem trazer algo de novo.
O chassis passa a ser comum à totalidade das três opções possíveis para o posicionamento do motor. Embora de série seja disponibilizado o motor de caixa pequena em posição "Inline", dois doutros berços poderão proporcionar motorizações de caixa grande em posição "Anglewinder" ou pela primeira vez para este tipo de motor, em posição "Sidewinder".
A adopção de suspensões é também uma realidade, para qualquer das três opções possíveis.
As cremalheiras tal como é observável, sofreram onde se torna possível, um ataque ao peso. Onde foi possível, cortou-se ao material. A ver vamos se esta opção não provoca falta de calibração no movimento giratório das partes mecânicas.
Alguns dados relativos a este novo modelo que deverá estar para breve.


De série virá equipado com motor de caixa pequena em posição Inline de 21000 rpm.

Cremalheira de 9 dentes com 5.5 mm de diâmetro e cremalheira de 28 dentes e cubo de bronze.

Eixos 3/32" em aço maciço.

Jantes com insert e representação dos discos de travões.

Pneus traseiros de 10,5mm de largura e 9mm  à frente.

Antenas e retrovisores são em borracha.

Modelos a editar e preços.
Test Car (Preto) - cerca de $59.99
Vencedor de Le Mans - Edição Limitada  5555 exemplares - $64.99
Versão em Kit branco - $54.99

segunda-feira, 7 de março de 2011

A força da escala 1/32 - 1

1992 foi o 1º ano de glória para a Peugeot, na prova raínha das resistências mundiais, Le Mans.
E com isto, mais uma grande produção da Le Mans Miniatures, na sua série dedicada ao Slot à escala 1/32.
E também mais um excelente modelo práticamente esquecido pelos fabricantes mais generalistas, à excepção da carroçaria produzida pela SCX para os seus modelos SRS, cuja fidelidade muito deixava a desejar. Mas este construtor gaulês fez questão de nos trazer esta peça de rara qualidade e mais rara nos restantes fabricantes. 
Claro que tendo este Peugeot 905 EV1 conseguido um lugar na galeria das estrelas da mítica resistência, justificava-se amplamente a sua recriação.
E uma vez mais, a Le Mans Miniatures faz gala em nos oferecer uma bela reprodução carregada dos mais ínfimos pormenores que fazem o nosso deleite.
E depois de bem analizada a reprodução, ficamos com a forte sensação de que se encontra verdadeiramente fiel à sua originalidade. De linhas bem reproduzidas e pormenores verdadeiramente cuidados, apraz-nos apenas realçar o maior afastamento do aileron em reçlação à carroçaria e o pormenor menos conseguido da reprodução dos faróis, sobretuno na parte superior dos mesmos, como sendo as maiores das infidelidades. E por aqui, penso ficar quase tudo relatado, quanto à sua verdadeira pureza enquanto maqueta. 
A estrutura que suporta o grande aileron, é verdadeiramente uma obra muito bem reproduzida em zincogravura e que até lhe confere alguma rigidez. Pena que tanta excelência nos acabe por reprimir o ímpto que nos inpulsiona a pousar o mesmo nas calhas electricas para desfrutarmos de uma boas voltas lançadas ao ritmo de Le Mans, ficando assim sem a noção do que tão belo exemplar significa verdadeiramente, para o Slot.
Como a imagem de baixo bem demonstra, até custa a crer que esta peça possa pertencer ao mundo das corridinhas de pista. Ou então, mesmo sendo de Slot, acaba mesmo é por fazer parte de um belo conjunto de modelos que se reunem em estante.


Mais um modelo que vale a pena, sobretudo para os apaixonados da marca do Leão francês.

Duas Escalas


Na vertente do coleccionismo, escalas existem que somam a preferência dos apaixonados.
A maior aposta europeia recai sobretudo naqueles que poderemos considerar as escalas raínha, a 1/43 e a 1/18.
Mas existe uma escala pouco trabalhada, que por vias do Slot tem vindo a instalar-se em inúmeras estantes de coleccionadores. Sem dúvida que a escala 1/32, que à alguns anos chegou a ser a grande aposta da Airfix por exemplo, ao longo de algumas décadas veio a perder grande parte do seu fulgor. Mas notavelmente nos últimos anos tem vindo a crescer quase exponencialmente, sobretudo pela quantidade e qualidade de excelentes trabalhos que alguns fabricantes tão bem têm sabido vir a oferecer na vertente do Slot.

Aqui são-nos mostrados dois exemplos do que se escreveu. É inegável a qualidade disponibilizada hoje em dia, em modelos que associam excelência de maquetas, requinte apresentado e ainda como se não bastasse, modelos que podem fazer as delícias dos amantes de modelos dinâmicos, no caso, da valência do Slot.
À escala 1/43, um modelo da Minichamps, enquanto através da Le Mans Miniatures se mostra o mesmo carro à escala 1/32.
Para o exemplo em causa, também um dos ícones da Porsche, o histórico "Pink Pig" ou "Cochon Rose".
Não tendo apresentado resultado de vulto que o tivesse posicionado nos pódios da história da marca pela sua participação na edição das 24 Horas de Le Mans de 1971, este modelo que ficou registado como Porsche 917/20, acabou por ser único na forma e ficou também caracterizado pela invulgar cor que o marcou e o veio a alcunhar.

Como é possível observar, pormenores não faltam num modelo capaz de proporcionar o somatório do gozo tanto na estante como no prazer duma bela condução.
E quando comparadas as duas escalas mostradas, não restam dúvidas das excepcionais representações de que hoje em dia podemos usufruir no Slot. O modelo pequeno, uma reprodução em liga metálica, permite grandes tiragens, mas o nosso exemplar à escala 1/32, tratando-se de um modelo em resina, será sempre de tiragens bem mais limitadas. Se a isto juntarmos o factor "fragilidade", acrescentando ainda o grau de probabilidade de danificação por de um modelo dinâmico se tratar, então as hipóteses de daqui a uns nos conseguir-mos ter modelos destes em bom estado, são pequenas.
Mas a verdade, é hoje podermos desfrutar do prazer que estas obras-de-arte nos poderão dar. De agradabilidade dinâmica considerável em grande parte dos casos, dificilmente poderão juntar-se à galeria dos modelos campeões, pelo elevado peso a que as resinas sujeitam os modelos.
Modelos para a história do Slot, do automóvel e para as colecções.....