terça-feira, 29 de março de 2011

Rali Slot da Póvoa Lanhoso - Terra do Ouro


Foi sábado passado que se levou a efeito a realização de mais uma das etapas do Campeonato Regional de Rali Slot de Braga, desta feita na bonita zona envolvente da Póvoa de Lanhoso, mais precisamente nas instalações do "Espaço Jovem", um organismo lúdico de interesse público, onde foi com muito agrado que constactamos a frequência de várias classes etárias neste espaço.


Gente de várias gerações reunidas em torno da novas tecnologias muitimédia.
Livros, revistas, periódicos, jogos e Internet, reunidos num espaço pronto para receber todas as gerações.

A montagem das pistas, onde a colaboração de mão-de-obra e ideias, não faltaram.

Uma mini exposição não faltou também, onde se podiam apreciar belas máquinas de Slot, que marcaram alguns dos melhores anos do desporto mundial no campo dos ralis.

Os dez melhores classificados, tiveram direito  às respectivas taças.

O espaço dos troços, recebeu ainda alguns elementos decorativos oriundos da arte de um dos locais prestigiados artesãos.

Os momentos que antecederam a prova, foram preenchidos com a correcção dos pequenos detalhes de preparação e com a parte burocrática e técnica do secretariado da prova.

Alguns dos pilotos locais tiveram a oportunidade de pela primeira vez experimentarem as dificuldades que a modalidade envolve.
 No parque automóvel, os protagonistas motorizados desta ida à "Terra do Ouro".
 Nuno Aguilar, um piloto da terra, fez também questão de aqui vir dar ao dedo.


 Para o final, muito nos honrou a presença da Srª. Vereadora da Educação Juventude e Desporto, Drª. Gabriela Fonseca, que fez questão de se fazer presente, para o solene momento da entrega de prémios.
 18º - Simone Amorim - A mais jovem participante, com a dignidade que já se lhe reconhece.

 16º - Ricardo Magalhães (piloto local)

 15º - Ricardo Faria (piloto local)

 14º - César Amorim - outro digno representante da tenra idade

 13º - André Marinho (piloto local)

 12º - Jorge Nobre (piloto iniciado)

 11º - Filipe Gomes

 10º - Sérgio Gaspar (piloto local a quem se deve esta iniciativa)

 9º - Hugo Gomes - embora também muito jovem, demonstra uma maturidade no gatilho, invejável.

 8º - Luís Pedro, uma das grandes promessas.

 7º - José Pedro Marques

 6º - Nuno Aguilar

 4º - Rui Mota

 3º - Augusto Amorim

 2º - Paulo Mendes

 1º - Emídio Peixoto

 A família dos participantes que bem souberam honrar esta iniciativa da edilidade Povense, também posaram para a eternidade.

A prova, essa, viveu alguns momentos de grande interesse e algumas dificuldades para os novatos na modalidade.
Emídio Peixoto uma vez mais conseguiu impôr-se à concorrência, apesar da grande réplica dada por Paulo Mendes.
Augusto Amorim conseguiu também manter-se por perto, sem que contudo tivesse conseguido uma verdadeira ameaça aos dois homens da frente.
Rui Mota na segunda etapa imprimiu forte andamento, conseguindo arrebatar o lugar que pertencia a Miguel Queirós.
Ficou também a ideia de que se Nuno Aguilar tivesse participado nas duas classes, teria imprimido maior pressão, o que poderia eventualmente catapulta-lo para a quarta posição.

Uma palavra de apresso aos vários participantes locais, que apesar dos primeiros passos, muito bem souberam gerir a guerra entre eles.

Bem esteve também a organização, ao disponibilizar um só modelo para todos os iniciados locais, permitindo assim que com armas iguais, se aquilatassem os reais dotes de cada um.
 Os Subaru Monster, tiveram direito a camião de assistência......

Obrigado, Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Terra do Ouro......

