terça-feira, 14 de maio de 2013

Slot Racing Company

 O fabricante Slot Racing Company edita duas novas versões sobre modelos já conhecidos. O Porsche 907 em versão K (cauda curta), vê contemplada a representação da versão vencedora das 12 Horas de Sebring no ano de 1968. Foram seus pilotos, Jo Siffert e Hans Hermann. Apenas um reparo à cor verde utilizada, que não me parece ter ido de encontro com a realidade. Quanto ao resto, mais um belo exemplar, sobretudo para o mundo do coleccionismo.

 Mais uma bela reprodução por parte deste fabricante que tem primado por não cair no esquecimento, através da constante edição tanto de novos modelos, como de novas versões.

 Também Ford Capri 2600 LV é merecedor de uma nova decoração, ainda que correspondente a uma série especial e limitada, o que o porá num novo patamar de interesse.
Trata-se de uma versão do prestigiado preparador "Broadspeed" e que foi tripulado por Andy Rouse em Silverstone no ano de 1973. A miniatura é uma encomenda do distribuidor britânico Gaugemaster Silverstone Tourist Trophy.
Como notas de relevo relativas a esta representação e por comparação com o correspondente modelo anteriormente editado, refira-se que se trata de um modelo com volante à direita, possuidor de um só limpa-pára-brisas e com ausência de retrovisores exteriores e também dos faróis suplementares.
Abaixo da grelha, deveria surgir uma beira pintada de amarelo.
As cores aplicadas levantam-nos fortes suspeitas quanto à correcção das mesmas, a avaliar pela imagem disponibilizada pelo fabricante relativas ao modelo real, mas pode ser que seja assim mesmo.....
 

No tempo em que o mundo era outro......

Ainda se lembram da "Policar"?

 Agendada para Setembro, encontra-se o ressurgimento da marca italiana Policar.
 Tendo a Slot.It por trás deste projecto, será natural vermos o regresso de alguns modelos da Ferrari, ainda que se anuncie as suas produções, de acordo com outra filosofia.
Aguardemos então .......

Campeonato Grupo C - Augusto Amorim, Campeão...

 Foi sexta-feira passada que decorreu a prova de fecho de campeonato das iniciativas do GT Team Slot Clube, destinado aos modelos do Grupo C.
Esperava-se para esta jornada uma luta intensa, sobretudo entre os novatos das andanças competitivas.
 Para início da quinta e última etapa deste campeonato, tomavam lugar Paulo Mendes, Augusto Amorim, Rui Mota, David Azevedo e Luís Azevedo. Como sempre, Luís Azevedo esteve muito forte, mas teve sempre à perna um combativo Augusto Amorim que tudo fazia para não deixar fugir este líder da prova. No final, entre ambos a diferença de uma volta era registada, o que bem demonstra o sério despique que marcou a luta pela liderança nesta prova. Partindo com uma configuração nada vantajosa no seu Sauber, estava Paulo Mendes a apostar no berço original e motor de caixa pequena. No entanto acabou por ser suficiente para contrariar a anterior subida de forma de Rui Mota e o seu peculiar Mazda. Este último acabou por ter um desempenho menos conseguido do que o habitual, tendo cumprido no final menos duas voltas do que Paulo Mendes. David Azevedo é que também não conseguia o andamento dos mais fortes, sobretudo por não se encontrar na sua melhor forma física, vendo-se ainda penalizado com algumas saídas. Restaria saber, em que lugar se posicionaria em termos de classificação geral, já que a sua luta se prendia mais com os restantes iniciados e que tomariam lugar na manga seguinte. Ficava-se então, na expectativa, enquanto na tabela da liderança da classificação do campeonato, os resultados registados nada alteravam, o que confirmava a consagração de Augusto Amorim como campeão.

