domingo, 1 de abril de 2012

III Endurance Clássicos Slot.It - 4ª Prova

Foi em Braga nas instalações da loja GT Team, que teve lugar a quarta prova deste interessante Campeonato que se desenrola em pistas desde a cidade de Aveiro até à de Braga, sob a direcção técnica de Rúben Almeida do Slot Clube da Trofa.
Nota de maior registo, foi a ausência da equipa CAT Racing da Trofa, fazendo com que fossem desta vez, nove as equipas a fazerem-se representar.
Depois do período matinal destinado como habitualmente à distribuição de motores e pneus e a respectiva montagem e verificação dos carros, estes ficam em parque fechado enquanto se dá seguimento a um dos melhores momentos desta competição, a tentativa de obtenção por parte de todas as equipas, da pole position.
Depois dá-se a debanda para o convívio entre os vários participantes, acompanhados por uma boa alimentação e melhor regadela.
Enquanto isso, a pista aguarda pela chegada dos protagonistas do maior circo Slotista da actualidade, em Portugal.
O traçado levanta sempre alguma dificuldade àqueles que nele menos treinaram, pois é sabido que qualquer pista tem os seus truques na forma do melhor partido se tirar delas.


Já com o problema da refeição resolvido, começa a fazer-se a chegada dos artistas participantes neste espectáculo cada vez mais digno de ser acompanhado.



Rúben Almeida, o principal responsável pela realização deste evento, faz a sua chegada também, mas a solo.....

Dentro das instalações começa a viver-se então o ambiente próprio destes acontecimentos, com as respectivas reuniões com o Director de Prova.


A hora da verdade aproxima-se e com isso os modelos são levados para a grelha de partida
Rúben Almeida não perde também a oportunidade de fazer alguns registos desta edição, onde à espera de partir mais tarde, ficaram os modelos do GT Team/ART que obteve a pole position, uma vez mais através de Luís Azevedo, o do Clube Slot de Braga e dos Gentleman Drivers que conseguiram brilhantemente o terceiro melhor registo.
Dá-se então início à quarta prova deste campeonato e são as equipas do Slot Clube de Matosinhos I, um dos sérios candidatos aos lugares cimeiros neste campeonato e o Slot Clube do Porto, a única equipa a participar com o modelo Alfa-Romeo, a imprimirem um belo início de prova que os deixou separados apenas por uma volta. O Clube Slot da Trofa, outra das equipas pretendentes ao título, embora tenha acabado esta primeira manga na terceira posição, mostra que a diferença de duas voltas para os primeiros, não os deixa fora da luta pelas primeiras posições.

Entretanto o interior das instalações começa a mostrar um invulgar ambiente de assistência, onde foram várias as pessoas a ali se deslocarem pela primeira vez, depois de terem tomado conhecimento da realização desta prova, através da publicitação no jornal diário local, Correio do Minho.
Várias classes etárias preencheram com agrado o excelente ambiente que se foi criando, enquanto as equipas lá iam dando o seu melhor e onde nessa lutas, tanto o GT Team/ART como o Clube Slot de Braga  foram cimentando alguma vantagem à medida que as mangas iam ocorrendo. Das equipas de fora, o interesse maior centrava-se em saber até que ponto tanto o Clube Slot da Trofa como o Slot Clube de Matosinhos I se degladiavam entre si ou como seriam capazes de arrebatar os lugares aos teams caseiros.
Mas se o Clube Slot da Trofa mantém um ritmo elevado que lhes vale ser batido apenas pelas duas melhores equipas caseiras, já o Slot Clube de Matosinhos I a debater-se com um modelo que pouco cooperava e o Clube Slot do Porto a baixar o seu desempenho, leva-os a serem ambas ultrapassadas na classificação geral pela equipa surpresa , os Gentleman Drivers.

E se uns gatilhavam com todo o seu vigor, outros aproveitavam o momento para recuperar algo que certamente se encontrava em défice......
....... e outros tiravam ainda o melhor partido para com momentos de boa disposição, conseguirem desanuviar os ambientes mais tensos, através de tentativas de chamadas para o além, dada a antena "paranóica" exposta....
.... ou até ir adiantando os modelitos para outros campeonatos....
..... ou simplesmente, curtir uma bela tarde de sol!

No final, o computador indicava a equipa da casa como vencedora pela quarta vez em quatro provas já realizadas, o que lhes confere uma confortável vantagem para abordar as duas restantes provas deste Campeonato. A segunda posição para o Clube Slot de Braga, relança-os na luta pelos lugares do pódio no final, a par do Clube Slot da Trofa e do Slot Clube de Matosinhos I. No entanto, estes dois últimos estarão agora em situação favorável, pois vai ser em casa de cada uma delas que se realizarão as duas próximas edições, o que relança e de que maneira as expectativas quanto ao fecho deste interessante campeonato.

No final, o ambiente de convívio entre participantes mantinha-se, o que mais faz valorizar este tipo de iniciativas e campeonatos.



Não poderemos esquecer ainda o apoio proporcionado pela família Amorim, com os seus deliciosos bolinhos e sandes mistas.
Quem não faltou também, foi o Filipe, o pai do piloto estrela do GT Team/ART, o Luís Azevedo.

No fim, era Rúben Almeida que uma vez mais organizava a sequência dos acontecimentos, para que se pudesse proceder à entrega de prémios.



