segunda-feira, 4 de março de 2013

Começou o campeonato - Turismo Fly 2013

Teve início na passada sexta feira, o arranque da primeira prova organizada pelo GT Team Slot Clube, tendo esta decorrido na bonita pista do BB Clube.
 Trata-se de uma pista cuja traçado se torna acessível à maioria das pessoas, mas difícil de se conseguir tirar verdadeiramente partido, para os registos de alto nível.
 Decoração é coisa que não falta, apresentando pormenores de alguma graciosidade.
 Para este campeonato, o regulamento obriga a que os modelos sejam o BMW 3.20 e Alfa Romeo 156 da Fly Racing, modelos agradáveis e competitivos. Obrigava-se ainda à formação de equipas de dois pilotos por cada carro, sendo no entanto obrigatóriamente constituídas por dois pilotos, um dos quais iniciado ou iniciado nesta pista.
 O sorteio ditou as seguintes parelhas:
Paulo Mendes - Francisco Matos Sénior
Augusto Amorim - César Amorim
Rui Mota - Bruno Martins
Hugo Figueiredo - Pedro Correia
Luís Azevedo - David / Paulo Gonçalves
Carlos Alvim - Pedro Mota
José Pedro Marques - Paulo Gonçalves
Mika - David
 Como o número de pilotos presentes foi ímpar, Luís Azevedo acabaria por repartir a sua pilotagem com dois iniciados que repartiram também a condução com José Pedro Marques e Mika. Para a classificação final no entanto, conta para a pontuação dos iniciados, os turnos tidos com estes dois últimos.
E à partida estiveram presentes sete BMW e um Alfa Romeo, este último a preencher o ego de Carlos Alvim.
 Para a primeira manga, surgiam as duplas Paulo Mendes/Francisco Matos, Luís Azevedo/Paulo Gonçalves/David, Pedro Correia/Hugo Figueiredo e Bruno Martins/Rui Mota.
 E foi notório ver a aplicação dos consagrados a dar o tudo-por-tudo, na tentativa de compensar as perdas tidas pelos novatos. De registar no entanto, o belíssimo desempenho da maioria dos iniciados, que se adaptaram lindamente a uma pista totalmente desconhecida.
Esta viria a ser ganha pela dupla Pedro Correia/Hugo Figueiredo, apesar dos ataques de Paulo Mendes a imprimir um andamento de outro mundo. A aplicação de Rui Mota, tornou-se igualmente infrutífera para conseguir chegar-se as dois da frente.

 Para a segunda manga, era a vez das duplas Augusto Amorim/César Amorim, José Pedro Marques/Paulo Gonçalves, Carlos Alvim/José Pedro Mota e Mika/David. César Amorim, o mais novato dos presentes, não se intimidava e dava a luta necessária aos consagrados. José Pedro Marques era também um dos que impunha forte andamento, contrastando com as dificuldades encontradas por Pedro Mota no Alfa Romeo, que apesar disso, ainda assustava Mika.
Carlos Alvim confirmava as dificuldades encontradas por Pedro Mota, debatendo-se também com um difícil de conduzir, Alfa Romeo.
No final, era o equilíbrio que acabava por ditar uma classificação que todos consideraram interessante, gerada pelo somatório das voltas dos mais habilidosos, com os mais inexperientes.
E nesse equilíbrio, viria a impor-se a dupla Pedro Correia/Hugo Figueiredo, seguida de Paulo Mendes/Francisco Matos. No terceiro degrau do pódio, Bruno Mendes/Rui Mota, acabariam por se sobrepor a César Amorim/Augusto Amorim.

               Tabela da classificação final                  
Classificação final:                                                                  
1º - Pedro Correia / Hugo Figueiredo
2º - Francisco Matos / Paulo Mendes
3º - Bruno Martins / Rui Mota
4º - César Amorim / Augusto Amorim
5º - Luís Azevedo
6º - Paulo Gonçalves / José Pedro Marques
7º - David / Mika
8º - José Pedro Mota / Carlos Alvim
No pódio por modelos, a primazia foi dada em número e resultados, ao modelo BMW, tendo o único Alfa Romeo presente ocupado a última posição.
E no pódio por pilotos, Pedro Correia e Hugo Figueiredo, levaram a taça do primeiro confronto.
Já na próxima sexta-feira repetir-se-à nova batalha, mas onde as equipas serão diferentes, já que os sorteios se realizam para todas as provas.
E no final, que vença o melhor.......

