quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Esta, havia-me escapado.......


A Slot.It, para além da sua edição em série corrente do Chaparral 2E, editou uma caixa com a Referência CW08, que incluía dois carros do mesmo modelo da participação desta marca em Laguna Seca em 1966 e que se classificaram em 1º (65) e 2º (66). Além da cor dos capacetes, branco para o piloto Phil Hill e prateado para Jim Hall, o proprietário da marca e do próprio dorsal dos próprios modelos, pareciam-me exactamente iguais.

 Afinal e para minha grande surpresa, constacto hoje, que uma das minhas críticas a este modelo, afinal nunca teve razão de existir. Repare-se e compare-se na imagem de cima com a de baixo e verifiquem como são diferentes as laterais inferiores da carroçaria!
Inacreditável. Nunca tinha reparado.....



O que se viu em Igualada 2012 - Racer

O fabricante italiano Racer de modelos em resina, prova uma vez mais que é capaz do melhor, mas também do pior.
As suas produções têm o dom de nos encher o olho, sem que contudo signifiquem, boas reproduções. Aconteceu com vários modelos da Ferrari, onde a deformação das formas nos oferecem modelos extremamente largos.
Agora, com o mais icónico modelo da Porsche, o 911, surge uma reprodução bem proporcionada mas ao mesmo tempo, uma das piores reproduções deste modelo de sempre, em modelos de Slot. Não apanharam minimamente a força das linhas deste modelo, o que para um Porschista como eu, o vejo como um verdadeiro escândalo.

 Já o Datsun 240Z, modelo por mim muito admirado, considero-o como uma verdadeira reprodução ao mais alto nível.
Surge em versão do Rali Safari, também uma das provas de ralis por mim mais admiradas, o que transforma este modelo, numa verdadeira obra de cobiça.
 Sem defeitos a apontar, poderemos acrescentar que até os pneus foram obra de excelente reprodução.

Mas o que me encantou mesmo, foi o Ferrari 250 GTO de 1964.
Desde sempre gostei deste modelo e parece-me que esta reprodução surge sem exageros e de linha muito bem reproduzida.

O que se viu em Igualada 2012 - Sideways

Da Sideways, pouco, mas bom!
Quase abandonada a série dos Daytona Prototype, este fabricante faz presentemente uma aposta forte nos modelos do extinto Grupo 5, de onde se começam a ver verdadeiras obras de arte.
Pouco há ainda para mostrar, mas do que é possível ver-se, só poderemos dizer que se tratam de modelos maravilhosos.
E numa pequenina prateleira, expunham-se as três máquinas de que presentemente este fabricante já dispõe. Embora apenas o Ford Capri e o Lancia Beta sejam os únicos já no mercado, o Porsche 935/78 terá uma espera muito breve, para fazer a sua chegada aos mercados.
E o mínimo que se poderá dizer, é que se tanto o Ford como o Lancia nos deixaram de boca aberta, o Porsche deixa-nos de boca completamente escaqueirada.
 Ao vivo, este estrondoso Porsche mostra um porte e envergadura brutais. Baixo e largo, quase não nos deixa margem para dúvidas mesmo antes de o experimentarmos, de que virá a revelar-se em pista, como um dos melhores Gr. 5.
 E a próxima versão do Ford Capri, "Mampe", também nos encantou pela conjugação de cores de que é decorado.
Parabéns Sideways......

O que se viu em Igualada 2012 - Slot.It

 A Slot.It, não expôs também nada que não houvesse já mostrado na Feira Slotlandia, mas acaba por ser sempre um regalo apreciar as peças deste fabricante.
O Audi R8C comemorativo do seu 10º aniversário de existência, foi-me mostrado pelo próprio Maurizio e explicou-nos que foi executado a partir do molde original da primeira série desta sua produção. Em cromado e preto e ornamentado com o laranja do seu símbolo, está uma peça bem atraente, mas segundo o proprietário, deverá entrar para o mercado por um preço que rondará os €75.

 O esperado novo R18 da Audi e vencedor de Le Mans, também lá se encontrava, mostrando-se possuidor de uma invejável perfeição.

Este fantástico Lola, é verdadeiramente de cortar a respiração. De beleza fora de série, conta com um cromado/dourado que lhe proporciona uma beleza ímpar. Para este trabalho ser possível, segundo Maurízio, o modelo é todo cromada e só posteriormente se se aplicam as restantes cores e decoração.

