O pássaro bico-de-tamanco ou também conhecido por Cegonha bico-de-sapato, parece infelizmente ter servido de fonte inspiradora do último vencedor de Le Mans, o AUDI "bico-de-tamanco e a sua aparente imagem pré-histórica.
Há quem lhe tenha chamado bico-de-pato, mas definitivamente, a ave que mais consigo relacionar com o carro mais feio do mundo, parece-me ser este.
Chamemos-lhe então Audi bico-de-tamanco.
Feio, mas eficaz.
Com um início absolutamente desastroso, a Audi conseguiu ao fim de 24 horas, demonstrar afinal, que a força da quantidade apresentada à partida e à chegada pela Peugeot, não conseguiu destronar afinal a tecnologia alemã, para desgosto das hostes lusas cuja esperança era transportada no modelo Nº9 da Peugeot.
Há quem o considere, lindo, coisa ouvida no canal "Eurosport", pela boca de um dos comentadores presentes.
Assim ficaram os dois modelos acidentados da Audi, destruídos.....
Classificação final
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP14. Davidson/Gene/Wurz - Peugeot Sport Total - LMP1
5. Lapierre/Duval/Panis - Team Oreca Matmut - LMP1
6. Prost/Jani/Bleekemolen - Rebellion Racing - LMP1
7. Ickx/Martin/Leinders - Kronos Racing - LMP1
8. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
9. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
10. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
LMP1
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
LMP21. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
2. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
3. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
GTEPro1. Beretta/Milner/Garcia - Corvette Racing
2. Fisichella/Bruni/Vilander - AF Corse SRL
3. Priaulx/Müller/Hand - BMW Motorsport
GTEAm
1. Bornhauser/Canal/Gardel - Larbre Competition
2. Bourret/Gibon/Belloc - Larbre Competition
3. Robertson/Robertson/Murry - Robertson Racing LLC
Prabéns Audi por esta 10ª vitória em Le Mans.
Bonitos ou feios, o regresso da Audi aos modelos de cockpit fechado (após o falhanço R8C) foi em grande. A downforce deste modelo era muito superior nas curvas Porsche, penso que era onde faziam a diferença de tempos por volta, já que em recta os franceses eram mais rapidos.
ResponderEliminarA Peugeot perdeu em toda a linha, mesmo se este ano a fiabilidade não os tenha atraiçoado. Com 3+1 carros (Oreca) a Peugeot nao teve a arte e o engenho para apanhar o unico Audi sobrevivente. A Audi conseguiu com mais 3 pitstops perder menos tempo total nas boxes!
PS: a ave da foto não é mesmo nada bonita... isso concordo.
Eu não chamaria o R8C um falhanço, diria que foi um projecto que foi executado um pouco em cima da hora, por uma filial, cujo trabalho foi no entanto muito bem aproveitado e aprimorado nos anos seguinte sob o emblema Bentley.
ResponderEliminarMesmo assim foi um projecto em cima da hora que correu bem melhor que o da Aston Martin visto em perspectiva.