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tiro de partida, Campeonato Turismo Fly - BB Clube

O GT Team Slot Clube, vai dar início em 1 de Março às actividades competitivas, recorrendo para isso às instalações gentilmente cedidas pelo "BB Clube", sito na Rua Beato Miguel de Carvalho (em frente ao portão lateral de acesso ao estacionamento da Escola Carlos Amarante), em Braga.
Este imponderável acontece, porque a loja GT Team se encontra em fase de mudança para novas instalações, onde para além duma pista Carrera, irá também ser montada uma segunda do fabricante Ninco.
Entretanto, nestas instalações provisórias, irá ter início o campeonato "Turismo Fly", destinado aos modelos Alfa Romeo 156 e BMW 3.20 da série Fly Racing e destinada a equipas formadas por 2 pilotos cada, em que um dos pilotos terá que ser, iniciado.
O traçado deste clube será um dos aliciantes, pois para além de desconhecido para alguns, para a maioria criará novas dificuldades.

Consultar o reglamento em:

O esquecido mundo da Formula 1

 O interessante mundo da Formula 1, apresenta-se cada vez mais no campo dos Slot Car, como assunto esquecido. As razões serão de ordem vária. Se por um lado os modelos de última geração se tornam pouco interessantes como modelos de competição, já que se apresentam demasiado estreito e dotados de rodas bastante finas, os fabricantes que neles apostam, não serão também grande referência no capítulo do rendimento dinâmico.
Teremos hoje a "All Slot Car" que abordará o tema de modo fictício, dada a recriação própria, mas que poderá eventualmente transformar-se na salvação desse nome.
 Superslot, Carrera e SCX lá nos vão mantendo a par das novidades, mas o interesse despertado entre os apaixonados pela competição, não é suficientemente motivador para gerar iniciativas competitivas.
 Pena a Flyslot, a única a reavivar memórias dos bons tempos e a partir de bases de potencial valioso, não conseguir fazer das suas produções modelos válidos para a competição.
Já lá vão os tempos, em que com os SCX se faziam corridas de deixar os cabelos de pé....

Lotus 78 - Flyslot

O Lotus 78, é um dos Formula 1 que ficou para a eternidade da história desse campeonato. Isto, porque trouxe com ele o revolucionário conceito de asa invertida sob os flancos, o que acabou por alcunhar mais tarde os carros que integravam este conceito de "carros asa".
 Sob os flancos, o génio Colin Chapman montava o engenhoso desenho que integra o princípio de sustentabilidade que as asas proporcionam aos aviões. Mas se para aqueles os faz manterem-se no ar, quando invertido esse formato, fará os carros colarem-se ao chão. E engenhosamente aplicado ao Formula 1, estes tornaram-se modelos ganhadores, com clara vantagem tirada da aplicação deste princípio.
 E por essa razão, o bonito Lotus 78, o primeiro Formula 1 a ser equipado com este estudo aeronáutico, tornou-se num dos inesquecíveis modelos da classe maior do automobilismo.
A Flyslot, o único fabricante à data, a prestar atenção a este tipo de carros e dos saudosos anos 70, não deixou passar em claro o feito, podendo nós reunir também nas nossas colecções, este verdadeiro marco.
 Modelo que participou no Campeonato do Mundo pela Lotus em 1977, teve como pilotos Mário Andretti e Gunnar Nilson. O primeiro, acabaria mesmo por sagrar-se no final, Campeão do Mundo de Formula 1. Mas os dois modelos foram editados, correspondendo a cada um dos pilotos, participações em provas distintas. Curioso, é a cor com que cada um deles se encontra representado, já que o de Mário Andretti surge em preto brilhante e o de Gunnar Nilson, em preto baço. Se existem razões para isto ou se foi assim que correram, a minha memória não me permite registos a esse ponto, já que a época corresponde a uns valentes anos atrasados e as revistas da época, se calhar não permitiriam registos dessa ordem, pelo que a minha ignorância se irá manter, até que alguém conhecedor destas matérias se pronuncie.
 Mas para além desse pormenor, outras diferenças surgem, como presença ou ausência de alguns sticker's publicitários. E o primeiro, trata-se de uma anomalia que surge no modelo Nº5. Abaixo do número deveria surgir a representação de um radiador, aspecto que foi alterado e representado no modelo Nº6. Quanto à colocação da bandeira inglesa na frente dos modelos, encontra-se correcta em cada um deles.
 No Lotus de Gunnar Nilson, na zona da representação do motor, surge um tirante na cor prateada, assim como o suporte do aileron, o que no modelo de Mário Andretti surge a preto.

 As derivas verticais tanto do spoiler frontal como do aileron surgem debruados e com o logótipo da "Goodyear" no modelo de Gunnar Nilson. Por outro lado, o modelo de Mário Andretti, surge com o miolo das jantes a dourado, sendo no outro, completamente prateadas.
No fundo, duas belas peças de Slot, onde o Lotus de Mário Andretti começa já a assumir cotações invulgares.