segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ferrari 312P Aerodinâmic - Testes Monza 1969

 Em mais uma edição da Racer, surge agora esta versão do fantástico Ferrari 312P de testes na pista de Monza, no ano de 1969.
 Pura versão de testes aerodinâmicos, onde se testava o fluxo do ar através da superfície da sua carroçaria.
Comparando com a versão participante em Le Mans, o maior realce vai para a ausência da janela de arejamento do motor, que surge a preto na imagem de baixo.





Audi - Bico-de-Tamanco

O pássaro bico-de-tamanco ou também conhecido por Cegonha bico-de-sapato, parece infelizmente ter servido de fonte inspiradora do último vencedor de Le Mans, o AUDI "bico-de-tamanco e a sua aparente imagem pré-histórica.

Há quem lhe tenha chamado bico-de-pato, mas definitivamente, a ave que mais consigo relacionar com o carro mais feio do mundo, parece-me ser este.
Chamemos-lhe então Audi bico-de-tamanco.
Feio, mas eficaz.

Com um início absolutamente desastroso, a Audi conseguiu ao fim de 24 horas, demonstrar afinal, que a força da quantidade apresentada à partida e à chegada pela Peugeot, não conseguiu destronar afinal a tecnologia alemã, para desgosto das hostes lusas cuja esperança era transportada no modelo Nº9 da Peugeot.

 Há quem o considere, lindo, coisa ouvida no canal "Eurosport", pela boca de um dos comentadores presentes.

 Assim ficaram os dois modelos acidentados da Audi, destruídos.....

Classificação final

1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
4. Davidson/Gene/Wurz - Peugeot Sport Total - LMP1
5. Lapierre/Duval/Panis - Team Oreca Matmut - LMP1
6. Prost/Jani/Bleekemolen - Rebellion Racing - LMP1
7. Ickx/Martin/Leinders - Kronos Racing - LMP1
8. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
9. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
10. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2


LMP1
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1


LMP21. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
2. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
3. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2


GTEPro1. Beretta/Milner/Garcia - Corvette Racing
2. Fisichella/Bruni/Vilander - AF Corse SRL
3. Priaulx/Müller/Hand - BMW Motorsport


GTEAm
1. Bornhauser/Canal/Gardel - Larbre Competition
2. Bourret/Gibon/Belloc - Larbre Competition
3. Robertson/Robertson/Murry - Robertson Racing LLC


 
Prabéns Audi por esta 10ª vitória em Le Mans.

8 Horas Clube Slot de Braga.

O Clube Slot de Braga levou a efeito no dia 10 do corrente mês, mais uma resistência de 8 horas que levou as equipas a percorreram por duas vezes cada uma das 6 calhas.
 A pole position foi conseguida pela equipa "Art Team", com o Jaguar da imagem que acima se mostra.

 A segunda posição foi para o Porsche 956L do "Team Kimiri".

 Na terceira posição surgia este belo Jaguar do "CSB Smoke Off".

 Quarta posição para outro team da casa, o team "CSB Smoke On".

 Na quinta posição, surgia o simpático team dos menos experientes o Team "LMP".

Mas a prova mostrou um magistral desempenho das duas equipas "Smoke", com especial relevo para o Team "CSB Smoke Off" com um extraordinário andamento, só pontualmente posto em causa pelos adversários do Team "CSB Smoke On".

 Os homens da pole tiveram que se resignar a tão soberbo andamento por parte daquelas duas equipas, vindo no entanto a tornar como ponto de interesse desta prova, a sua recuperação de último até ao terceiro lugar já bem no fim da prova, após uma inglória mas extraordinária defesa protagonizada por Carlos Alvim com o seu Porsche 956L.

O pódio do modelos no final de mais uma resistência, onde os três primeiros modelos foram Jaguar e o degrau mais alto coube ao bonito modelo com a decoração da "Gulf".


E mais uma festa onde a boa disposição esteve sempre presente.

1º - CSB Smoke Off - Paulo Mendes, Emídio Peixoto, Eduardo Carvalho
2º - CSB Smoke On - António Maia, José Eduardo
3º - Art Team - Augusto Amorim, Nuno Aguilar, Luís Azevedo, Rui Mota

História do Desporto Motorizado em Moçambique.

