sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dakar Legend, uma nova marca

 Dakar Legend, trata-se de uma nova marca que tal como o próprio nome indica, se dedicará a modelos representantes daquela prova maratona e que por algum motivo, terão deixado um registo de importância. E o primeiro modelo a merecer destaque e honra de pontapé de saída, é o Citroën ZX Grand Raid vencedor da prova pelas mãos de A. Vatannen em 1991.
Parecendo uma bela peça de coleccionismo, poderá no entanto por parte dos mais afoitos praticantes, vir a fazer parte das listas de modelos participantes nas respectivas competições.
Nota mais negativa, para a largura dos eixos que compromete uma maior aproximamação com a realidade e a medidada dos pneus verdadeiramente desproporcionados.

As novidades da Scalextric / SCX

O últimamente esquecido fabricante Scalextric/SCX, mostra-nos as sua últimas iniciativas quanto a novidades para o mercado.  
 Depois de algumas promessas, constacta-se que apenas se ficaram em maioria pela edição de máquinas já nossas conhecidas, tendo entrado maioritáriamente pela incontornável publicação de novas indumentárias decorativas dos modelos já conhecidos.
 Embora lovável a chegada de novas versões, os responsáveis haviam muito prometido, permitindo que nos sintamos então de algum modo, defraudados.
 Alguns interessenates e bonitos modelos faz-nos a SCX chegar, mas atendendo a que assim acontece quase no final do corrente ano, pouco mais haverá a esperar de quem prometera mudanças de relevo e com objectivos bem firmados até no campo das competições mais sérias.
 Destacaria como de maior relevância, a chegada das novas decorações dos Citroën DS3 e C4, assim como também do Ford Fiesta WRC.
A edição das séries "Vintage" retomou a sua existência, através da reedição do marcante Audi Quattro que definiu uma imagem de tendência para sempre nos destinos da evolução do mundial de ralis.

 Novidade absoluta mas de interesse relativo, é a chegada  do histórico Renault 4L, pelo lugar que ocupou na história do automóvel. No caso em questão, representa uma das versões dos participantes do Rali de Monte Carlo. Haverá certamente um lugar à sua espera nalgumas estantes, mas para os fanáticos participantes das provas de slot, não despertará certamente qualquer tipo de interesse. No entanto, tem sido através de referências pouco dignas de resultados de relevo em competições slot, que a SCX tem feito a diferença, pois jamais poderíamos desfrutar destes representantes na amada modalidade dos slot car.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O último Jaguar - Slot.It



 A Slot.It far-nos-à chegar a partir do dia 18 de Outubro, o último representante da Jaguar em Le Mans. Decorreu no ano de 1991 e culmina uma carreira de modelos iniciados com a versão XJR6 em 1986 até esta última versão que recebeu a designação de XJR12.
 No ano de 1991, para além das verões oficiais com as cores da "Silk Cut", participou também esta versão sob as cores da "Suntec". Embora as versões oficiais tivessem obtido um excelente resultado de conjunto, com a obtenção dos 2º, 3º e 4º lugares, esta armada acabaria por se ver desfeiteada pela histórica vitória do motor rotativo, através da Mazda na sua versão 787B.
 O que será agora editado pela Slot.It, foi tripulado pela tripla de pilotos M.Martini -D.Leslie - J.Krosnoff e viria a completar a prova na 23ª posição, ainda que não qualificado.
A mecânica que equipará esta versão, manterá os princípios que têm norteado as restantes edições de modelos do Grupo C.

 A marca esteve oficialmente representada através do mesmo modelo, mas sob as cores do fiel patrocinador "Silk Cut". A Slot.It fez-nos já chegar a versão que viria nesse ano a ocupar o degrau mais baixo do pódio.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sideways, do melhor que há....

O fabricante italiano Sideways, uma marca paralela da Racer, continua a mostrar-se ao melhor nível mundial.
 A última Feira Internacional "Slotlândia", mostrou-nos a verdadeira realidade que este fabricante que começa a transforma-se num colosso mundial, possui em termos de saúde qualitativa relativamente às marcas rivais existentes.
 Poderemos sem receios, pô-la já num dos pratos da balança com o gigante Slot.It, sem grande medo de que este possa desiquilibrar-se significativamente. Poderemos mesmo constactar que em termos de maqueta, este já superou mesmo a Slot.It. Mostram-nos modelos de raríssimas e exactas proporções, ao mesmo tempo que a bandeira se eleva igualmente, no que respeita à extrema finura dos seus moldes, algo em que a Slot.It se tem mostrado verdadeiramente, em perda. 
 Mas os modelos mostrados nesta feira internacional, trouxeram novos coloridos a modelos já conhecidos, mas comprovaram igualmente que as diferenças de pormenores relativos aos modelos que vão editando, começam a tornar-se numa questão de honra. Assim, o modelo Moby Dick que militou no Continente Norte Americano sob as cores da "Momo", prima pelas pequenas diferenças que o distanciam do seu irmão "Martini". Serão os casos do aileron, da característica rede nas janelas, grelhas de arejamento, podendo somar-se ainda mais alguns pormenores.