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rali Portugal 2011 - 1ª Etapa - Após Super Especial Felizes 2 - 7ª Classificativa


J. Latvala, continua empenhado num grande ataque à liderança, ganhando na última classificativa da 1ª Etapa, 6.4 segundos a M. Hirvonen e 5.7 segundos a S. Loeb. E com este resultado, S. Loeb mantém a posição, enquanto M. Hirvonen assume agora uma vantagem para o francês, reduzida a 2.2 segundos.
Enquanto isto, S. Ogier acaba por ser do lote dos pilotos da frente aquele que mais perde, registando mais 18.5 segundos do que J. Latvala, descendo de 1º para 4º da geral.
Resta saber se tudo isto não é afinal o resultado de mais uma estratégia e não da falta de performance dos homens e dos carros da Citroën.
Com isto, os pilotos da Ford acabam o dia nas duas primeiras posições da geral.

Notícias recentes, indicam que parece que o piloto português Bernardo Sousa sofreu nesta classificativa uma saída de estrada, ao mesmo tempo que também P. Solberg desaparece da classificação geral.


PosNoPilotoTempoDif.
Prev
Dif.
1.4J. LATVALAM1:23:31.40.00.0
2.3M. HIRVONENM1:23:42.9+11.5+11.5
3.1S. LOEBM1:23:45.1+2.2+13.7
4.2S. OGIERM1:23:48.1+3.0+16.7
5.5H. SOLBERGM1:25:37.9+1:49.8+2:06.5
6.15M. WILSON1:25:42.6+4.7+2:11.2
7.17A. ARAUJO1:27:15.1+1:32.5+3:43.7
8.7F. VILLAGRAM1:28:03.3+48.2+4:31.9
9.8K. RAIKKONENM1:28:04.5+1.2+4:33.1
10.10K. AL QASSIMIM1:28:06.6+2.1+4:35.2
11.9D. KUIPERSM1:29:17.0+1:10.4+5:45.6
12.14P. VAN MERKSTEIJNM1:30:45.4+1:28.4+7:14.0
13.18B. MAGALHAES1:31:40.4+55.0+8:09.0
14.12D. OLIVEIRAM1:34:58.7+3:18.3+11:27.3
15.26M. SEMERADP1:35:54.3+55.6+12:22.9
16.20B. TEN BRINKE1:36:13.3+19.0+12:41.9
17.22M. KOSCIUSZKOP1:49:56.6+13:43.3+26:25.2
18.19E. VAN LOON1:50:52.2+55.6+27:20.8
19.6M. OSTBERGM1:55:07.7+4:15.5+31:36.3
20.33D. TAGIROVP1:55:28.7+21.0+31:57.3

Rali Portugal 2011 - 2ª Etapa - Após Super Especial Ourique 2 - 6ª Classificativa

J. Latvala ao ataque, conquista vitória na 6ª Classificativa ficando agora a 1.8 segundos do líder, enquanto S. Ogier e M. Irvonen se igualam e mantêm as distâncias. Nesta luta, S. Loeb consegue a segunda posição, mas perde 1.4 segundos para o vencedor da classificativa, enquanto o terceiro classifcado foi P. Solberg.
Parece manter-se acérrima esta luta entre verdadeiros gladeadores.

PosNoPilotoTempoDif.
Prev
Dif.
1.2S. OGIERM1:10:02.50.00.0
2.4J. LATVALAM1:10:04.3+1.8+1.8
3.1S. LOEBM1:10:05.9+1.6+3.4
4.3M. HIRVONENM1:10:09.4+3.5+6.9
5.11P. SOLBERGM1:11:19.9+1:10.5+1:17.4
6.15M. WILSON1:11:49.8+29.9+1:47.3
7.5H. SOLBERGM1:11:53.9+4.1+1:51.4
8.17A. ARAUJO1:13:04.8+1:10.9+3:02.3
9.16B. SOUSA1:13:34.2+29.4+3:31.7
10.7F. VILLAGRAM1:13:39.3+5.1+3:36.8
11.8K. RAIKKONENM1:13:59.2+19.9+3:56.7
12.10K. AL QASSIMIM1:14:01.6+2.4+3:59.1
13.9D. KUIPERSM1:14:54.6+53.0+4:52.1
14.14P. VAN MERKSTEIJNM1:15:58.9+1:04.3+5:56.4
15.22M. KOSCIUSZKOP1:30:22.2+14:23.3+20:19.7
16.19E. VAN LOON1:31:41.9+1:19.7+21:39.4
17.33D. TAGIROVP1:35:54.3+4:12.4+25:51.8
18.6M. OSTBERGM1:36:40.6+46.3+26:38.1