_______A entrega de prémios_______

9ºs Classificados - Slot Clube Matosinhos II

8ºs Classificados - Absolute Beginners

7ºs Classificados - Slotspot

6ºs Classificados - Slot Clube Porto

 5ºs Classificados - Slot Clube Matosinhos I

 4ºs Classificados - Gentleman Drivers

 3ºs Classificados - Clube Slot Trofa

 2ºs Classificados - Clube Slot Braga

 1ºs Classificados - GTR Team/ART

Mais uma excelente jornada de Slot Cars, onde também uma vez mais o que de melhor se colheu, foi o salutar convívio que pouco a pouco cimenta excelentes relações entre praticantes dos vários cantos do país.
PARABÉNS A TODOS.....

sexta-feira, 30 de março de 2012

Opel Manta 400 - Primeiras imagens - Avant Slot

 As primeiras imagens do Opel Manta 400 do fabricante Avant Slot, mostram um modelo que não deixa ainda perceber o quanto valerá na sua plenitude, esta nova máquina para os ralis de modelos clássicos.
 Mecânicamente estamos mais ou menos esclarecidos, pois a sua base passa por um chassis já nosso conhecido e cuja tracção se fará apenas às rodas posteriores, à semelhança do que acontece com o Alpine Renault A310.
Como maqueta, como reprodução, fica-nos a verdadeira dúvida do que aqui estará, pois as semelhanças com o anteriormente chegado pelas mãos da extinta Sloter, parecem ser grandes.
Aguardemos......

Jaguar D 1957 - Scalextric / Superslot

A Superslot acaba de editar a segunda versão do Jaguar D vencedor em Le Mans. Depois da edição vencedora de 1955, chega-nos agora a versão vencedora de 1957, ficando a faltar a versão de 1956 que completou a tripla de vitórias consecutivas em Le Mans para o modelo D desta marca. Em termos de carroçaria, a versão agora chegada e a de 1956, acabam por ser quase iguais, mas a versão em falta apresenta uma frente ligeiramente mais curta, diferença que se faz notar mais ao nível dos seus faróis.
Embora se estranhe a cor azul, na verdade corresponde à realidade, pois já na anterior edição de Le Mans, também a versão vencedora era azul metalizada.
Extraordinariamente belo, será muito fácil que estes modelos venham a ocupar lugares de relevo em estantes de coleccionadores, já que em termos dinâmicos não se lhes reconhecem performances de gabarito que os transformem em vedetas dos plásticos de competição.
O requintado cuidado nos acabamentos que este fabricante deposita nas suas criações, encontra-se latente também nesta peça. Saliente-se no entanto, que a habitual fuga aos cromados por parte deste fabricante nas suas últimas realizações, não condiciona de modo algum o interesse por este modelo, já que eram muito poucos os elementos que na realidade ornamentavam este Jaguar na distinta coloração cromada.
Na escala 1/43, são muitas as estantes em que este modelo se encontra representado, sobretudo nas dedicadas a vencedores da mítica prova francesa.
Na imagem de baixo, podem ser vistas partes das versões de 1955 e 1957 e na totalidade a de 1956, aquela que fica a faltar.
Como achega, de salientar que as versões XK 120 C da Jaguar e que saíram também vencedores em 1951 e 1953, foram já editados pelo fabricante Auto Art.

1957


1956


1955


1953


1951

Mini mania - A saga continua

A Scalextric ou Superslot, consoante o mercado, tem no Mini uma verdadeira referência de peso.rd
 Depois de algumas edições por parte deste fabricante e onde constam os vencedores do Rali de Monte Carlo e uma interessante versão do Austin 850 em versão standard, surge o não menos interessante e pitoresco modelo da qual a polícia britânica se socorreu durante algumas décadas.

 Nas características cores azul e branco e dotado ainda do grandioso pirilampo na capota, este Mini vem engrossar a oferta e satisfazer o interesse de todos quantos vêm nele, um modelo de colecção.
Mecânicamente, o mesmo conceito aplicado nas anteriores edições.

Um histórico da GNR

Fazendo parte do património da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR), encontra-se um Porsche 356B, que embora tenha deixado de se encontrar ao serviço da Nação, não deixa de participar ameúde, em concentrações destinadas a automóveis clássicos.
Na imagem de cima, além deste fantástico modelo carregado de história, podem ainda ver-se um Volkswagen pertença da Polícia de Segurança Pública (PSP), outro verdadeiro histórico das forças de segurança portuguesas, um BMW M1 e um Ferrari Dino.
Foram já vários os fabricantes a reproduzir o Porsche da GNR e podem ser observados em algumas coleções particularees de modelos à escala 1/43.

III Endurance Clássicos Slot.It, visita Braga este fim-de-semana

Campeonato Século XXI, III Endurance Clássicos Slot.It

É nas instalações da loja GT Team Slot Cars, que vai ter lugar a quarta prova deste disputadíssimo Campeonato, sendo que se torna na segunda passagem desta prova por Braga este ano, depois da prova de abertura ter ocorrido nas instalações do Clube Slot de Braga.

Constituindo os líderes deste Campeonato, os anfitriões ver-se-hão a braços com o elevado nível da concorrência, que vem sobretudo da parte da segunda equipa do burgo, o Clube Slot de Braga e ainda das equipas forasteiras do Slot Clube da Trofa e Slot Clube de Matosinhos. Existem ainda equipas que embora não se tenham mostrado para já tão poderosas, poderão ter uma decisão preponderante, como os Gentleman Drivers também de Braga, o Slot Clube do Porto e até o Slotspot de Aveiro.

 Compareça e venha assistir a uma competição ao mais alto nível do que se pratica em Portugal.

Boa prova para todos os participantes.