quinta-feira, 6 de março de 2014

Sauber BMW M1 - Sideways


 Os BMW M1 de Gr.5 têm chegado ao mercado em número significativo, já que o curto espaço de tempo em que tem acontecido a edição das várias versões, não levaria a suspeitar que pudesse acontecer.

 Trata-se de uma aposta tanto da Sideways como da Scaleauto, o que provoca esta chegada em quantidade do fantástico monstro do Gr.5, ainda que por parte do fabricante espanhol, o tenhamos visto apenas em Kit. No entanto, os italianos somam já com o que agora se apresta para chegar, três versões.
 No entanto, esta carroçaria é substancialmente diferente da da Schnitzer, mostrando-se sobretudo divergente da anteriormente chegada, ao nível do seu aileron e também das tomadas de ar nos guarda-lama traseiros. Estes agora passaram a disfarçar a sua linha até ao aconchego com a porta, enquanto o anterior contemplava enormes bocas de entrada de ar.
A tomada de ar existente ao nível da lateral dos guarda-lama encontra-se mal posicionada e obrigou o sticker da "Crockford's" a posicionar-se acima desta, ao invés do que se observa na realidade, em baixo.

Se estes serão os aspectos mais significativos a apontar, poderemos referir também aspectos com menor relevância, como o capôt frontal, que ganha grelhas ao centro e um novo desenho das grelhas sobre as rodas. Um pouco ao estilo do Ford Capri, também este M1 recebe derivas de baixa altura sobre o capôt da frente que se estendem desde os faróis até ao pára-brisas. No entanto, na realidade deveriam existir prolongamentos destas derivas no spoiler frontal, mas no mini-modelo estas não surgem.
 Resta referir que esta bonita versão, foi participante das 24 Horas de Le Mans em 1982 e que o mesmo começará a ser distribuído no dia 10 do corrente mês.

Uma pena, não terem integrado os quatro faróis que o equiparam na maratona francesa e respectivos piscas na extremidade exterior dos mesmos.

BF Goodrich - Ogier VS Vallejo - Avant Slot

 Já editado à algum tempo pela Avant Slot, tinha-nos chegado o Peugeot do espanhol Vallejo, sob as cores e patrocínio da BF Goodrich e integrado na filosofia deste patrocinador, Drivers Team.
 Agora foi a participação do Campeão do Mundo de Ralis ao volante de um destes Peugeot 207 e sob as cores do mesmo patrocínio, a merecer honras de lançamento. Para além da nova decoração sob as mesmas cores, o azul e vermelho sobre o branco, este S2000 vem ainda ornamentado com o conjunto de faróis suplementares sobre o capôt-motor, proporcionando-lhe um novo visual.
 Trata-se do mesmo modelo mas revestido por uma nova decoração e pertencente a outra participação e outro piloto.
 Em termos mecânicos, embora com o mesmo conceito e chassis, o fabricante optou por dotá-lo com outra motorização.

Matra MS 670B - Slot.It

Parece que finalmente a Slot.It nos irá fazer chegar o esperadíssimo Matra. E enquanto não nos chega a versão vencedora de Le Mans, teremos oportunidade de ir desfrutando do modelo com o dorsal 8 e que corresponde à participação dos pilotos Jean Pierre Jaussaud, Bob Wollek e J. Dolhe.
 E que dizer desta máquina. É um perfeito deleite enquanto deixamos repousar o nosso olhar sobre esta peça de competição dos slot car.
 Nota-se no entanto que em termos de moldagem da carraçaria, este fabricante continua a denotar alguma perda de qualidade, algo que se tem vindo a acentuar e manter, surgindo sulcos bem demarcados correspondentes à união das várias peças que compõem o molde.
 Mas esse baixar de qualidade, não compromete a bela peça que nos fazem chegar, mostrando-se de ímpar beleza. Espera-se também, que a sua dinâmica se equipare à dos melhores representantes deste fabricante italiano.
 Esplendoroso, poderá ver surgirem mais tarde os seus dois irmãos de prova, um deles representando o vencedor de Le Mans e provavelmente integrado na sua série limitada e específica dos vencedores da clássica francesa.
 Na traseira não falta a representação dos órgãos mecânicos e respectivo grupo de farolins e estrutura tubular. Nada que surpreenda, mas que complementa bem o modelo.
 Bela imagem da silhueta deste Matra que fez história no Mundial de Marcas em 1974.
 Magnífica representação do grupo óptico frontal, com a grande campânula a cobrir os faróis duplos.
 A traseira contempla um aileron duplo e uma invulgar tripa deriva vertical de suporte dos mesmos.
 À frente, percebe-se acima das tomadas de ar, a existência de um sulco na carroçaria, resultante da união das várias peças que compõem o molde desta carroçaria.
 Mais um fantástico modelo à juntar-se à já extensa lista de clássicos que a Slot.It nos tem vindo a disponibilizar.