 O Lancia Beta Montecarlo, vê-se finalmente vestido com a mais ambicionada decoração que os eternizou, a "Martini". Muito belo, este Lancia parece ter ganho vida.

 O BMW M1 será talvez no imediato, o mais esperado dos modelos deste fabricante. A sua primeira versão traz-nos para já duas decorações. Sabe-se que se encontram já, prontos, o que vai adocicando a boca aos mais desesperados tolerantes relativos à espera, mas dá para perceber que qualitativamente, estaremos perante mais uma grandiosa obra capaz de ombrear com os restantes exemplares já chegados.
 Mas se nos mostraram a seu tempo esses dois exemplares, esta feira serviu também para trazer à luz, uma segunda versão que deixará os nervos à flor da pele, da rival Scaleauto. Isto porque se trata da mesma carroçaria, sobre um chassis que acredito, venha a ser bem mais eficaz que o do rival de produção espanhola. O modelo abaixo mostrado, perde as tomadas de ar existentes na parte frontal dos guarda-lama traseiros, surgindo ainda com mais alguns pormenores que os vão diferenciando, transformando-o afinal de contas, num novo M1. A surpresa, celeridade na mudança e a sua pujança, são verdeiramente surpreendentes.

 Dentro em breve, poderemos ver imagens similares a estas, nas nossas pistas e clubes.
 O modelo de lançamente da Sideways, foi o Ford Capri. Este vê chegar agora a decoração da "Nigrin" sobre esta bonita carroçaria e estamos certos, outras se seguirão.

 E o Ferrari BB? Pela certa, não demorará muito. E para já, alguns defeitos anteriormente por mim apontados parece terem sido corrigidos e como nota altamente positiva, a constactação de que os pormenores não lhes falham e poderemos ver nestas duas imagens, que as tomadas de ar laterais para arrefecimento dos travões, são distintas.
Afinal, um fabricante a seguir as peugadas da Slot.It e cheio de saúde....

Campeonato LMP 2013

Vai dar-se início no dia 18 do corrente mês, ao campeonato de modelos da categoria LMP.
Com perspectiva de participação de modelos oriundos de vários fabricantes, mostra-se desde já como um dos mais expectantes campeonatos que decorreram neste ano de 2013, no Clube GT Team de Braga. Para tal, vai este Clube servir-se do traçado permanente "Carrera", o que levanta sempre inúmeras dificuldades acrescidas, ao nível da tracção dos minimodelos.
Compareça e participe em mais esta interessante jornada de modelos de alta competição do mundo dos Slot Car.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Slot.It / outras novidades - Slotlandia

Para além do belíssimo modelo Can-Am que nos fará chegar, o fabricante italiano Slot.It apresentou também em formato final, o belíssimo Matra-Simca. Para além das novidades absolutas, mostravam-se também mais uma versão do Lancia LC2 sob as cores da "Totip" e cujo maior interesse se centra no pequeno aileron frontal e também um Jaguar participante em Le Mans, mas sob as interessantes cores da "Suntec".

Scaleauto - Slotlandia



A Scaleuto mostra três das suas futuras armas, ainda que o Spyker fique bem para mais tarde.
Já o De Tomaso Pantera parece prestar-se para muito em breve chegar ao mercado do consumidor e em mais do que uma decoração, aguardando-se sobretudo a decorada sob as cores da Jagermaster.

Mas as versões de Grupo 5 do BMW M1

Novidade absoluta é o Spyker que o fabricante se encontra a desenvolver. É-nos já mostrado em forma de protótipo e para já podem também observar-se duas versões distintas, embora muito próximas nas suas linhas. Na minha perspectiva, a menos que o chassis não ajude, virá a ser uma das melhores máquinas de GT.

Sloting Plus - Slotlandia




A Sloting Plus, mostra sobretudo uma gama de acessórios e ferramentas, de acordo com o elevado nível a que já nos habituou.
Mas a grandfe novidade centra-se, na apresentação da sua entrada no mundo da escala 1/24, através do Audi que militou nos campeonatos IMSA.
Uma enorme montra de acessórios, é o que este fabricante tem sobretudo para nos oferecer.