 Para a segunda manga alinhavam José Pedro Marques, Miguel Carvalho, Paulo Gonçalves, José Pedro Mota e Mika Monteiro. Mika Monteiro partia com dificuldades acrescidas perante os adversários, já que se estreava neste traçado. Enquanto isso, Paulo Gonçalves confirmava a sua subida de forma como piloto, mantendo um elevado ritmo de corrida, contrariando as aspirações de José Pedro Marques que é um reconhecido piloto de alto nível. No entanto no final, um diferencial de quatro voltas acabou por separá-los. José Pedro Mota que desta vez não se desentendeu com o seu Jaguar, acabaria no final por se sobrepor a David Azevedo, o que complicava as contas deste último na tentativa de se consagrar como melhor iniciado. Miguel Carvalho viria a ser o sacrificado da jornada, quando o seu Sauber resolveu pregar-lhe a partida. E na luta dos azares, também Mika Monteiro entrou nessa guerra, o que acabou por posicioná-los na cauda da classificação.
 E assim, Luís Azevedo conseguia mais uma vitória, enquanto era secundado por Augusto Amorim que viria a conquistar o ceptro final. Paulo Mendes conseguia um brilhante terceiro lugar, ainda que em inferioridade técnica.
Na luta dos iniciados, tivemos um David Azevedo em inferioridade física e um Miguel Carvalho azarado. Mas isso não tirou o brilhantismo de Paulo Gonçalves, já que deu nas vistas a sua rapidez e consistência.
Parabéns a ambos, pois foram merecidas as conquistas conseguidas.

 Uma vez mais , uma notória supremacia dos modelos Toyota da Slot.It, enquanto entre os pilotos, Luís Azevedo e Augusto Amorim demonstravam um andamento impressionante.


 Para o campeonato, as posições invertiam-se , onde a falta de presença numa das provas, não permitia a Luís Azevedo grandes veleidades na conquista do campeonato. Enquanto isso, Augusto Amorim e Rui Mota recolhiam os preciosos pontos de presença em todas as provas.
Parabéns ao vencedor Augusto Amorim e ainda a Luís Azevedo que mesmo com menos uma prova, subiu ao segundo degrau final.
Mais uma excelente jornada foi finalizada e agora, venham os GT's.....

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Campeonato Grupo C 2013 - Quinta prova

Realiza-se hoje a quinta e última prova do Campeonato Grupo C, sob organização do GT Team Slot Clube.
Parecendo que se encontra já antecipadamente definido o vencedor do mesmo, no capítulo dos estreantes, a questão torna-se mais séria e constituirá sem qualquer dúvida, o ponto forte da jornada. Com uma diferença pontual reduzida entre os participantes Paulo Gonçalves, David Azevedo e Miguel Carvalho, espera-se da parte destes, um grande afinco na tentativa de conquista da coroa da glória.
Força iniciados.....e boa sorte.....

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Campeonato GT's


Vão voltar os GT's.
O GT Team Slot Clube vai promover um novo campeonato, pois o que se encontra a decorrer e dedicado aos modelos de Grupo C, terminará esta sexta-feira próxima. É tempo portanto, de dar novo incremento à modalidade. Coube aos modelos da categoria GT, onde se incluem alguns modelos da categoria GT1, dar o passo seguinte.
 Serão três as marcas de fabricantes aprovadas para este novo campeonato, contando-se com os modelos da Slot.It, Scaleauto e Arrow Slot. Excepcionalmente, permitir-se-à a inclusão da incógnita chamada "Black Arrow".
 Serão variadas as opções, mas tendo sempre como denominador comum uma motorização Scaleauto e pneus Slot.It.
 As apostas irão certamente ser variadas, dada a imensa paleta de escolhas de entre a totalidade de modelos disponíveis no mercado.
 E mesmo apostando em modelos iguais, a diversidade de decorações existentes e ainda a possibilidade de personalização dos modelos em Kit, fará certamente aumentar o colorido das corridas.
 Modelos mais recentes e modelos mais antigos, poderão confrontar-se num terreno que começa já a ser dominado por um maior número de praticantes.
Interessante vai ser também verificar a competitividade das várias evoluções de cada um dos fabricantes, onde passará a pista a ser o palco ideal para o efeito.
Os novos chassis do fabricante Scaleauto, vão poder mostrar perante as comprovadas mecânicas da Slot.It e Arrow Slot, o que de facto valerão.
Embora a Scaleauto também tenha modelos como o Mercedes SLS e o Pagani Zonda dotados de chassis próprios e divergentes dos novos conceitos do fabricante, poderão mesmo assim, vir a surpreender.
Outros como o Mc'Laren F1 da Slot.It, serão já uma certeza quanto às suas verdadeiras potencialidades como máquinas ganhadoras.