Rali Portugal 2011 - 2ª Etapa - Após Super Especial Santa Clara 2 - 5ª Classificativa


Nesta primeira classificativa da parte da tarde, S. Ogier e J. Latvala registaram o melhor tempo , obrigando S. Loeb a baixar à terceira posição da geral a apenas 0.7 segundos de M. Hirvonen, o quarto classificado actual.
Na frente da prova, a luta entre os principais candidatos, parece estar a ficar ao rubro.

PosNoPilotoTempoDif.
Prev
Dif.
1.2S. OGIERM57:13.10.00.0
2.4J. LATVALAM57:19.1+6.0+6.0
3.1S. LOEBM57:19.3+0.2+6.2
4.3M. HIRVONENM57:20.0+0.7+6.9
5.11P. SOLBERGM58:32.0+1:12.0+1:18.9
6.15M. WILSON58:46.0+14.0+1:32.9
7.5H. SOLBERGM58:57.6+11.6+1:44.5
8.17A. ARAUJO59:51.9+54.3+2:38.8
9.16B. SOUSA1:00:10.2+18.3+2:57.1
10.7F. VILLAGRAM1:00:23.7+13.5+3:10.6
11.8K. RAIKKONENM1:00:40.4+16.7+3:27.3
12.10K. AL QASSIMIM1:00:40.9+0.5+3:27.8
13.9D. KUIPERSM1:01:24.9+44.0+4:11.8
14.38H. PADDONP1:01:27.1+2.2+4:14.0
15.14P. VAN MERKSTEIJNM1:01:59.4+32.3+4:46.3
16.18B. MAGALHAES1:03:18.1+1:18.7+6:05.0
17.34Y. PROTASOVP1:05:21.0+2:02.9+8:07.9
18.12D. OLIVEIRAM1:05:37.6+16.6+8:24.5
19.26M. SEMERADP1:05:52.6+15.0+8:39.5
20.20B. TEN BRINKE1:06:03.8+11.2+8:50.7
21.22M. KOSCIUSZKOP1:12:09.3+6:05.5+14:56.2
22.19E. VAN LOON1:13:29.0+1:19.7+16:15.9
23.33D. TAGIROVP1:17:41.4+4:12.4+20:28.3
24.6M. OSTBERGM1:18:55.4+1:14.0+21:42.3

Tributo ao Japão


Este carro é um daqueles que jamais deveria ter visto a luz do dia. Mas ocasiões há em que realidade supera a ficção e não houve ninguém que não tenha ficado emocionalmente abalado com as consequências do terramoto e o consequente tsunami na costa Este do Japão.
Esta realização rende homenagem à sociedade japonesa tão diferente da nossa e que nos deu uma grande lição de valores tão arredados das sociedades ocidentais, mostrando coragem, educação, paciência, civismo e valentia.


Para este modelo parte-se da produção do Nissan Patrol da SCX e desenvolveu-se uma decoração comemorativa de apoio a esta tragédia que assolou o povo japonês. Cada unidade poderá receber opcionalmente a placa dos pilotos como opção pessoal, sem custos adicionais. Cada modelo será numerado individualmente e fabricar-se-ão por encomenda.


Do custo de cada modelo, 50€ serão destinados à Cruz Vermelha japonesa e periodicamente serão informados do montante acumulado
Em cada unidade será indexada uma carta (original) da Cruz Vermelha, com um agradecimento pelo donativo.

Este artigo foi retirado da publicação Más Slot, pois achamos que é de todo meritório a sua divulgação, permitindo desta maneira, o nosso contributo a tão nobre iniciativa.