 Uma das próximas decorações para o Ford GT 40 MKII, é a do vencedor de Daytona em 1966. De estética que muitos deixa indiferentes, não deixa contudo de representar um marco no mundo do desporto motorizado.

 Uma das actuais coqueluche da Slot.It, é o Porsche 911 GT1 EVO, onde se mostravam a versão da "Jever" e ainda esta bonita versão de testes.

 O Porsche 962 IMSA também lá se encontrava, mas ainda na sua versão de protótipo. A primeira das decorações que dará cor a este modelo, é a da Coca-Cola.

 A futura versão do Chaparral 2E também estava exposta. Para os menos atentos, poderemos acrescentar que embora muito aparentado com a primeira série até nós chegada, esta segunda série contempla modificações que lhe proporcionarão uma muito melhor capacidade competitiva.


 Esteticamente, o único pormenor que marcará a diferença, é ainda assim quase imperceptível, mas prende-se com as laterais inferiores. A seu tempo, numa análise sobre este modelo, havia referenciado que esta secção do modelo se encontrava demasiado recta. Parece ter sido lido, pois o novo modelo surge com esta parte da carroçaria corrigida e agora bem reproduzida, pois foi arredondada para a parte inferior.
 Em cima o modelo de primeira série onde na zona inferior surge uma vinca a 90º e em baixo, o modelo entregue aos pilotos participantes nas Endurance Slot.It e igual ao que será brevemente editado e onde se pode verificar a perda dessa mesma vinca para passar a um arredondamento para a parte inferior.
 Mas as modificações mais significativas, prendem-se com outros pormenores menos perceptíveis e que proporcionam melhor desempenho dinâmico. O cokpit foi a zona mais sujeita a remodelações, onde a representação do piloto deixou de ser de corpo inteiro para passar a estar integrado no molde do próprio banco, uma vez que a reporesentação dos bancos deixou de ser tão afundada.
 A parte inferior desse conjunto, encontra-se mais retalhado de maneira a proporcionar um maior afastamento entre a bancada do motor e o próprio cokpit, permitindo-se assim que o jogo de basculação da bancada funcione melhor.
A bancada do motor passou a ser também a EVO 6, que incorpora as orelhas laterais que permitem montagem de suspensão lateral.
Se o modelo anterior é o que é a andar, o que virá a ser este???

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que se viu em Igualada 2012 - Scaleauto / MSC

 Por parte da MSC, o Porsche 959 constituía uma das mais surpreendentes peças apresentadas. Mostra-se como um modelo pleno de proporções e que nos deixa no imediato, a certeza de vir a mostrar-se como um excelente modelo quando aplicado no mundo dos ralis, já que vindo equipado com o chassis Montecarlo e tratando-se de um carro baixo e largo, que dúvidas nos restarão?
 Mostravam-se os modelos já pintados, onde o vermelho nos pareceu francamente mais interessante.

Já a Scaleauto, expunha o modelo que mais alvoroço tem levantado entre os praticantes de Slot. O Honda HSV, mostrava um esplendor a toda a prova e não deixava indiferente nenhum dos visitantes.
 Esta imagem de modelo que nos dá indicações de tratar-se de uma máquina de performances fora de série, foi por nós verdadeiramente comprovada com a oportunidade de com ele disputar um troféu com a duração de 4 horas, promovido pela própria Scaleauto.
 Decorado ou em plástico por pintar, apresentava-se este modelo nas estantes da Scaleauto.

 O BMW Z4 era outra das esperadas peças. Perfeito e belo, encontra-se em fase bem adiantada para abreviar a sua chegada ao mercado, que segundo o fabricante, Novembro será o mês da sua distribuição.
Radical, Pagani Zonda e os Mercedes SLS, mostravam-se também nesta feira.


A escala 1/24 contava com a fantástica carroçaria do BMW M3 "Art Car". e ainda do Z4. e do Audi R8.
 O Mercedes SLS dos portugueses, encontrava-se também exposto.
 Os Porsche, não faltaram em várias versões.

O que se viu em Igualada 2012 - NSR

 Em Igualada, a NSR mostrou o que já se havia descoberto na última feira em Itália, ou seja, a novidade maior era trazida pelo Ford P68 em novas decorações , mas também uma na sua nova versão que contempla um aileron elevado.
 Este modelo vê-se ainda munido de duas pequenas derivas verticais no capôt traseiro e que ladeiam a faixa central dourada.
 Tudo o resto, passava por uma aposta em novas decorações, sobre modelos já nossos conhecidos.