quarta-feira, 5 de março de 2014

Superslot - Volkswagen VS Mini

 A Scalextric/Superslot, tem o condão de nos trazer belíssimas reproduções, muitas vezes em torno de modelos que se tornaram à sua maneira, popularuchos.
Disso são exemplo, tanto o Mini como o Volkswagen Carocha.
 Mas se estas recriações se tornam desinteressantes para os praticantes que têm como objectivo a competição pura, é inegável por outro lado que preencherão o imaginário dos saudosistas coleccionadores.
 Ambos reúnem requisitos para que com toda a justiça, ocupem um merecido lugar na história do automóvel. Como tal, este fabricante inglês tirou disso partido, tendo-nos trazido imensas versões de ambos. Aqui mostram-se dois exemplos dessas recriações e em qualquer dos casos, réplicas de versões participantes na competição automóvel.
 Duas belas e esplendorosas versões. Ambos atingem a fasquia da perfeição, levando no entanto o Mini, vantagem. Isto porque e talvez fruto da crise económica que se instalou e tarda em partir em toda a Europa, a mais recente das reproduções, o Volkswagen, foi isentando dos belíssimos elementos cromados que o caracterizam. Na sua vez, surge o prateado que em caso algum, consegue disfarçar a natural tendência para os reflexos que as cromagens permitem.
 Felizmente chegou-nos noutra época, o Mini, o que, à excepção dos frisos de contorno dos vidros, nos enche o olhar com a grelha, pára-choques e aro dos faróis, em belíssimo cromado.
 É uma pena que tenha acontecido, mas também se trata de algo valorizado apenas pelos mais exigentes
 Contudo, não deixam de fazer uma deliciosa parelha....

terça-feira, 4 de março de 2014

Peugeot 205 Turbo 16 EVO 2 - Original Slot Car

 Ainda à pouco a Original Slot Car anunciou como um dos seus próximos lançamentos um dos modelos do qual apenas a Scalextric/SCX editou no mercado dos slot car e faz-nos chegar quase na mesma altura, a sua segunda produção. Uma edição limitada a 1008 exemplares da evolução do Peugeot 205 Turbo 16.

 Não é mais do que o conhecido Peugeot 205 Turbo 16 existente no seu catálogo, mas representando agora, a sua evolução. Comparativamente, a carroçaria poucas modificações recebeu, sendo a diferença marcada sobretudo pelos exuberantes apêndices aerodinâmicos.
As suas jantes receberam novo desenho, mas também na retaguarda da capota surge um aileron de enormes dimensões, em substituição do pequeno apêndice existente anteriormente. Na frente, a diferença faz-se sobretudo pelo surgimento de duas palas aerodinâmicas montadas nos cantos dos pára-choques.
Mas não é só, pois a parte inferior do mesmo foi redesenhada e rebaixada.
 As embaladeiras azuis existentes abaixo da linha das portas foram igualmente redesenhadas, passando a encontrar-se mais perto do solo.
No fundo, pormenores que proporcionam ao conhecido Peugeot parecer um novo modelo.
 Para finalizar, dizer que a versão que nos farão chegar, representa o participante na Volta à Córsega e que se trata de mais uma belíssima réplica de que nos poderemos orgulhar e desfrutar.