Rali Portugal 2011 - Classificação actual

Alterações na classificação geral, após a 4ª Classificativa


PosNoPilotoTempo
Total
Dif.
Prev
Dif.
1.2S. OGIERM43:22.20.00.0
2.1S. LOEBM43:25.0+2.8+2.8
3.3M. HIRVONENM43:25.5+0.5+3.3
4.4J. LATVALAM43:28.2+2.7+6.0
5.11P. SOLBERGM44:18.0+49.8+55.8
6.15M. WILSON44:36.4+18.4+1:14.2
7.5H. SOLBERGM44:41.4+5.0+1:19.2
8.8K. RAIKKONENM45:16.4+35.0+1:54.2
9.17A. ARAUJO45:17.1+0.7+1:54.9
10.16B. SOUSA45:34.8+17.7+2:12.6
11.7F. VILLAGRAM45:47.0+12.2+2:24.8
12.10K. AL QASSIMIM45:59.2+12.2+2:37.0
13.9D. KUIPERSM46:28.3+29.1+3:06.1
14.38H. PADDONP46:34.8+6.5+3:12.6
15.24A. GRONDALP46:48.7+13.9+3:26.5
16.14P. VAN MERKSTEIJNM47:04.6+15.9+3:42.4
17.18B. MAGALHAES48:08.9+1:04.3+4:46.7
18.49R. MOURAP48:20.6+11.7+4:58.4
19.30O. SALIUKP48:30.1+9.5+5:07.9
20.39B. GUERRAP48:41.0+10.9+5:18.8
21.52K. KRUUDA49:05.2+24.2+5:43.0
22.34Y. PROTASOVP49:31.1+25.9+6:08.9
23.55P. MEIRELES49:35.1+4.0+6:12.9
24.56A. VILLANUEVA49:43.4+8.3+6:21.2
25.20B. TEN BRINKE49:51.8+8.4+6:29.6
26.12D. OLIVEIRAM49:56.1+4.3+6:33.9
27.25J. KETOMAKIP49:58.0+1.9+6:35.8
28.26M. SEMERADP50:16.3+18.3+6:54.1
29.58N. KONDRAKHIN50:25.1+8.8+7:02.9
30.32V. GORBANP50:27.7+2.6+7:05.5
31.54Y. AL RAJHI50:28.0+0.3+7:05.8
32.27H. HUNTP50:37.3+9.3+7:15.1
33.60E. VEIGA50:39.5+2.2+7:17.3
34.111V. HENRIKSSONA50:46.1+6.6+7:23.9
35.62R. LOUSADO51:03.3+17.2+7:41.1
36.28M. AL SHAMSIP51:28.2+24.9+8:06.0
37.114F. AHLINA51:29.3+1.1+8:07.1
38.53S. PAVLIDES51:49.5+20.2+8:27.3
39.23G. LINARIP51:50.9+1.4+8:28.7
40.59J. MARTINEZ BARREIRO51:50.90.0+8:28.7
41.112S. KARYAKINA52:39.5+48.6+9:17.3
42.29B. AL JABRIP52:51.4+11.9+9:29.2
43.35N. FUCHSP53:18.6+27.2+9:56.4
44.31A. KIKIRESHKOP53:22.1+3.5+9:59.9
45.65P. NETO54:09.0+46.9+10:46.8
46.63P. FREIRE55:39.5+1:30.5+12:17.3
47.66J. SILVA55:40.6+1.1+12:18.4
48.21P. FLODINP55:51.4+10.8+12:29.2
49.61J. RAMOS56:04.8+13.4+12:42.6
50.33D. TAGIROVP57:49.1+1:44.3+14:26.9
51.6M. OSTBERGM1:00:04.5+2:15.4+16:42.3
52.64I. NOGUEIRA1:06:37.8+6:33.3+23:15.6

Bernardo Sousa

 Uma referência também a Bernardo Sousa, este jovem que já bem demonstrou capacidades fora de série.
 É o segundo português em quem nós depositamos muitas esperanças.
 Boa sorte.