Para consultar o regulamento, clique aqui

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A importância das engrenagens

 Um dos aspectos importantes numa prova de slot, é sem dúvida a maneira como se afinam os modelos. Das afinações, a regulação de ajuste entre pinhão e cremalheira pode ter importância primordial, sobretudo se a prova fôr de resistência. Aconteceu um invulgar desgaste de pinhões por parte de várias equipas, na última edição das 24 Horas da Trofa.
 Uma equipa chegou a ter que proceder à substituição de três pinhões, pois ficavam num estado tal, que outra solução não existia.
Repare-se no invulgar desgaste a que chegou este elemento mecânico.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Campeonato GT's 2013


Vem aí o próximo Campeonato.

                                 PREPARE-SE...........

Nissan R89C

A Nissan apoiada nos projecto de chassis por parte da Lola Racing Cars, criou um modelo de esbeltas linhas à qual atribuiu a designação de R89C. Com uma mocoque em fibra de carbono que recebeu a designação de Lola T89/10 e uma motorização Nissan VRH34 dotado de duplo turbo e 3,5L V8 DOHC, podia desenvolver uma potência próxima dos 950 cv, para um peso total de 900 Kg.

 No ano de 1989 esta versão participou nas 24 Horas de Le Mans, vindo o modelo com o dorsal 25 a registar a melhor das presenças dos três modelos oficiais, mas culminando a mesma com um abandono. Esforço inglório por parte da marca nipónica, para um dos mais bonitos modelos daquela edição.
 Este modelo começa agora a despertar interesse no mundo dos Slot Car, uma vez que surgiu o anúncio por parte da Mr Slotcar, na sua criação para breve. Esta notícia é bem acolhida, sobretudo numa altura em que um modelo deste fabricante começa a dar nas vistas em luta directa com os até agora incontestáveis modelos da Slot.It.
 Ainda que não seja novidade absoluta o surgimento desta máquina no mundo dos Slot Car, o que para breve se espera nos venha a chegar, ostenta desde já um expectante estatuto de modelo com potencial ganhador. Isto porque, se o Mazda 787B tem provocado algum estrago, este que se anuncia agora, vem dotado de novas características que o potenciarão. Um aileron e um interior repensados para ganho de peso, acabam por ser a formula mais importante em todo este novo projecto, pois acaba por ser o "calcanhar de Aquiles" da primeira aventura deste fabricante, que foi o Mazda 787B. Sendo o interior e o próprio piloto uma autêntica e verdadeira massa bruta no Mazda, poderão no conjunto assumir um interessante e crucial abaixamento de peso no Nissan.
 Mas a revolução não se fica por aqui e promete-se igualmente, uma motorização melhorada em potência e binário. No entanto, poderá esta questão não ter qualquer peso, pois a maioria das regulamentações obriga a uma uniformização dos motores, o que coerta qualquer maior valia que daí pudesse advir, nesse particular.
 Promete a Mr Slotcar como primeiro exemplar, o modelo que abaixo se mostra. Menos interessante do que as versões vestidas com as cores da marca, mas com a vantagem de se despir das tampas das rodas de trás, algo que não deverá acontecer aquando das reproduções de Le Mans.

 A Scalextric chegou a editar na sua série SRS, este modelo. De chassis invulgar e uma carroçaria reproduzida sem qualquer rigor, ficará muito áquem do próxima realização.
 A secção frontal do chassis do novo projecto da Mr Slotcar, será a grande incógnita desta nova criação.