Em 1929, coube a este Bentley Speed Six, saír de França como vencedor.
Em 1931 a Alfa Romeo consegue o seu primeiro de quatro sucessos, com este belo Alfa Romeo 8c.
Em 1937, estreou-se nos êxitos a Bugatti, com este Bugatti 57 G.
A Ferrari por seu lado, teve a sua oportunidade de inscrever pela primeira vez o seu nome nos anais da clássica francesa em 1949, através deste Ferrari 166 MM.
A única vitória da Talbot ocorreu no ano seguinte, em 1950, com este Talbot Lago T 26 GS de linhas já algo desactualizadas na época.
1951 foi também o ano de estreia para a Jaguar, com este belo Jaguar XK 120 C.
Dois anos após e com o mesmo modelo, a Jaguar consegue novo triunfo.
E repete em 1955 a vitória, mas agora com este evoluído Jaguar D.
Em 1969, a Ford consegue o seu último de quatro êxitos consecutivos, com este Ford GT 40.
O terceiro êxito da Porsche foi conseguida em 1976 com o primeiro modelo da série 936, precisamente o Porsche 936/76.
A quinta e inesperada vitória do construtor germânico, foi conquistada em 1979 com o Porsche 935 K3.
A Jaguar deu continuidade em 1990 a uma carreira plena de êxitos através do seu Jaguar XJR 12.
A estreia da BMW só foi conseguida no virar do século em 1999 com o seu BMW V12 LMR.
A Audi a partir do ano 2000 consegue uma invejável sequência de vitórias, em que através deste Audi R10 TDI, conseguiu o seu 7º êxito.
Quatro anos antes, em 2003, foi a vez da Bentley através deste vistoso Bentley Exp Speed 8, conseguir também a sua 7ª conquista na clássica francesa.
A Bentley conseguiu marcar a história de Le Mans, através de inúmeras participações e conquistas.
A Aston Martin ainda que não tenha conseguido inscrever o seu nome no mais alto dos degraus desde 1959, conseguiu alguns resultados de relevo, tendo inclusive contado com a participação do piloto português Pedro Lamy.
A Matra conseguiu em 1972, 1973 e 1974, as suas três vitórias.
Pedro Lamy com este belo Porsche da Schubel conseguiu chegar à 5º posição em Le Mans.
Os irmãos Mello Breyner fizeram história nesta prova e com este Porsche 911 GT2, por ter sido a primeira vez que três irmãos a conseguiram completar.
O Chevrolet Corvette de John Greenwood não passou nunca despercebido em França.
Audi e Bentley, duas marcas indiscutivelmente ligadas a Le mans.
A última vitória da Ferrari aconteceu em 1965, com este bonito Ferrari 275 LM.
Inúmeros modelos foram cada um na sua vez, escrevendo riquíssimas páginas ligadas à prova.
A Peugeot foi também tendo os seus momentos ao longo dos anos, com alguns de verdadeira glória.
A evolução dos automóveis, é um dos aspectos registados por esta clássica.
Ni Amorim foi dos portugueses que tiveram o seu momento. A aposta recaíu no Viper.
A Porsche foi a marca que a partir de 1951, passou a ter participações contínuas e que mais páginas de êxito, record's e participações conseguiu até à actualidade.
Inúmeros são os modelos apresentados a participar em Le Mans, desde modelos mais convencionais até aos protótipos mais radicais.
A década de 70 foi especialmente marcante para esta marca, onde em 1970 inscreve o seu nome como mais uma das vencedoras.
Da parte da BMW, também houve modelos de extraordinária importância como o M1 "Carte de France".
Sim senhor, mas que bela colecção o "mister" Mota tem aí!
ResponderEliminarUm abraço,
Hugo
Que inveja da tua colecção!!!
ResponderEliminarParabéns
Abraço
Augusto