Será dia 17 deste mês editada uma obra que versa o desporto motorizado na ex-colónia portuguesa de Moçambique, em África.
História escrita a partir dos anos 20 do século XX e até ao ano de 1973, época das primeiras crises petrolíferas, João Mendes de Almeida, filho do Vice Presidente do ATCM (Automóvel Touring Clube de Moçambique) nos inícios dos anos 50 e Ricardo Brízido, um importante piloto da cidade da Beira, uniram-se para retratar o desporto automóvel de várias épocas naquela território africano, resolvendo deste modo deixar um registo do que por lá aconteceu em território sob domínio colonial português, na época.






Espera-se que ali constem retratos dos também famosos que por lá passaram, como por exemplo os sulafricanos John Love, Jody Scheckter, Conrad Spamer, entre muitos outros, não esquecendo os portugueses Antunes Guimarães, Fernando Capela, Jorge Leite, Carlos Prata Antunes, etc. etc. etc.

Toyota 88C - Slot.It

 E a estreia absoluta do Toyota 88C da Slot.It, parece estar também finalmente, a rebentar a barreira do mercado.
E não falta quem já se encontre deseperadamente à espera....

domingo, 12 de junho de 2011

Ford GT40 MKI - Slot.It

 O Ford GT40 MKI já editado pela Slot.It e o que agora ansiosamente esperamos, apresenta algumas divergências de pormenor, nas linhas que de um modo geral se assemelham bastante.
 E as maiores diferenças registam-se no capôt-motor, se bem que seja também significativa a diferença de formas no pequeno capôt da frente, que se encontra dividido em forma de V, na primeira versão editada por este fabricante, enquanto no modelo da "Gulf" se apresenta com uma saída de escoamento de ar do radiador, única.
 Na secção traseira, embora o capôt apresente exactamente as mesmas formas gerais, os quatro faróis traseiros iniciais, passam a ser substituídos por apenas dois de maiores dimensões, ao mesmo tempo que surge também mais uma pequena ranhura de escoamento de ar, mesmo na parte superior dessa mesma face traseira.
 As duas tomadas de ar pretas que surgem na parte superior do mesmo capôt, agora desaparecem totalmente. Outro aspecto que se vê alterado, diz respeito às jantes que são agora de um visual absolutamente distinto, perdendo o rebuscado de braços trabalhados para passarem a ser de 6 braços simples.
Afinal, mais uma preciosidade a enriquecer o já crescido parque de modelos clássicos, onde não faltam adeptos que os apreciem.

Novas referências da Slot.It

 Já anunciados há algum tempo, prepara-se o fabricante italiano Slot.It para nos disponibilizar mais uma versão do interessante Mc'Laren F1 GTR e também do esperado Ford GT40 MKI, agora na versão vencedora de Le Mans em 1969
 Se o Mc'Laren apresenta um aspecto verdadeiramente apelativo, o Ford GT40, junta o aspecto atraente ao mítico resultado conseguido na clássica de resistência e ao excelente desempenho dinâmico que começou já a demonstrar.
 E como se já não bastasse, faz ainda parte das séries dedicadas por este fabricante aos vencedores de Le Mans, o que lhe vale uma embalagem apropriada como forma de distinção das restantes séries correntes.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Flyslot Cars - O ponto forte

 Embora o nome Flyslot Cars signifique uma marca nova no panorama dos slot cars, na verdade acaba por ser o resultado de uma jogada comercial da extinta Fly.
E a nova aposta forte deste fabricante parece passar pelo renascer dos formula 1 clássicos.
 Foi com agrado que vimos o anúncio do revolucionário Lotus 78, o primeiro carro "asa", no seu catálogo de lançamentos para este ano. O agora anunciado Brabham BT49, é outra das interessantes propostas agora anunciadas.
 March 761 e Williams FW07 foram os primeiros, mas ao que parece, não vão faltar belas máquinas a preencher um belo histórico do mundo da Formula 1.